24 de setembro de 2011

PRIMAVERA DO NOSSO SER


MENSAGEM ESPIRITUAL DO DIA
 Primavera do nosso ser
Que hoje consiga perceber que o sol brilha com mais intensidade, convidando ao exercício da perseverança e elevando seu pensamento para reascender a chama da esperança adormecia em seu intimo.
A estação primaveril chegou e com ela alegria da vida a se renovar e o perfume doce e suave das flores, convocando-nos a dedicar um instante que seja para apreciar toda a beleza e harmonia ao nosso redor.
Deixe ser contaminada por essa estação e torne-se a florista angélica, ofertando a cada pessoa que passar pelo seu caminho o buquê de amor e fé, embalados com o laço da certeza da felicidade plena e verdadeira.
Hoje é o dia ideal para cuidar de seu jardim intimo, removendo as ervas daninha da incerteza e as pedras da angustia.
O melhor jardineiro não é o que tem o jardim mais florido, mas o que o mantem sempre limpo e bem cuidado.
Seu coração é terreno profícuo para o plantio farto, mas atente-se para as sementes que esta cultivando nele.
(pelo espírito Antônio Carlos Gonzaga, psicografia de Alessandro Micussi)

INTELIGÊNCIA E INSTINTO


INTELIGÊNCIA E INSTINTO
INSTINTO: para os filólogos, caracteriza-se como fator inato de comportamento, mostrando-se por atividades elementares e automáticas; forças que atuam, embora de modo inconsciente, mas com finalidade precisa e independente de qualquer aprendizado. EXEMPLOS: instinto de sucção (mamar) dos mamíferos irracionais; instinto de migração de certas aves (clima); instinto de conservação (busca de comida, defesa dos filhotes); instinto sexual (perpetuação da espécie — acasalamento) etc. POR QUE É QUE O ANIMAL NADA, SEM JAMAIS TER TIDO AULA DE NATAÇÃO? POR QUE O BEZERRO, O CABRITO, O CAVALO, AO NASCER, TÃO LOGO SE PONHA DE PÉ E SINTA FOME, PROCURA O ÚBERE DA MÃE PARA MAMAR? ....
INTELIGÊNCIA: para os filólogos, é o mesmo que intelecto, sendo este a faculdade de conhecer, através das impressões recebidas pelos sentidos; percepção ou capacidade de compreender e adaptar-se a situações novas; poder de reestruturar idéias recebidas. A INTELIGÊNCIA FAZ O HOMEM PARTIR DO CONHECIDO PARA O DESCONHECIDO. PELA SUA INTELIGÊNCIA, O HOMEM DOMINA A FERA E CONSTRÓI O PROGRESSO. PELA INTELIGÊNCIA, MELHOR DISTINGUE O BEM DO MAL, O JUSTO DO INJUSTO.
RAZÃO E PAIXÃO: razão é a faculdade de conhecer o real, por oposição ao que é aparente ou acidental (sentido filosófico). A razão está inserida na inteligência, porém chega mais longe, porque leva o homem a estabelecer relações lógicas e atingir o bom senso, que se traduz também como lei moral ou justiça. Por seu lado, a paixão, dentre outros sentidos, representa a emoção exasperada ou elevada a grau tão intenso, que se sobrepõe à razão. A paixão desenfreada ultrapassa os limites da lógica, podendo levar à parcialidade, ao fanatismo, “à cegueira mental”. O homem, dotado da inteligência, não fazendo bom uso da razão, corre o risco de matar ou morrer, pelo descontrole da paixão.
INTELIGÊNCIA E MATÉRIA: esses elementos são independentes; um não depende do outro. Inteligência e matéria independem uma da outra: o corpo pode existir sem inteligência. Todavia, a inteligência só se manifesta através da matéria. É o Espírito que permite inteligência à matéria animal. VEJAMOS A MATÉRIA, RESUMIDAMENTE, NOS REINOS DA NATUREZA:
a)  O mineral — aqui o ser é inanimado, formado apenas de matéria e sem vitalidade. (A água se move pelo declive da terra, não por si mesma). O mineral não tem inteligência; é corpo bruto: a pedra, por exemplo.
b)  O vegetal — aqui, o ser formado de matéria é dotado de vitalidade, mas também sem inteligência. Exemplo: uma planta, um arbusto. Aqui, por vezes, o instinto se manifesta: a flor abre-se ao sol; fecha-se à chuva; a planta procura o claro; outra procura a sombra etc.
c)  O animal — quando ser irracional e em profundo atraso, embora dotado de vitalidade, não é pensante, não é dotado de inteligência. Exemplo: certos moluscos, répteis etc. Há, entretanto, animais, como o macaco, o papagaio, o cachorro, o cavalo que, bem treinados, desenvolvem rudimentar inteligência.
d)  O homem — é, por excelência, o ser pensante, animado, formado de matéria e dotado de vitalidade, munido do princípio inteligente, com faculdade de pensar. Só o homem desenvolve PENSAMENTO CONTÍNUO, PARTINDO DO CONHECIDO PARA DESCONHECIDO E CHEGANDO À RAZÃO, PELA INTELIGÊNCIA.

