7 de janeiro de 2011

O PAI NOSSO


O PAI NOSSO
                                                                        
O principal sentido da oração deve ser a de evidenciar a nossa humildade perante a grandeza de Deus.
Temos o costume de realizar nossas orações com a finalidade precípua de pedir sempre alguma coisa a Deus. É comum realizarmos as nossas orações solicitando a Deus alguma benesse pessoal.
O Sidur, livro de orações judaicas, classifica a oração em quatro tipos, sendo a oração de pedidos apenas um desses quatro tipos existentes. As demais são as orações de agradecimento, louvor a Deus e as preces de introspecção e confissão. 
Na verdade, o verbo hebraico rezar – lehitpalel- não significa “rogar” ou “suplicar” a Deus, como muitos imaginam. Ele provém de um radical hebraico palel que significa “julgar”; portanto lehitpalel -- rezar pode ser traduzido também como julgar a si mesmo.
Não devemos esquecer que Jesus, na sua condição de judeu, nos ensina no Sermão do Monte (Evangelho de Mateus em seu capítulo 6, versículos 9 – 13) como deve ser realizada a nossa oração.
Apresentaremos aqui o Pai Nosso traduzido diretamente do texto hebraico em comparação com as traduções dos textos gregos e dos latinos, utilizadas no Cristianismo oficial:  
Pai nosso dos Céus, Santo é Teu nome, 
Venha o Teu reino, Tua vontade se faz na terra, como também nos Céus. 
Dá-nos hoje nossa parte de pão. 
Perdoa as nossas culpas, quando tivermos perdoado a culpa dos nossos devedores. 
Não nos deixes entregues a provação, porque assim nos resgatas do mal. 
Amen 
A pronúncia hebraica é assim: 
Avinu shebashamaim 
itkadash shemechá 
tavô malekutechá 
ie'assé rtsonechá baárets kaasher naassá bashamaim 
ten-lanu haiom léchem chuknu 
uslách-lanu et-ashmatenu 
caasher solchim anachnu laasher ashmu lanu 
veal-tevienu lidei massá 
ki im-hatsilenu min-hará' 
amén
Jesus ensina como, humildemente, devemos nos dirigir a Deus.
Observe que Ele não diz Meu Pai, mas Pai Nosso. Pai Nosso significa Pai de todos.
Estamos no mesmo nível de necessidades. Falamos como se estivéssemos pedindo para todos e não apenas para mim. 
PAI NOSSO DOS CÉUS
E não pai nosso que estás nos céus, como se tem dito até hoje. Deus está em toda parte, Ele é Senhor de tudo, dos Céus e também da Terra - e não de uma região geográfica restrita, circunscrita, limitada e determinada. Pode ser dito também Pai Nosso que és dos Céus, mas nunca, que estás nos Céus.
SANTO É TEU NOME
Ou Santo será Teu nome e não santificado seja o vosso nome. Deus já é santo independente de que desejemos ou não, que ELE seja. Na frase, o verbo hebraico – kidesh – Santificar, Consagrar, colocado no incompleto ou futuro, nos transporta para o sentido de que Deus será Santo, Será consagrado. No entanto, como para Deus não existe passado, presente ou futuro, ficamos com a tradução, Santo é Teu Nome. A Expressão – Itkadash shemechá – Santo é o Teu Grande Nome está no Kadish, que é a oração recitada pelos Judeus enlutados e  consta do Sidur, o livro de orações judaicas.
VENHA O TEU REINO
