29 de agosto de 2012

Perdoar Sempre


PERDOAR SEMPRE

...”Reconcilia-te com teu inimigo, enquanto estais com ele no caminho”... (Mateus 5, 25)
A nova existência corpórea consolida a oportunidade do refazimento e a reparação dos laços rompidos pelos erros pregressos.
A singularidade das provações no ambiente familiar torna o encontro de almas necessitadas em sublime união fraterna.
Lembrei-vos que tudo que recebestes no campo existencial, referir-se-á as suas escolhas anteriores e menos assertivas, sendo necessária a intervenção divina para que possas reatar relações e estreitar o convívio auspicioso de almas em contato constante.
O convívio em ambientes conturbados e que em muitas vezes torna-se martírio e suplicio, é o instante singelo ofertado por Deus, para que nova etapa do burilamento seja transposta e possa assim libertar-se dos grilhões que lhe aprisionam e retardam o progresso verdadeiro.
Siga, pois a orientação sublime do Cristo e reconcilia-te com teu próximo, mesmo que a principio pareça-lhe indevido, pois deveis lembrar-te que todas as opções que escolhestes sempre acarretar-te-ão conseqüências que serão resultantes das alternativas que optastes, sendo portanto as oportunidades da renovação.
Se alguém lhe fere ou agride, busque elevar-se ao exemplo áureo do Cristo, colocando-te em condição de eterno servidor de amor e caridade, extirpando os sentimentos contrários ao evangelho da redenção e rogando amparo divino ao irmão que ainda padece da enfermidade e da incompreensão, sendo necessitado de auxilio e não de julgamento ou intento de revide.
Não olvides que pelo campo do amadurecimento, muito se padece pela insistência em manter-se no erro e em alimentar-se pelo veneno tóxico do egoísmo e do orgulho, muitos ainda peregrinam pelas sendas das expiações por teimarem na inércia e na negativa em transformar-se através do campo profícuo do amor e da superação.
Siga os passos do mestre Jesus, que peregrinou pela senda da flagelação terrena para consolidar o caminho da conquista do homem, demonstrando que o amor vence os obstáculos e ninguém é maior que o próximo que não possa ser por ele amparado ou menor que não possa a ele amparar.
Reconcilia-te e perpetua o amor em todos os corações, sois convocado ao exercício do apostolado e deveis compartilhar a divina essência da fraternidade através da fonte indelével da humildade e da soberana caridade.
(Do livro Relicário Divino, pelo espírito Antônio Carlos Gonzaga)

28 de agosto de 2012

PRECE PELA CRIANÇA


PRECE PELA CRIANÇA


Senhor Deus de Amor e Bondade perenes,
Neste momento elevo meu pensamento até Vós e suplico o socorro paternal pela criança que sofre no abandono do lar, sem ninguém para lhe acolher.
Peço a Ti, Senhor, que intervenha no amparo dos espíritos que chegam neste mundo para o exercício da renovação e possam sentir em seus corações a singela oportunidade a eles ofertada.
Acolhe em seus braços paternos os filhos desgarrados e vitimas do abando e do descaso, frutos de escolhas equivocadas, para que consigam suportar os instantes das provações e se elevarem ate Vossa morada.
Intercedei Amado Pai em socorro das almas em caminhada evolutiva e que recebem a oportunidade do renascimento na carne, para que possam encontrar o caminho assertivo a seguir e consigam tornar-se melhores.
Pai de todos os seres abençoe os lares e as famílias, fazendo com que possam se encher de alegria e consigam receber com regozijo nos corações, essas almas em sublime peregrinação pela senda do progresso.
Oh Pai de soberana bondade e misericórdia divina, recorro a Vós para que possa aplacar as dores e aflições dos pequeninos, que consigam ser recebidos com amor nos lares a eles destinados e tornem-se sublimes mensageiros da esperança e da fé.
Peço-te Pai amado como diminuto servidor que sou, que abençoe a todas essas singelas almas enternecidas de esperança e que aguardam o ensejo de abrolharem  neste mundo para seguirem Vossa lei de amor.
Neste momento Senhor, recorro a Vós que sois o Pai de toda a humanidade, para que possa sempre inundar com amor os corações dessas famílias que se formam no campo da oportunidade e assim trazer-lhes o alento que tanto carecem para perseverar na tarefa de educadores das pequeninas criaturas que aqui aportam.
(Do livro Pensamento em Prece - pelo espírito Antônio de Pádua)

26 de agosto de 2012

ESFORÇO E PERSEVERANÇA


ESFORÇO E PERSEVERANÇA

·         A concretização de qualquer ideal, seja ele de ordem material ou espiritual, exige sempre esforço, boa vontade e perseverança.
·         A perseverança no estudo e no trabalho edificante é o fator primordial para nosso progresso.
·         Espíritos milenários, temos vivido, até o momento, acomodados na ociosidade, na ambição, na vaidade, no orgulho e somente pelo esforço consciente e perseverante na auto-educação, poderemos nos libertar dessas imperfeições que ainda nos cominam.
·         No evangelho à Luz do Espiritismo, encontramos os recursos para esse trabalho de auto- burilamento que nos falta.
·         Sem duvida, a maior vitória que se pode atingir é a do Espírito sobre a matéria e, com esforço e perseverança no Bem, conseguiremos alcançar a nossa evolução consciente, preparando-nos para um futuro melhor e mais feliz.
·         A perfeição das leis divinas que regem o universo é um exemplo constante a nos conclamar ao aperfeiçoamento no esforço diário pela nossa transformação moral.
·         A dor, o obstáculo, o trabalho, a luta edificante são valores que nos competem aproveitar.
·         Na terra contamos com o esforço e perseverança de muitos a fim de que tenhamos o pão cotidiano, a veste que nos agasalha o lar que nos acolhe, a escola e o livro que nos instruem, a oficina que nos oferece trabalho e o medicamento que nos alivia a dor e nos cura.
·         Observemos o nosso próprio caminho, vigiando-nos intimamente para bem utilizar o patrimônio que o Senhor nos concede.
·         Onde quer que estejamos, lembremo-nos de que a vida é atividade constante, progresso, movimento e renovação, certos de que, com esforço e perseverança conseguiremos superar as induções de nossa inferioridade, identificando-nos assim com o Bem, em favor de nossa própria liberação espiritual.
Ø  Algumas Bases evangélicas: Mateus 2:1 a 11 – 3:3 e 4 – 4:23 – 5:15 e 16 – 7:24 a 27 – 9:1 a 8 – 9:35 – 10:38 – 14:29 e 30 – 15:39 – 16:21 – 20:18 – 20:25 a 28 – 20:30 a 32 – 24:13 – 25:1 a 13 . Marcos 8:34 a 37 – 2:4. Lucas 8:15 – 12:16 a 21 -  13:24 a 33 – 22:46. João  5:5 a 8 – 9:4 – 16: 33 – 21:6. Atos 1:14 – 13:43. I Tessalonicenses 4:10 a 12. Tiago 1:12 – 1:25 – 4:8. I Timóteo 14:16. Romanos 5:3 e 4. Filipenses 2:16. Efésios 6:18. II Coríntios 4:16. Hebreus  10:36 – 12:1 a 11. Apocalipse 2:2 e 3 – 2:19 – 14:12.
Ø  Bases Doutrinárias: O livro dos Espíritos, perguntas 115 a 119, 232, 642 a 646, 779 a 781, 804, 909 a 917, 987 a 989. O Evangelho Segundo o Espiritismo: Cap. 17, itens 3,4, 7 e 8 – Cap.18 (todo).
Ø  Algumas obras subsidiárias: Almas em Desfile: cap. 26 da 2ª parte – Conduta Espírita:38 – Jesus no Lar: 38 e 43 – Palavras de Vida Eterna: 81, 90, 95 e 177 -  Pão Nosso: 3 e 7 -   Vinha de Luz: 10, 49, 68, 82, 114 e 180..
(Fonte: Evangelização – UEM)