EM SUMA: INSTINTO — inteligência protetora, não-racional, emana da Justiça Divina. INTELIGÊNCIA — atributo da alma; ato de vontade, refletido, premeditado, pensado.
(Apostila do Centro Espírita Ismael)

Obrigado pela Presença

Amigos em Cristo, agradecemos a presença, fiquem a vontade e sintam-se em casa, afinal esse espaço é de todos e para todos.
Deixe-nos sua opinião, critica e sugestão para assim melhorarmos esse nosso singelo cantinho de encontro fraterno.
envie-nos um e-mail espiritismoafontedoamoruniversal@hotmail.com


Evangelização Infantil

Visão Espírita do Carnaval

Conduza a sua leitura clicando no botão > .

GRUPO RELICARIO DE LUZ

GRUPO RELICARIO DE LUZ
Grupo Evangelização Espírita - Visitem esse blog amigo

Pensemos Nisso

O QUE MAIS SOFREMOS
O que mais sofremos no mundo –
Não é a dificuldade. É o desânimo em superá-la.
Não é a provação. É o desespero diante do sofrimento.
Não é a doença. É o pavor de recebê-la.
Não é o parente infeliz. É a mágoa de tê-lo na equipe familiar.
Não é o fracasso. É a teimosia de não reconhecer os próprios erros.
Não é a ingratidão. É a incapacidade de amar sem egoísmo.
Não é a própria pequenez. É a revolta contra a superioridade dos outros.
Não é a injúria. É o orgulho ferido.
Não é a tentação. É a volúpia de experimentar-lhe os alvitres.
Não é a velhice do corpo. É a paixão pelas aparências.
Como é fácil de perceber, na solução de qualquer problema, o pior problema é a carga de aflições que criamos, desenvolvemos e sustentamos contra nós.
(Espírito: ALBINO TEIXEIRA - Médium: Francisco Cândido Xavier - Livro: "Passos da Vida" - EDIÇÃO IDE)
__________________________________________________________

Vale a pena assistir

Vale a pena assistir

Documentário Peixotinho

________________________________________________________

Mensagem de Reflexão

"A fé ilumina, o trabalho conquista, a regra aconselha, a afeição reconforta e o sofrimento reajusta; no entanto, para entender os Desígnios Divinos a nosso respeito, é imperioso renovar-nos em espírito, largando a hera do conformismo que se nos arraiga no íntimo, alentada pelo adubo do hábito, em repetidas experiências no plano material".

Livro Palavras De Vida Eterna - Francisco Xavier pelo espírito de Emmanuel



O Livro dos Espíritos on line

O Livro dos médiuns on line

O Evangelho Segundo o Espíritismo on line

O Céu e o Inferno on line

A Gênese on line

Obras Póstumas on line

Estudos e Palestras

Agua from PAN1911