E não venha a nós o vosso reino. A preposição hebraica refere-se à segunda pessoa do singular (tu)   malecutechá-teu reino. O Verbo Bá=Vir está colocado no texto hebraico, no incompleto ou futuro tavô. No entanto, ele substitui o Bô que é a primeira pessoa do imperativo relativo tsivui, que exprime o desejo da Tua vinda: VENHA! Portanto, Venha o teu reino, indistintamente para todos os seres do planeta. Aqui, ensina-nos Jesus que o Reino Divino vem indistintamente para os animais, plantas, aves, peixes, os seres vivos como um todo e não apenas para NÓS, os humanos. 
TUA VONTADE SE FARÁ NA TERRA COMO TAMBÉM NOS CÉUS
E não seja feita a vossa vontade assim na terra como nos céus. A vontade d`Ele é suprema e irreversível. Independente do nosso consentimento, Ela se fará. O que Deus determinou, desde a criação do mundo, continuará inalterável. Aqueles que, por ventura, se desviarem da harmonia colocada por Ele no universo, colherão este desvio nas proporções que o provocaram.
DÁ-NOS HOJE NOSSA PARTE DE PÃO
E não o pão nosso de cada dia nos dai-nos hoje. Assim parece que estamos pedindo o pão de todos os dias, para hoje. Só Deus sabe do que precisamos e também quando devemos e merecemos  receber. O texto hebraico fala “lechém chuknu”- parte de pão. Portanto, devemos pedir humildemente só uma parte do que merecemos, ou daquela que Deus decidiu nos dar.
PERDOA AS NOSSAS CULPAS QUANDO PERDOARMOS AS CULPAS DOS NOSSOS DEVEDORES
E não, perdoa as nossas dívidas assim como nós perdoamos aos nossos devedores.  Aqui está condicionado que o nosso perdão vem como conseqüência natural do perdão prévio que nós já realizamos. É a Lei de causa e efeito. É a colheita natural da nossa semeadura. Deus não premia e não pune - cada um colhe exatamente o que plantou.
Temos ainda a certeza de que, ao atingirmos a perfeição, no reino da plenitude evolutiva, ninguém deve nada a ninguém. Todos estão em pleno estado de harmonia pela evolução atingida e nenhuma dívida a mais nos será cobrada.  
NÃO NOS DEIXES ENTREGUES À PROVAÇÃO
Diferente de não nos deixeis cair em tentação como se tem traduzido até hoje. A expressão hebraica  lidei massá significa  para as mãos da provação. A palavra hebraica que está aplicada no texto é massá. E massá significa prova, provação e não tentação. É a mesma palavra que se encontra em Gênesis 22:1, onde Iahvéh põe à prova Abraão. Ele não tenta Abraão ao lhe propor o sacrifício do seu filho Isaac. Iahvéh põe à prova o povo de Israel e não o tenta.  Passar por provações não é fácil, porisso Jesus nos ensina a solicitar de Deus toda assistência possível, frente a elas, pedindo que Ele não nos abandone nas horas da provação, ou seja, não nos deixe entregue à nossa própria sorte.
PORQUE ASSIM NOS RESGATAS DO MAL
Se tivermos a assistência de Deus, através da nossa conexão com Ele durante as provações, com certeza resgataremos todo o mal. A expressão “hatsilenu min-hará” significa nos resgatará do mal ou nos libertará do mal. 
AMEN
Palavra hebraica que exprime o desejo de que se cumpra o nosso pedido. Que assim aconteça segundo o nosso pedido. Que assim seja.