25 de agosto de 2012

TUA FÉ TRANSFORMA O UNIVERSO


TUA FÉ TRANSFORMA O UNIVERSO
“... aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas...” (João 14.12)
Lembrei-vos sempre do que lhes foi dito pelo mestre Jesus, orientando-vos a seguir os preceitos da renovação e a buscar na serventia do próximo o sustentáculo de vossa sublimação.
Não se deixeis corromper pelos venenos tóxicos da incredulidade, pois foste convidado a consagrar vossa perseverança através dos entraves da vida.
Não abandone o campo de batalha por sentir-se solitário e esquecido, mas consolide vosso pensamento na imagem imaculada do Cristo, onde através do exemplo áureo e singelo atestou a força e a energia do amor de Deus para com seus filhos.
Não renuncie a força construtora da fé, podeis operar as mais sublimes obras de renovação e remover as monumentais montanhas da inércia que insiste em deixá-las cercear seus passos pela senda da existência.
Opere modificações prodigiosas por onde passe, iniciando pelo seu interior, ofertando-te as mais singulares transformações, buscando conhecer-te verdadeiramente e tornando-te assim perpetuador humilde da semeadura da fraternidade.
Cure com simplicidade as chagas da desarmonia, levando a cada irmão desatento o lenitivo da união, remova com dedicação as mazelas da vaidade e guie a todos pelo caminho assertivo da resignação.
Cicatrize com o trabalho em favor do próximo as feridas do orgulho e estanque as hemorragias do coração enfermo pelo egoísmo através da dedicação em socorrer a todos que encontrar pela senda das provações.
Dissipe as nevoas da indiferença, ofertando aos olhos dos incrédulos a visão da caridade pura e verdadeira.
Através do amor e das palavras de afeto, fazei recobrar os movimentos daqueles que se encontram relegados pelos cantos, para que possam levantar-se da condição de necessitados e tornem-se servidores da perpetuação do evangelho da renovação.
Fazei reavivar a esperança dos que se encontram peregrinando pelo campo da incerteza, dando-lhes a oportunidade de conhecer os ensinos edificantes do Cristo através de vossas ações sinceras e possam assim caminhar contigo na consolidação da família universal.
(Do livro Relicário Divino, pelo espírito Antônio Carlos Gonzaga)

23 de agosto de 2012

Léon Denis - Espíritos e Médiuns


III
Natureza da Mediunidade

Chama-se mediunidade, o conjunto de faculdades que permitem ao ser humano comunicar-se com o Mundo Invisível.
O médium desfruta, por antecipação, dos meios de percepção e de sensação que pertencem mais à vida do espírito que à do homem, por isso tem o privilégio de servir de traço de união entre eles.
Temos que ver nesse estado o resultado da lei de evolução e não um efeito regressivo, uma tara, como crêem certos fisiologistas, que comparam os médiuns a histéricos e enfermos. Esse equívoco provém do fato de a grande sensibilidade e a impressionabilidade de certos médiuns provocar em seu organismo físico perturbações sensoriais e nervosas; mas esses casos são exceções, que seria errado generalizar, porque a maioria dos médiuns possui boa saúde e um perfeito equilíbrio mental.
Toda extensão das percepções da alma é uma preparação para uma vida mais ampla e mais elevada, uma saída aberta a um horizonte mais vasto. Sob este ponto de vista, as mediunidades, em conjunto, representam uma fase transitória entre a vida terrestre e a vida livre do espaço.
O primeiro fenômeno desse gênero, que chamou a atenção dos homens, foi o da visão. Por ela se revelaram, desde a origem dos tempos, a existência do mundo do Além e a intervenção, entre nós, das almas dos mortos. Estas manifestações, ao se repetirem, deram nascimento ao culto dos espíritos, ponto de partida e base de todas as religiões. Depois, as relações entre os habitantes da Terra e do Espaço se estabeleceram das mais diversas e variadas formas, que se foram desenvolvendo através dos tempos, sob diferentes nomes, mas todas partem de um único princípio.
Por meio da mediunidade sempre existiu um laço entre ambos os mundos, uma via traçada pela qual a alma humana recebia revelações, gradualmente mais elevadas, acerca do bem e do dever, luzes cada vez mais vivas sobre seus destinos imortais.
Os grandes espíritos, por motivo de sua evolução, adquirem conhecimentos progressivamente mais amplos e se convertem em instrutores, em guias dos humanos cativos na matéria.
A autoridade e o prestígio de seus ensinamentos ficam realçados ainda mais pelas profecias, pelas previsões que os precedem ou os acompanham.
Em outra parte estudamos, detalhadamente, os diferentes gêneros de mediunidade e os fenômenos que produzem.
Então pode-se ver como se estabeleceu a comunicação dos vivos e dos mortos; como se constitui essa fronteira ideal onde as duas humanidades, uma visível e a outra invisível, entram em contato; como, graças a essa penetração, se estende e se esclarece nosso conhecimento da vida futura, a noção que possuímos das leis morais que a regem, com todas as suas conseqüências e suas sanções.
Por todos os procedimentos medianímicos, os espíritos superiores se esforçam em trazer a alma humana das profundidades da matéria para as altas e sublimes verdades que regem o Universo, para que se revistam dos altos fins da vida e encarem a morte sem terror, para que aprendam a desprender-se dos bens passageiros da Terra e prefiram os bens imperecíveis do espírito.
A alma não pode achar harmonia senão no conhecimento e na prática do bem, e somente dessa harmonia é que flui, para ela, a felicidade.
Aos espíritos superiores se unem as almas amigas dos parentes mortos, cuja solicitude continua estendendo-se sobre nós, assistindo-nos em nossas dolorosas lutas contra a adversidade e contra o mal.
Assim, a mediunidade bem exercida se converte em um manancial de luzes e consolos. Por seu intermédio, as vozes do Alto nos dizem: “Escutai nossas chamadas; vós que buscais e chorais não estais abandonados... Temos sofrido para lograr estabelecer um meio de comunicação entre o vosso mundo esquecido e o nosso mundo de recordações.
A mediunidade já não se verá enxovalhada, menosprezada, maldita, porque os homens já não poderão desconhecê-la. Ela é o único laço possível entre os vivos e nós, a quem nos chamam mortos.
Esperai, não deixaremos fechar-se a porta que temos entreaberta para que, em meio às vossas dúvidas e vossas inquietudes, possais entrever as claridades celestes.”
Depois de haver mostrado o grande papel da mediunidade, convém assinalar as dificuldades que existem em sua aplicação. Em primeiro lugar são escassos os bons médiuns, não porque lhes faltam faculdades notáveis, mas por ficarem logo sem utilidade prática por falta de estudos sérios e profundos.
Muitos médiuns se escondem nos círculos íntimos, nas reuniões familiares, ao abrigo das exigências exageradas e dos contatos desagradáveis.
Quantas jovens de organismo delicado, quantas senhoras que conhecemos, retraídas pelo temor à crítica e às más línguas, afogam e perdem bonitas faculdades medianímicas por não empregá-las bem, com uma boa direção!
Os adversários do Espiritismo sempre se dedicaram a denegrir médiuns, acusando-os de fraude, procurando fazê-los passar por neuróticos e tratando, por todos os meios, de desviá-los de sua missão; sabendo que o médium é condição essencial dos fenômenos, esperam, desse modo, destruir o Espiritismo em seu alicerce.
É importante que façamos fracassar essa tática e, para isso, temos de dar ânimo e ajuda aos médiuns, rodeando o exercício de suas faculdades de todas as precauções necessárias.
A guerra ceifou milhões de vidas em plena juventude e virilidade. As epidemias, os açoites de todas as classes, deixaram enormes vazios no seio das famílias. Todos esses espíritos tratam de se manifestar àqueles a quem amaram na Terra, para provar-lhes seu afeto, sua ternura, para secar suas lágrimas, para acalmar suas dores.
Por outra parte, as mães, as viúvas, as noivas, os órfãos, todos estendem suas mãos e seus pensamentos para o céu, na angustiosa espera de notícias de seus mortos, ávidos de recolher provas de sua presença, testemunhos de sua sobrevivência.
Quase todos possuem faculdades latentes e ignoradas que poderiam permitir-lhes estabelecer relações com seus mortos.
Por todas as partes existem possibilidades de se estabelecer um elo entre essas duas multidões de seres que se buscam, se atraem e desejam fundir seus sentimentos e seus corações em uma comum harmonia.
O Espiritismo e a mediunidade são os únicos que podem realizar essa doce e santa comunhão e trazer, a todos, a paz, a serenidade da alma que dá fortaleza e convicção.
É sobretudo entre essas vítimas da guerra cruel, no seio do povo, entre os humildes, os pequenos, os modestos, que se há de buscar os recursos psíquicos que permitam aos nossos amigos do espaço proporcionar-nos provas da persistência de sua vitalidade e da nossa reunião futura.
Quantas faculdades dormem silenciosamente no fundo desses seres, esperando a hora de florescer, de produzir frutos de verdade e de beleza moral!
Neste aspecto, grande é a tarefa que cabe aos espíritos esclarecidos, aos abnegados crentes, aos apóstolos da grande doutrina.
Seu dever é sacudir a indiferença de uns, a apatia de outros, ir ao encontro de todos esses agentes obscuros da obra de renovação, instruí-los, pôr em ação os recursos escondidos, as riquezas insuspeitadas que possuem e conduzi-los ao fim assinalado. Para cumprir essa tarefa, há que se possuir ciência e fé. Graças a esta última, e por análogos procedimentos, os apóstolos dos primeiros tempos do Cristianismo suscitaram ao seu redor “os milagres” e, com eles, o entusiasmo religioso que devia transformar a face do globo.
Em nossos dias, é necessário não somente a fé ardente, mas também o conhecimento das leis precisas que regem os mundos visível e invisível com o fim de facilitar sua harmonia, sua recíproca interpretação, separando da experimentação os elementos de erros, de perturbação e de confusão.
Com um adestramento gradual, veremos ampliar-se o círculo das percepções e das sensações psíquicas, e ficará evidenciada a mais imponente certeza da perenidade do princípio vital que nos anima.
A alma humana aprenderá a conhecer as sombras e os esplendores do Mais-Além e, neste conhecimento, achará uma trégua para suas dores e um manancial de força na desgraça em frente à morte.

(Léon Denis - Espíritos e Médiuns - Traduzido do Francês - Esprits et Médiums – 1921)

22 de agosto de 2012

apresentação do livro


Livreto de historias e contos

 Pelo espírito Antônio Carlos Vieira



SINGELO PEREGRINO


Ensinos de Um Doce Rabi Peregrino


  


Conta-se uma lenda que em uma cidade distante, existe um pobre mendigo, todo sujo e maltrapilho, que em todas as tardes aparece no centro da praça desta cidade e logo que surge todos saem de seus lares e locais de trabalho para escutarem suas historias.
Muitos se perguntam o que este homem tão insignificante teria para ofertar de tão importante que fizesse com que os homens tão ocupados pudessem deixar seus interesses materiais e pararem para escutá-lo por algumas horas.
Qual seria o seu segredo e o que esperar de algo vindo dessa pobre criatura que pudesse despertar tanto interesse e tamanha dedicação em ouvi-lo.
Este homem ira a cada momento destas historias buscar com singela e humilde vontade, transmitir o que aprendeu pelas veredas da existência e teve a satisfação de vivenciar no seu dia.
Este amável amigo, ira nos levar a refletir sobre a simplicidade da vida e sua verdadeira riqueza e sua essência singela.