(Texto adaptado de SEVERINO CELESTINO DA SILVA

O SERMÃO DA MONTANHA




O SERMÃO DA MONTANHA

 “Vendo Jesus a multidão, subiu ao monte; e depois de se ter sentado, aproximaram-se seus discípulos; e ele começou a ensiná-los, dizendo:
“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
“Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.
“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a Terra.
“Bem-aventurados os que têm fome e sêde de justiça, porque eles serão fartos.
“Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.
“Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.
“Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.
“Bem-aventurados os que têm sido perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
“Bem-aventurados sois, quando vos injuriarem, vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, porque grande é o vosso galardão nos Céus; pois assim perseguiram aos profetas que existiram antes de vós.”
(Mateus, V, 1-12.)
No mundo há alegrias, porém mais existem dores e tristezas. Jó dizia que “o homem vive pouco tempo na Terra e a sua vida é cheia de tribulações”— Brevi vivens tempore repletur multis miserlis.
A Escritura chama à Terra um Vale de Lágrimas e compara a vida do homem à do operário que apenas à noite come o seu pão banhado de suor.
Sentimo-nos, neste mundo, vergados ao peso da dor; hoje, amanhã ou depois, ela não deixa de visitar-nos. O peso dos infortúnios acompanha a Humanidade em todos os séculos.
O homem vem ao mundo com um grito; um gemido de dor é o seu último suspiro!
Do berço ao túmulo, a estrada da vida está semeada de espinhos e banhada de lágrimas! Quantas ilusões, quantas amarguras, quantas dores passamos neste mundo!
A dor é uma lei semelhante à da morte; penetra no tugúrio do pobre como no palácio do rico. Neste mundo ainda atrasado, onde viemos progredir, a dor parece ser a sentinela avançada a nos despertar para a perfeição.
Max Nordau dizia: “Ide de cidade em cidade e batei de porta em porta; perguntai se ai está a felicidade, e todos vos responderão. Não; ela está muito longe de nós!”
Mas se é verdade que o Senhor permitiu que os sofrimentos nos assaltassem, não é menos verdade que também nos proporciona a Esperança, com que aguardamos dias melhores. “Bem-aventurados os que sofrem, pois serão consolados.”
A Esperança é a estrela que norteia as nossas mais belas aspirações; é a estrela que ilumina a noite tenebrosa da vida, e nos faz vislumbrar a estância de salvamento. A vida na Terra é um caminho que nos conduz às paragens luminosas da Vida Eterna; não é um repouso, mas uma preparação para 0 repouso.
Paulo, o Apostolo dos Gentios, recordando-nos numa das suas luminosas Epistolas a Vida Real, disse: “Dia virá em que despiremos a veste mortal para vestir a da imortalidade. “
Atravessamos a existência na Terra como o soldado atravessa um campo de fogo e de sangue, e os bravos e os fortes de espírito cravam nas muralhas o seu estandarte e levantam o grito de vitória isto o que nos ensina o Espiritismo com a sua consoladora Doutrina.Tomado de compaixão pelo mundo, o Cristo desce das alturas, senta-se sobre um alto monte, atrai a si multidões de desventurados e começa o seu monumental sermão com as consoladoras promessas:
Bem-aventurados os pobres, os aflitos, os que choram, porque deles é o Reino dos Céus!” A “palavra boa”, a Esperança, proporciona sempre resignação, coragem e fé aos desiludidos das promessas do mundo
O homem que confia e espera em Deus, vê nos sofrimentos o resgate de suas faltas, o meio de se purificar da corrupção! É preciso ter fé, é preciso ter Esperança. Dizei ao moribundo que, em verdade’ não morrerá, e ele, animado pela vossa palavra, enfrentará a morte e não sofrerá o seu aguilhão!
A Esperança é a consolação dos aflitos, a companheira do exilado, a amiga dos desventurados, a mensageira das promessas do Cristo!
Perca o homem tudo: bens, fortuna, saúde, parentes, amigos, mas se a Esperança, Filha do Céu, o envolve, ele prossegue em sua ascensão para o bem, para a vida, para a Imortalidade!
Do alto do monte, tomado de tristeza pelas desventuras humanas, o Senhor ensinava às multidões os meios de conquistar, com o trabalho por que passavam, o Reino dos Céus. E a todos recomendava resignação na adversidade, mansidão nas lutas da vida, misericórdia no meio da tirania, e higiene de coração para que pudessem ver Deus.
Nessa autêntica oração, o Senhor já previa que seriam injuriados e perseguidos todos aqueles que, crendo na sua Palavra, encontrassem nela o arrimo para suas dores, o lenitivo para seus sofrimentos; mas recomenda, antecipadamente, não nos encolerizarmos com o mel que nos fizerem, para que seja grande o nosso galardão nos Céus. Disse mais: que exemplificássemos a nossa vida como os profetas que nos precederam, porque “bem-aventurados tem sido todos os que são perseguidos por causa da justiça”.
Lutemos contra a dor, aproveitando essa prova que nos foi oferecida, para a vitória do Espírito, liberto dos liames terrenos!
Empunhemos a espada da Fé e o escudo da Caridade, com todos os seus atributos, e o Reino de Deus florescerá em nós, como rogamos diariamente no Pai nosso, a prece que Jesus nos legou.
(Parábolas e Ensinos de Jesus – Caírbar Schutel)

Livro dos Espíritos


Ola, meu nome é Livro dos Espíritos, mas pode me chamar de LE. A fim de responder algumas perguntas, tomei a liberdade de me apresentar; lembrando que sou dividido em três partes fundamentais:
Introdução – 1.019 questões – Conclusão
Assim por exemplo se quiser saber sobre o porquê da existência, leia a questão 132; ou um modelo de conduta, procure na questão 624;
casamento esta na questão 696 e a poligamia na questão 700;
Se tiver curiosidades sobre os pactos com os espíritos, pesquise na questão 549;
inércia do Ser quanto a vida e as leis do bem olhe na questão 642
O que é Deus? Questão 01, ou se o homem pode saber sobre tudo? olhe a questão 17;
Sono na questão 402 e sonambulismo na questão 425;
De onde vieram os seres humanos? na questão 43, os espíritos podem influenciar os encarnados? na questão 459;
Qual a ocupação dos espíritos? questão 558O trabalho é necessário? questão 674, e os limites do trabalho? questão 683;
Para que servem os bens materiais na terra? questão 712, morrer dói? questão 154 e a preocupação com a morte questão 941;
Existem anjos ou demônios? questão 128 e reencarnação existe? questão 166;
Entre os espíritos existe classe? questão 96espírito tem sexo? na questão 200;
Por que a diversidade das raças humanas? questão 52, e as antipatias? questões 297, 303, 386 e 390;
Onde se instruíram as pessoas superdotadas? questão 361, por que nascem na terra loucos e idiotas? questão 371;
Podemos lembrar outras vidas? na questão 392, e o futuro pode ser revelado? questão 868;
Por que leis humanas são instáveis? questão 742 e os grandes flagelados sociais? questão 737;
É bom ser egoísta? Mas que é egoísmo? questão 913, como melhorar a vida? questão 919;
Falar com os mortos é profano? questão 935; paraíso existe? questão 1001, o que é felicidadena questão 920;
Afinal para que serve o espiritismo ver conclusão.

Gostaria de salientar que não tenho a pretensão de mudar hábitos e idéias, mas sim  informar humildemente, um pouco sobre a doutrina Kardecista.
São 1019 perguntas e respostas divididas em 4 partes: “Das causas primárias”, “Do mundo espírita ou mundo dos espíritos”, “Das leis morais” e “Das esperanças e consolações”.
Partes estas que são desenvolvidas nas suas outras 4 obras:
 “Das causas primárias” _ “A Gênese
 “Do mundo espírita ou mundo dos espíritos” _ “O Livro dos Médiuns
Das leis morais” _ “O Evangelho Segundo o Espiritismo
Das esperanças e consolações” _ “O Céu e o Inferno

- Olhei e observei,
- Quem sabe se me convém?
- Eu mesmo.

Obrigado pela Presença

Amigos em Cristo, agradecemos a presença, fiquem a vontade e sintam-se em casa, afinal esse espaço é de todos e para todos.
Deixe-nos sua opinião, critica e sugestão para assim melhorarmos esse nosso singelo cantinho de encontro fraterno.
envie-nos um e-mail espiritismoafontedoamoruniversal@hotmail.com


Evangelização Infantil

Visão Espírita do Carnaval

Conduza a sua leitura clicando no botão > .

GRUPO RELICARIO DE LUZ

GRUPO RELICARIO DE LUZ
Grupo Evangelização Espírita - Visitem esse blog amigo

Pensemos Nisso

O QUE MAIS SOFREMOS
O que mais sofremos no mundo –
Não é a dificuldade. É o desânimo em superá-la.
Não é a provação. É o desespero diante do sofrimento.
Não é a doença. É o pavor de recebê-la.
Não é o parente infeliz. É a mágoa de tê-lo na equipe familiar.
Não é o fracasso. É a teimosia de não reconhecer os próprios erros.
Não é a ingratidão. É a incapacidade de amar sem egoísmo.
Não é a própria pequenez. É a revolta contra a superioridade dos outros.
Não é a injúria. É o orgulho ferido.
Não é a tentação. É a volúpia de experimentar-lhe os alvitres.
Não é a velhice do corpo. É a paixão pelas aparências.
Como é fácil de perceber, na solução de qualquer problema, o pior problema é a carga de aflições que criamos, desenvolvemos e sustentamos contra nós.
(Espírito: ALBINO TEIXEIRA - Médium: Francisco Cândido Xavier - Livro: "Passos da Vida" - EDIÇÃO IDE)
__________________________________________________________

Vale a pena assistir

Vale a pena assistir

Documentário Peixotinho

________________________________________________________

Mensagem de Reflexão

"A fé ilumina, o trabalho conquista, a regra aconselha, a afeição reconforta e o sofrimento reajusta; no entanto, para entender os Desígnios Divinos a nosso respeito, é imperioso renovar-nos em espírito, largando a hera do conformismo que se nos arraiga no íntimo, alentada pelo adubo do hábito, em repetidas experiências no plano material".

Livro Palavras De Vida Eterna - Francisco Xavier pelo espírito de Emmanuel



O Livro dos Espíritos on line

O Livro dos médiuns on line

O Evangelho Segundo o Espíritismo on line

O Céu e o Inferno on line

A Gênese on line

Obras Póstumas on line

Estudos e Palestras

Agua from PAN1911