  

Historias de um monge que decidiu peregrinar por toda a terra em busca de equilíbrio e sempre se deparava com instrutivos casos que o faziam compreender sobre a essência da vida e podia assim exemplificar o amor verdadeiro e puro na sua essência
Antônio Carlos Gonzaga

A Carroça


A CARROÇA


Depois de alguns dias peregrinando pelo deserto escaldante, o singelo monge, adentra em uma pequena aldeia, avistando mais a frente a população da simples vila amontoada e admirada, homens, mulheres, jovens, crianças e velhos deixaram seus afazeres e encontravam-se concentradas nas exposições de um senhor bem aparentado, com vestimentas limpas de linho e algodão brancos, coberto por seda e ouro,cordões brilhantes enfeitavam seu pescoço, enormes anéis com pedras preciosas adornavam seus dedos, possuía uma postura nobre e imponente, e que aos brados demonstrava grande eloqüência no falar causando alvoroço e estase na platéia que ali o assistia silenciosa e que devido à fala rápida e carregada de termos desconhecidos para a grande maioria das pessoas, não se fazia entender plenamente.
O homem encontrava-se sobre um improvisado palanque, composto de tabuas e caixotes, que empilhados colocavam-no em situação de evidencia, acima da plateia curiosa e empolgada, que em determinadas pausas do orador, aplaudiam de forma veemente, mas sem compreenderem o que realmente de passava. Apenas ansiando serem reconhecidas como entendedoras dos assuntos abordados pelo esbaforido palestrante.
Aproximando-se cautelosamente, o bondoso monge prestava atenção em cada palavra proferida pelo entusiasmado expositor e ponderando sobre certas afirmativas, mesmo não concordando em determinados momentos com suas avaliações desordenadas, respeitosamente em momento algum manifestou qualquer demonstração de repreensão sobre o mesmo, entretanto, sentindo-se deslocado pela conduta soberba e pretensiosa deste homem, resolveu afastar-se deste espetáculo improdutivo, pois a palestra apesar de inflamada pelo tom do expositor apresentava-se pobre em se tratando do direcionamento moral e em nada contribuía para o engrandecimento das pessoas.
Silenciosamente nosso meigo amigo afasta-se da assembleia, não sendo notado pelas pessoas que ali se encontravam e apenas o expositor percebe sua retirada.
O homem notando o afastamento silencioso do pobre monge, sentindo o orgulho ferir-se por tal conduta, percebe-se agraciado em poder demonstrar um conhecimento ainda maior sobre os demais e buscando sobrepujar o simplório viajor, volta-se contra ele e lhe dirige uma interrogativa em tom tão alto que poderia ser ouvido a quilômetros de distancia, imaginando ser o único conhecedor das verdades da vida e da essência da existência, bem como colocar-se em evidencia, mas ostentando uma humildade inexistente:
- Pobre criatura que perambula pelo caminho da miséria e do anonimato, apesar de ser um mensageiro de Deus, um seguidor do Crucificado, acredito inclusive que tenha feito algum voto de pobreza, pois apresenta-se em estado lastimável com as vestes em péssimo estado de conservação. Será que você em sua situação de humilde e maltrapilho ser, saberia dizer-nos por que as pessoas sábias são sempre rodeadas e por onde passam, todos se aproximam para lhes ouvirem falar tornando-os sempre o centro das atenções e colocando-os em evidencia ao ponto que os insignificantes nada fazem a não ser perambular silêncios pelos caminhos, passando pelos locais despercebidos e sem ninguém lhes direcionar um único olhar? Que alguns estão sempre em evidencia e são sempre admirados e outros perdem-se no anonimato e na insignificância, sendo notado apenas pelos que dele se compadecem.
As pessoas então percebem a presença de inusitado viajante e voltam sua atenção ao pobre homem, que agora teria que manifestar seu entendimento sobre tema tão complexo e que eles acreditavam não ser capaz de explaná-lo.
O monge, virando-se para seu interlocutor, fitando-o nos olhos de forma sublime e caridosa, sorridente aproxima-se do homem, pois não ansiava gritar para se fazer ouvir e apenas pronunciou pequeno pensamento em tom brando e sereno, demonstrando segurança e conhecimento em tudo que falava, sem perder a jovialidade cativante e a alegria nas palavras:
- Peço que perdoe pelas palavras simples e sem tanta veemência por mim colocadas aqui, pois o que sei da vida me foi transmitido no caminho da serventia e na escola da fraternidade, com a fé em Deus encontro as respostas da essência de sua criação e de minha existência. Acredito que as pessoas pelo percurso da vivencia humana assemelham-se a carroças, e podemos entender o que cada uma transporta ou possui pelo barulho que fazem no caminho que percorrem.
Podemos observar carroças feias, velhas, com pinos frouxos, parafusos bambos, madeiras trincadas e quebradas, eixos empenados e rodas em desalinho, mas que se dedicam a servir, buscam então adequar-se à carga que irão transportar, não carregam mais que suportam, pois assim, o volume nela colocado ira se adequar, fazendo com que parafusos e porcas de comprimam, eixos se alinhem e possa assim seguir com segurança pelo caminho, não vindo a comprometer a integridade do produto e nem sua condição de serva útil e fiel.
As carroças cheias e produtivas, sempre se movimentam silenciosas e lentas, pois o peso de seu trabalho e a carga que carregam, demonstram o esforço em atender a solicitação do serviço e cumprir a tarefa ao qual foi designada, sendo assim seus movimentos sutis e cadenciados não chamam a atenção das pessoas que não se interessem ou necessitem de seus prestimosos serviços.
Caminham em silencio, pois entendem que o trabalho deve sempre ser moderado e sem ofender aos outros, sabem da importância da sobriedade nas ações e que o percurso pode apresentar perigos maiores se desvirtuar-se do caminho pela desatenção ou pelo descuido.
Ao fato que observamos carroças novas, com belas pinturas, que evitando estragar a beleza de sua construção, evadem de atender as rogativas de serviço e se preocupam em desfilar pelos caminhos sem real serventia.
Essas carroças vazias e improdutivas em nada tem a ofertar, fazem bastante barulho e muitas vezes com sons altos e ensurdecedores, que mesmo em grandes distancias se fazem notar e chegam a incomodar e despertam a indiscrição. Isso demonstra que apesar de percorrer por vários caminhos, não aproveitam a oportunidade de servir e atender aos desígnios ao qual foi constituída. O barulho que fazem na grande maioria das vezes desperta a curiosidade das pessoas, que se esquecem dos seus afazeres e apenas se direcionam para onde ela se encontra para saberem do que se trata, sem aproveitar realmente de sua condição de transporte ou auxilio.
Portando quanto mais vazia a carroça, maior o alvoroço que causa e menor a serventia. Pode-se notar assim que nem sempre a que esta em evidencia é a mais produtiva, muitas das vezes a curiosidade pelo barulho que faz é que atrai a atenção.
Se analisarmos essa situação no decorrer dos nossos dias, poderemos concluir o tipo de instrumento que estamos nos tornando, pois quem trabalha no Bem, transmite seus conhecimentos e propaga a harmonia através de seus atos, sem necessitar se promover ou alarmar aos demais em sua volta, entretanto o necessitado de atenção, busca sempre alertar a todos de sua presença com sons inoportunos e infrutíferos.
A carroça cheia será sempre notada pelos que dela necessitem e busquem seu trabalho, pelos que anseiam ser atendidos em suas necessidades e a carroça vazia apenas caminha sendo notada pelo alvoroço e não pela serventia.
Neste instante um a um dos participantes da assembléia se entreolharam e mesmo sem conhecer da essência humana, a ciência, a arte e a filosofia, puderam receber grande ensinamento de alguém tão simples aos olhos de uns e tão sábio aos olhos de todos, fazendo com que os expectadores fossem se retirando e buscando retornarem seus afazeres.
O monge percebendo que ali não se fazia mais necessário, continuou sua caminhada, sem olhar para trás. Com os mesmos passos cadenciados e singelos que adentrou a pequena aldeia, ele dela se afasta.
O expositor que sentiu seu sangue gelar e o coração deparar com sublime orientação, ao descer do palanque corre para alcançar o monge e longe da platéia curiosa , roga novas orientações pelo caminho, pois anseia seguir pelas veredas do entendimento e tendo o singelo peregrino como seu orientador, buscando assim tornar-se uma carroça cheia e produtiva.
 (trecho do Livro Singelo Peregrino - Ensinos de um doce Rabi peregrino, pelo espírito Antônio Carlos Vieira, psicografia de Alessandro Micussi)

19 de agosto de 2012

"O CÉU E O INFERNO" Capítulo V - O Purgatório


"O CÉU E O INFERNO"
Capítulo V
O Purgatório
1 — O Evangelho não faz nenhuma menção do purgatório, que só foi admitido pela Igreja no ano de 563. Trata-se inevitavelmente de um dogma mais racional e mais conforme à justiça de Deus que o inferno, pois estabelece penas menos rigorosas e mais aceitáveis para as faltas de mediana gravidade.
A idéia do purgatório funda-se, portanto, no princípio da equidade, pois comparado com a justiça humana equivale à detenção temporária em relação com a pena de condenação. O que se pensaria de um país que só tivesse a pena de morte para todos os crimes, até os mais simples delitos? Sem o purgatório só há para as almas as duas alternativas extremas: a felicidade absoluta ou o suplício eterno. Nesse caso, o que seria das almas culpadas somente de faltas leves? Ou elas partilhariam a felicidade dos eleitos sem serem perfeitas, ou sofreriam o castigo dos maiores criminosos sem os terem igualado no mal, o que não seria justo nem racional.
2 — Mas a noção do purgatório teria de ser necessariamente incompleta, pois só conhecendo o suplício do fogo procuraram diminui-lo numa idéia atenuada do inferno. As almas ainda se queimam, mas de maneira menos intensa. Não conciliável o progresso com o dogma das penas eternas, as almas não podem sair do purgatório através do seu próprio adiantamento, mas sim pela virtude das preces que se fazem ou se mandam fazer em sua intenção.
Se a idéia inicial foi boa, não se deu o mesmo com as suas conseqüências, em razão dos abusos de que ela se tornou fonte. Em virtude das preces pagas o purgatório se transformou numa mina mais produtiva que o inferno.(20)
3 — O lugar do purgatório nunca foi determinado, nem claramente definida a natureza das penas que nele são impostas. Estava reservado à Nova Revelação preencher esta lacuna ao nos explicar as causas das misérias da vida terrena, que somente o princípio da pluralidade das existências poderia justificar.
Essas misérias são necessariamente resultantes das imperfeições da alma, pois se a alma fosse perfeita não cometeria faltas e não teria de sofrer as suas conseqüências. O homem que fosse sóbrio e moderado em tudo, por exemplo, não se tornaria presa das doenças provocadas pelos excessos. Na maioria das vezes ele se torna infeliz neste mundo por sua própria culpa. Mas ele é imperfeito, já o devia ser antes de vir para a Terra. Aqui ele expia não somente as faltas atuais, mas também as anteriores que não pode antes reparar. Sofre nesta vida as provas que fez os outros sofrerem numa outra existência. As vicissitudes por que passa são ao mesmo tempo um castigo temporário e uma advertência quanto às imperfeições de que se deve livrar para evitar desgraças futuras e progredir na direção do bem.
Elas são para as almas lições da experiência, às vezes rudes, mas tanto mais aproveitáveis quanto mais profunda a impressão que possam deixar. Essas vicissitudes proporcionam a oportunidade de lutas incessantes que desenvolvem as suas forças e as suas faculdades morais e intelectuais, fortificando a alma na prática do bem. Saindo sempre vitoriosa, ela se beneficia se tiver a coragem de enfrentar a prova até o fim. O prêmio da vitória ela a receberá na vida espiritual, onde entrará radiosa e triunfante como o soldado que sai da refrega e vai receber o seu galardão.
4 — Cada existência representa para a alma a oportunidade de um adiantamento. Depende da sua vontade que esse adiantamento seja o maior possível, permitindo-lhe subir numerosos degraus ou permanecer no mesmo ponto. Neste último caso ela terá perdido a oportunidade, e como é sempre necessário que cedo ou tarde pague a sua dívida, terá de recomeçar numa nova existência as mesmas lutas em condições mais penosas, porque a uma nódoa que não apagou ela acrescentou outra.
É pois nas encarnações sucessivas que a alma se liberta pouco a pouco das suas imperfeições, que ela se purga, numa palavra, até que se torne bastante pura para merecer libertar-se dos mundos de expiação e ir para os mundos mais felizes, deixando esses mais tarde para gozar da felicidade suprema.
O Purgatório não é, portanto, uma idéia vaga e incerta: é uma realidade material que vemos, tocamos e sofremos. Ele se encontra nos mundos de expiação e a Terra é um deles. Os homens expiam nela o seu passado e o seu presente em benefício do seu futuro. Mas contrariamente à idéia que se faz a respeito, depende de cada um abreviar ou prolongar a sua permanência neste mundo, segundo o grau de adiantamento e depuração a que possa chegar pelo próprio trabalho. Dela saimos, não por haver completado um certo tempo ou pelos méritos de outros, mas pelo nosso próprio mérito, segundo estas palavras de Cristo: a cada um segundo suas obras, palavras que resumem toda a justiça de Deus.
5 — Aquele que sofre nesta vida pode dizer, portanto, que é por não estar suficientemente depurado e que, se não o fez na existência anterior, terá ainda que sofrer na seguinte. Isto é ao mesmo tempo equitativo e lógico. Sendo o sofrimento inerente à imperfeição, sofre-se por tanto tempo quanto se for imperfeito, como se sofre de uma doença por tanto tempo quanto não se consegue extinguir as suas causas. É assim que um homem orgulhoso sofrerá as conseqüências do orgulho, da mesma maneira que um egoísta as do egoísmo.
(20) O purgatório deu origem ao escandaloso comércio das indulgências, com as quais se vendia a entrada no céu. Esse abuso foi a causa primeira da Reforma e foi por causa dele que Lutero rejeitou o purgatório. (N. de Kardec). — Este caso nos mostra o processo da evolução: o erro da concepção do inferno gerou a idéia do Purgatório, e esta determinou, por sua vez, a reformulação da Teologia cristã e a tentativa de volta ao Cristianismo primitivo, que preparou, com a Reforma protestante, o caminho ao Espiritismo. (N. do T.)
6 — O Espírito culpado sofre primeiramente na vida espiritual em razão dos graus da sua imperfeição; sofre depois na vida corporal que lhe é dada como meio de reparação. É por isso que ele se reencontra com as pessoas que tenha ofendido, seja em situações semelhantes àquelas em que praticou o mal, seja em situações que representam o seu reverso, como neste exemplo: estar na miséria se foi um mau rico ou numa condição humilhante se foi um orgulhoso.
O fato de haver expiação no mundo espiritual e na Terra não representa um duplo castigo para o Espírito. É o mesmo castigo que se prolonga na vida terrena, com o fim de facilitar o seu adiantamento através de um trabalho efetivo. Dele depende tirar o proveito. Não é melhor para ele voltar à Terra com a possibilidade de ganhar o Céu, do que ser condenado sem remissão ao deixá-la?
Esta liberdade que lhe é concedida é uma prova da sabedoria, da bondade e da justiça de Deus, que quer que o homem deva tudo aos seus esforços e seja o artífice do seu futuro. Se ele for infeliz por maior ou menor tempo, não poderá queixar-se senão de si mesmo, pois o caminho do progresso está sempre aberto para ele.
7 — Se considerarmos como é grande o sofrimento de certos Espíritos culpados no mundo invisível, como é terrível a situação de alguns, de que angústias se tornaram presas, quanto essa situação se faz mais penosa pela impossibilidade de lhe verem o fim, poderíamos dizer que isso é para eles o inferno, se essa palavra não implicasse a idéia de um castigo eterno e material. Graças à revelação dos Espíritos e aos exemplos que eles nos ofereceram, sabemos que a duração da expiação está subordinada ao melhoramento do culpado.
8 — O Espiritismo não vem, pois, negar a existência das penas futuras, mas pelo contrário constatá-las. O que ele destrói é a idéia do inferno localizado, com suas fornalhas e suas penas irremissíveis. Não nega o purgatório, desde que prova que estamos nele. Define e precisa o purgatório ao explicar a causa das misérias terrenas, e com isso reconduz à crença aqueles que o negavam.
O Espiritismo condena as preces pelos mortos? Bem ao contrário, pois os espíritos sofredores as solicitam. Faz delas um dever de caridade e demonstra a sua eficácia para os conduzir ao bem, abreviando dessa maneira os seus tormentos.(21)
Falando à inteligência, o Espiritismo reconduz os incrédulos à fé, induzindo à prece os que dela se afastavam. Mas ensina que a eficácia das preces depende do pensamento e não das palavras, que as melhores preces são as que partem do coração e não apenas dos lábios, aquelas que são ditas por nós mesmos e não as que mandamos dizer por dinheiro. Quem ousaria reprová-lo por isso?
9 — Quer o castigo se verifique na vida espiritual ou na Terra, e qualquer que seja a sua duração, há sempre um termo para ele, mais ou menos longo ou curto. Não há, na verdade, para o Espírito mais do que estas alternativas: punição temporária e graduada segundo a culpabilidade, ou recompensa graduada segundo o mérito. O Espiritismo não aceita a terceira, ou seja a da condenação eterna. O inferno permanece apenas como figura simbólica dos grandes sofrimentos que parecem não ter fim. O Purgatório é a realidade em que nos encontramos.
A palavra Purgatório exprime a idéia de um lugar circunscrito. Eis porque se aplica mais naturalmente à Terra, considerada como lugar de expiação, do que ao do espaço infinito em que erram os Espíritos sofredores, e também porque a natureza da expiação terrestre é uma verdadeira purgação.
Quando os homens forem melhores só passarão ao mundo invisível como Espíritos bons, e estes, ao se reencarnarem trarão para a humanidade corpórea somente criaturas aperfeiçoadas. Então a Terra, deixando de ser um mundo de expiação, os homens não mais sofrerão nela as misérias que são hoje as conseqüências de suas imperfeições. É essa a transformação que está em marcha neste momento e que elevará a Terra na hierarquia dos mundos. (Ver O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. 3.)(22)
10 — Mas por que o Cristo não falou do Purgatório? É que, não existindo a idéia, não havia palavra especial para representá-la. Ele se serviu da palavra inferno, que estava em uso, como um termo genérico para designar todas as modalidades das penas futuras. Se ao lado da palavra inferno tivesse criado um termo equivalente a Purgatório, não teria podido precisar-lhe o sentido sem tocar numa questão reservada ao futuro. Por outro lado, isso seria consagrar a existência de dois lugares especiais de castigo. O inferno na sua acepção geral, revelando a idéia de punição, implicava também a de Purgatório, que apresenta apenas uma das formas de penalidade. O futuro, devendo esclarecer os homens sobre a natureza das penas, teria, por isso mesmo, de reduzir o inferno ao seu justo valor.
Desde que a Igreja achou de seu dever, após seis séculos, suprir o silêncio de Jesus a esse respeito, decretando a existência do purgatório, foi por haver julgado que ele não havia dito tudo. Porque não será assim para outros pontos, como para esse?(23)
(21) Ver O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. 27, Ação da Prece.
(22) O grifo é nosso e sua finalidade é chamar a atenção do leitor para o fato de que as grandes transformações atuais que abalam o nosso mundo já estavam previstas nas obras da codificacão espírita. A Terra está sofrendo uma crise de crescimento para se tornar um mundo maduro e portanto melhor. As desordens atuais, que tanto nos assustam, são os prenúncios de uma nova ordem que fará a Terra elevar-se na escala dos mundos. (N. do T.)
(23) Kardec propõe a questão relativa ao esclarecimento que o Espírito da Verdade devia trazer para os homens, segundo a promessa evangélica de Jesus, na hora histórica em que estivessem maduros para recebê-lo. As igrejas cristãs condenaram, como herética a afirmação de Kardec de que o Espiritismo vinha completar o ensino do Cristo. Kardec lembra, no trecho acima, um dos pontos em que a Igreja o antecipou de vários séculos, fazendo ela mesma um acréscimo no ensino de Jesus. Mas não repele esse acréscimo, pois reconhece que ele está de acordo com as exigências lógicas da explicação das penas futuras e com a realidade demonstrada pelas comunicações espíritas. Localizando o Purgatório na Terra, em virtude da natureza expiatória do planeta, Kardec ao mesmo tempo extingue a fonte de rendas das indulgências que provocou a rebelião da Reforma e justifica o protesto de Lutero. (N. do T.)

DESIGUALDADE DAS RIQUEZAS


DESIGUALDADE DAS RIQUEZAS

·         Deus concede a riqueza ou a miséria a determinadas criaturas para experimentá-las de modos diferentes. Na maioria das vezes, essas provas são escolhidas pelos próprios espíritos (LE814).
·         Tanto a prova da desgraça quanto a da riqueza são difíceis testes para o homem. Enquanto a miséria pode provocar a revolta com a Providencia Divina, a riqueza incita aos excessos.
·         Dispondo de maiores recursos e meios para fazer o Bem, o rico não o fazendo, torna-se egoísta, orgulhoso e insaciável.
·         Deus experimenta o pobre pela resignação e o rico pelo emprego que dá aos seus bens e ao seu poder.
·         Pelas facilidades que a riqueza e o poder proporcionam ao homem, muito espinhosa torna-se esta prova, pois, normalmente incita-o em apegar à matéria e o afasta da perfeição espiritual.
·         Seja qual for, portanto, as nossas possibilidades materiais, saibamos usufruir corretamente os bens que o Senhor nos concede, na certeza de que a desigualdade das riquezas visa acima de tudo, o nosso aprendizado espiritual e a exemplificação cristã.
·         Por riqueza não se pode considerar somente dinheiro , e sim, aquilo que possuímos: o corpo, o Lar, os amigos, a capacidade de pensar, os conhecimentos espirituais, etc.
·         Enquanto na conquista dos bens materiais nos esforçamos para acumular bens perecíveis, na conquista dos bens espirituais acumulamos tesouros verdadeiros para a eternidade.
·         Importante notarmos que, se existem desigualdades é porque não soubemos usar de maneira adequada, no passado, as riquezas a nós oferecidas pela bondade de Deus.
·         Ninguém é tão pobre que não tenha nada para dar e ninguém é tão rico que de nada precise.
·         “Jesus, a sós, sem finança terrestre, usou as margens de um lago simples, ofertou simpatia aos que lhe buscavam a convivência, confortou os enfermos da estrada, falou do Reino de Deus a alguns pescadores de vida singela e transformou o mundo inteiro.
Ø  Algumas Bases evangélicas: Mateus 19:16 a 30 – 26:15 – 25:23. Marcos: 2:15 a 17 – 7:27 e 28 – 10:21 a 25 – 12:41 a 44. Lucas: 5:27 a 32 – 6:24 e 25 – 8:18 – 9:25 – 21:13 a 21 – 14:12 a 14 – 16:9  - 18:22 a 30 – 19:1 a 10 – 21:1 a 4. Tiago: 1:8. Apocalipse: 3:18. Velho Testamento  - Jô:20:15. Provérbios:11:4 – 11:24 e 25 – 27:23 e 24. Jeremias:14:11.
Ø  Bases Doutrinárias: O livro dos Espíritos, perguntas 209,707,711,807 a 816 O Evangelho Segundo o Espiritismo: Cap. 13 itens 15 e 16 -  Cap. 16 (todo). Cap. 18, itens 14 e 15.
Ø  Algumas obras subsidiárias: Almas em Desfile: 6 e 18 -  Pão Nosso: 29,46 e 64 -  Religião dos Espíritos: 7 e 13 -  Vinha de Luz: 1,111 e 149.
(Fonte: Evangelização – UEM)

16 de agosto de 2012

PRECE PRIMAVERA INTIMA


PRECE PRIMAVERA INTIMA
Senhor Deus, nós que sempre transitamos pelo caminho da existência física, hoje temos a oportunidade de apreciar a vida e fortificarmo-nos com Vosso amor, através do entendimento do Evangelho, nas orientações ofertadas pelo Cristo.
Senhor Deus, na busca pela melhoria, rogo a Mao amiga a guiar-me pelo campo do aprimoramento, consentindo que possa servir em Teu nome na seara do amparo e na senda do socorro.
Senhor Deus, neste instante prontifico-me a seguir as instruções do Mestre amigo e sair a semear pelo campo da serventia, transformando o solo árido do desalento em jardim florido da esperança.
Lembrando sempre que instrução sem obras, assemelha-se a jardim sem flor.
(Prece ditada pelo espírito Antônio Carlos Gonzaga na noite de 16 de Agosto de 2012)

13 de agosto de 2012

O Reformador - Agosto de 2012


O dia dos pais


DIA DOS PAIS

·         Difícil descrever a importância do pai em nossas vidas. A ele devemos o berço que nos acolheu nesta jornada, o teto que nos abriga, a instrução que no s ilumina, a veste que nos agasalha, o alimento que nos sustenta e tudo o mais de que necessitamos na existência física.
·         Se a mãe é a guardiã do lar, o pai é o esteio, o conforto, a confiança e a sustentação.
·         No templo domestico imprescindível para o melhor aproveitamento do espírito, quando encarnado na Terra, o pai representa não só a sua base, mas a sua orientação segura e comando consciente de toda a família.
·         Quando o decálogo nos preceitua honrar pai e mãe, indica-nos o enorme compromisso que assumimos com aqueles que, acolhendo-nos pelas portas da reencarnação, transformam-se também nos mestres e orientadores de nossa vida.
·         Sejamos gratos e respeitemos nossos pais, mesmo quando a vontade de Deus nos coloca transitoriamente em um lar onde o pai não sabe cumprir com todos os seus deveres, pois isto só ocorre quando nós mesmo, pelas omissões de nosso passado espiritual e no uso do livre-arbítrio, malbaratamos as bênçãos divinas e nos candidatamos a este tipo de prova. Nesse caso, mais do que nunca, necessário se faz o carinho, a renuncia, o perdão e o entendimento para que a nossa libertação se efetue em bases de amor e fraternidade.
·         Emmanuel afirma que duas asas conduzirão o espírito do homem à presença de Deus: Uma chama-se Amor, a outra, Sabedoria. Da mesma maneira, duas asas mantém o equilíbrio do Lar. A mãe representando a fonte de sentimentos e o pai a da razão ponderada. Por isso, é importante o papel dos pais em nossas vidas, orientando-nos a todo instante.
·         Devemos assim valorizar o trabalho de nosso pais, estes que são a segurança do Lar, os amigos maiores que, cumprindo seus deveres sociais e acima de tudo cristãos, se preocupam em nos oferecer não só os recursos materiais mas principalmente os espirituais, para que possamos, no futuro, superar com tranqüilidade e confiança os nossos compromissos assumidos na espiritualidade.
·         Agradecemos, pois, ao Criador pela presença amiga do nosso pai no plano físico, cooperando com ele no cumprimento de sua sublime missão e procurando nos esforçar para que no futuro saibamos nós também assumir a responsabilidade maior da paternidade, recebendo no seio de nosso Lar e em nossos corações aqueles espíritos afins com os quais nos compromissamos no passado.

Algumas Bases evangélicas:  Mateus:  2:21 a 23 – 5:44 e 45 – 7:9 a 11 – 9:18 – 15:3 a 5 – 17:14 a 16 – 19:19 – 23:9.  Marcos: 7:10  e 11 – 10:19 – 11:11 – 19:17 e 18 – 18:20. Lucas: 15:11 a 32. João:8:38. Efésios: 6:1 a 4. Colossenses: 3:20 e 21. I Timóteo: 5:4 – 5:8. Velho testamento – Êxodo: 20:12. Provérbios: 23:22.
 Bases Doutrinárias:.Livro dos Espíritos: 510, 582 e 583 – Evangelho Segundo o Espiritismo: Cap. 14(todo) – Cap.23, `tens 1 a 6 – O que é o Espiritismo: itens 122 e 123.
Algumas obras subsidiárias: Palavras da Vida Eterna: Caps. 97,98 e 166 – Pão Nosso: Caps.48, 93, 117, 124 e 156. – Vinha de Luz: Caps. 135,136 e 166.
(Fonte: Evangelização  - UEM)

12 de agosto de 2012

O TRABALHO NA SEARA ESPÍRITA - O reformador


O TRABALHO NA SEARA ESPÍRITA
Umberto Ferrreira

O Espiritismo contém um rico conteúdo doutrinário, cujo estudo é fundamental para elevar o nosso entendimento da vida espiritual e das leis morais.
Não é doutrina para ser apenas compreendida em teoria, mas para ser vivida na prática.
Se não observarmos a aplicação dos ensinos em nossas vidas, podemos cair na fé inoperante, a que se refere o apóstolo Tiago:
“Assim, também a fé, se não tiver as obras, por si só está morta”. (Tiago, 2:17.)
Comentando esse versículo da carta de Tiago, assevera o instrutor espiritual Emmanuel:
“A fé inoperante é problema credor da melhor atenção, em todos os tempos, a fim de que os discípulos do Evangelho compreendam, com clareza, que o ideal mais nobre, sem trabalho que o materialize, a benefício de todos, será sempre uma soberba paisagem improdutiva”. (Fonte Viva, Ed. FEB, cap. 39.)
Mais à frente, acrescenta esse autor espiritual:
“A crença religiosa é o meio. O apostolado é o fim”. (Op. cit., cap. 39.)
Ao tomarmos a resolução de trabalhar na seara espiritual, sem dúvida, encontraremos ocupação, porque não há muita procura pelo trabalho voluntário.
Quando esteve entre nós, Jesus disse aos seus discípulos: “A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos”. (Mateus, 9:37.)
Mesmo na seara espírita, o número de trabalhadores é pequeno, apesar da consciência da importância do trabalho para a evolução espiritual que o Espiritismo desenvolve nos adeptos.
Muitos deles encontram dificuldades em cooperar na instituição espírita, por diversos motivos:
• Aguardam o convite pessoal.
• Não aceitam o serviço que lhes é oferecido.
• Não concordam em começar por atividades simples.
• Impõem condições que não podem ser atendidas.
• Reclamam o direito de escolher o tipo de atividade.
• Preferem começar “por cima”.
• Resistem em estudar primeiro.
• Rejeitam a disciplina.
• Não se dispõem a trabalhar em equipe.
• Querem o direito de começar criticando o que está sendo feito.
• O número de pessoas que procuram os centros espíritas é expressivo e a seara de trabalho é grande. Apesar disso, a quantidade de trabalhadores continua reduzida.
O ideal é que o candidato ao trabalho na seara se disponha a agir como o servo fiel da parábola contada por Jesus:
“Bem-aventurado aquele servo a quem seu Senhor, quando vier, achar servindo assim”. (Mateus 24:46.)
O servo fiel não discutia as determinações. Cumpria-as, porque entendia que o seu senhor sabia o que deveria ser feito.
Obediência cega ajuda pouco no crescimento do trabalhador, mas quem se dispõe a obedecer é o que começa com mais acerto.
( Fonte: O Reformador  - FEB – Ano 124 – nº 2132 – Novembro de 2006)

Palestra FELLUZ


Palestra Pública: A CARIDADE ESSENCIAL
palavras-chave: caridade, amor, Jesus, fora da caridade não há salvação
Dia: 13/08/2012

Horário: 20h às 21h30min
Localização:

Desde de 05 de outubro de 2009, a FELLUZ realiza suas atividades no espaço, amorosamente cedido, pelo Grupo Espírita Loreto Flores. Ficaremos lá até que a nossa tão sonhada sede (à rua Horizonte, 251, Paraíso) possa ser construída e edificada no plano material. Desde já agradecemos aos dirigentes e fraternistas deste grupo que já se consagrou em albergar e alicerçar o trabalho de tantas outras casas.
Endereço: Rua Moeda, 26 - Bairro Santa Inês. Acesso pela Rua Conceição do Pará.
Por favor  ATENTE-SE: o número 26 está abaixo da linha férrea, e não acima como mostra o mapa do google.
Para quem vai de metrô:
- descer na estação José Cândido da Silveira: você estará a 4 quarteirões da FELLUZ.
- descer na estação Santa Inês (pela rua Conceição do Pará): você estará a 3 quarteirões da FELLUZ.


Obrigado pela Presença

Amigos em Cristo, agradecemos a presença, fiquem a vontade e sintam-se em casa, afinal esse espaço é de todos e para todos.
Deixe-nos sua opinião, critica e sugestão para assim melhorarmos esse nosso singelo cantinho de encontro fraterno.
envie-nos um e-mail espiritismoafontedoamoruniversal@hotmail.com


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GRUPO RELICARIO DE LUZ

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Pensemos Nisso

O QUE MAIS SOFREMOS
O que mais sofremos no mundo –
Não é a dificuldade. É o desânimo em superá-la.
Não é a provação. É o desespero diante do sofrimento.
Não é a doença. É o pavor de recebê-la.
Não é o parente infeliz. É a mágoa de tê-lo na equipe familiar.
Não é o fracasso. É a teimosia de não reconhecer os próprios erros.
Não é a ingratidão. É a incapacidade de amar sem egoísmo.
Não é a própria pequenez. É a revolta contra a superioridade dos outros.
Não é a injúria. É o orgulho ferido.
Não é a tentação. É a volúpia de experimentar-lhe os alvitres.
Não é a velhice do corpo. É a paixão pelas aparências.
Como é fácil de perceber, na solução de qualquer problema, o pior problema é a carga de aflições que criamos, desenvolvemos e sustentamos contra nós.
(Espírito: ALBINO TEIXEIRA - Médium: Francisco Cândido Xavier - Livro: "Passos da Vida" - EDIÇÃO IDE)
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Vale a pena assistir

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Documentário Peixotinho

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Mensagem de Reflexão

"A fé ilumina, o trabalho conquista, a regra aconselha, a afeição reconforta e o sofrimento reajusta; no entanto, para entender os Desígnios Divinos a nosso respeito, é imperioso renovar-nos em espírito, largando a hera do conformismo que se nos arraiga no íntimo, alentada pelo adubo do hábito, em repetidas experiências no plano material".

Livro Palavras De Vida Eterna - Francisco Xavier pelo espírito de Emmanuel



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