31 de janeiro de 2011

AS RELIGIÕES E OS DOGMAS QUE SEGUIMOS


AS RELIGIÕES E OS DOGMAS QUE SEGUIMOS

Jesus quando encarnado na terra em momento algum disse que os homens deviam seguir uma religião em especial, ao contrario ele veio desmistificar o que existia e dissipar as nuvens que encobriam a verdade sobre a essência da criação e do Criador. Veio trazer a verdade e não destruir a lei Divina, mas esclarecer o decálogo de Deus ou os dez mandamentos como preferirem e que foram apresentados a todos por intermédio de Moises, vindo a tornar-se o percussor de todos os códigos existentes.
Os dez mandamentos já possuíam por base dois tópicos distintos, onde os três primeiros eram nossas obrigações com o Criador e referiam-se a adoração o quarto mandamento servia de ligação entre os dois preceitos de amar a Deus e ao próximo e os outros seis nossa obrigação com o próximo e foi sabiamente codificado pelo nosso mestre em dois mandamentos importantíssimos, que analisando com o crivo da razão seria apenas um... Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.  Pois se não amarmos a Deus, não poderemos amar ao próximo e sem amar ao próximo como amaríamos a Deus.
Se analisarmos o que Jesus deixou como legado para nós, veremos que desvirtuamos tudo, pois ele pregava a humildade, o desapego pelos bens materiais, o amor verdadeiro e o exercício constante do perdão. E nós, entretanto a cada dia mais nos vemos envolvidos pelo consumismo e pela busca da satisfação física, alimentamos nosso orgulho e nos apegamos as nossas vaidades. 
O corpo é o veiculo necessário para nossa evolução como encarnados, e não a coisa mais importante. É necessário que tenhamos o cuidado para com ele, mas devemos entender que é um produto que possui um período de validade e portanto sua permanência nesse plano é transitória e passageira, mas que deve ser tratado com zelo, pelo investimento que o Criador teve a nos ofertar essa nova oportunidade, não podendo então ser tratado com desleixo e nem tão pouco com apego excessivo.
Somos obra da Divina Criação, mas para entendermos isso, devemos buscar mesmo com nossa limitada capacidade compreender “O que é Deus”.
Complicado isso, entretanto necessário para darmos o primeiro passo rumo à compreensão. Segue rápida explicação de alguns fatos importantes que marcaram nossa transformação em relação a compreensão sobre Deus.
Tivemos três revelações:
1.      Moises e os dez mandamentos: as leis Mosaicas: “olho por olho e Dente por dente”. As Leis Divinas: os Dez mandamentos.  Surgia um único Deus, entretanto punitivo, vingativo, cruel, guerreiro e impiedoso. Procedimento necessário para controlar os sentimentos bárbaros de um povo recém liberto da escravidão e que necessitavam de um inibidor, algo para temerem e frearem os ímpetos dos mais exacerbados.
2.      Jesus: codifica o decálogo em dois preceitos, prega o evangelho do amor, ensina a perdoar o inimigo, a amar o próximo, a semear a caridade, fala sobre as maravilhas do reino dos céus, e nos ensina que Deus é Bom, Justo e Pai cuidadoso. Sofre na carne para mostrar que mesmo sobre a mais dura provação, é possível vencer com amor e não carregar magoas, prega sobre o desapego, convida a renovação espiritual, proclama a Boa Nova, ensina sobre como se tornar puro.  Desde seu nascimento até sua desencarnação, seguiu os desígnios de Deus, em momento algum demonstrou desanimo ou falta de fé, não foi violento ou autoritário e nunca mesmo sendo espírito puro, julgou-se superior a ninguém ou condenou qualquer um que encontrasse pelo caminho. Nasceu em manjedoura para exemplificar a verdadeira humildade, aprendeu ofício do pai, para consolidar o amor e respeito à família e demonstrar a importância do trabalho, escolheu cada um dos apóstolos das mais variadas características, imperfeições e limitações, para mostrar que a redenção e a renovação são possíveis e não exige diploma ou curso. Visitou e propagou o evangelho em todos os locais para demonstrar que Deus estará sempre presente onde haja vontade real em servir. Realizou “milagres” para exemplificar que através da Fé, tudo é possível.
3.      Espiritismo ou consolador prometido por Jesus: Vem esclarecer os ensinos de Jesus, não é religião no sentido tradicional da palavra religião, não tem culto material exterior nem sacerdócio organizado, como as religiões tradicionais; no entanto, possui um conteúdo moral, ligando os homens entre si e seu criador. Demonstra que é necessário buscar a Deus em todos os momentos, pois Ele é inteligência suprema e causa primaria de todas as coisas.
Os 3 aspectos básicos ou tríplice aspecto da doutrina:
-Ciência: concernente às manifestações dos Espíritos; (livro dos Médiuns)
-Filosofia: respeitante aos princípios, inclusive morais, em que se assenta a sua doutrina; (livro dos Espíritos)
-Religião: relativo à aplicação desses princípios. (Evangelho Segundo o Espiritismo)
Além de possuir mais três obras de suma importância para complementar os ensinamentos que são o livro O Céu e o Inferno, a Gênese e o Livro O que o Espiritismo.
Alguns pontos importantes sobre os princípios da doutrina espírita e os ensinos de Jesus:

·         Evolução: Tenho ainda muitas coisas a vos dizer, mas não podeis compreender agora. Quanto ele, o Espírito da Verdade, vier, vos conduzirá à verdade completa.
(João 16,12-13).
·         Livre Arbítrio: Convocou então o povo com seus discípulos e lhes disse: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me”.
 (Marcos 8,34 e Mateus 16,24)
·         Lei Ação e Reação:   Mas Jesus lhe disse: “Embainha de novo tua espada: Porque todos aqueles que usam da espada, pela espada morrerão!”
 (Mateus 26,52).
·         Vê, ficastes curado [1], não peques mais, para que te não aconteça coisa pior”.
 (João 5,14).
[1] homem que estava doente havia trinta e oito anos
·         Pluralidade dos Mundos Habitados: “Na casa de meu Pai há muitas moradas”.
 (João 14,2).
·         Imortalidade da Alma: “Então Jesus clamou em alta voz: Pai nas tuas mãos entrego o meu espírito”.
 (Lucas 23,46).
·         Vida Futura: “Respondeu Jesus: O meu Reino não é desse mundo”.
(João 18,36).
·         Influência dos Espíritos em nossas Vidas: “Jesus, vendo a multidão que se ajuntava, repreendeu o espírito impuro, dizendo: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno, sai deste menino e não tornes a entrar nele”.
(Marcos 9,25).
·         Comunicação com os Mortos: Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e conduziu-os à parte a uma alta montanha. Lá transfigurou na presença deles: seu rosto brilhou como o sol, suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura. E eis que aparecerem Moisés e Elias conversando com ele.
(Mateus 17,1-3).
·         Lei de Amor: “Portanto, tudo o que quereis que os outros vos façam, fazei o mesmo também a eles: nisso está a Lei e os Profetas”.
            (Mateus 7,12).
·         Lei da Felicidade: “Jesus: Há mais felicidade em dar do que em receber”.
(Atos 20,35).
·         Sob o nosso julgamento das ações do próximo: “Não julgueis os outros para não serdes julgados, porque com o julgamento que julgardes, sereis julgados e com a medida com que medirdes sereis medidos”.
            (Mateus 7,1-2).
·         Responsabilidade Individual: “Porque o Filho do homem está para vir com os seus anjos na glória de seu Pai e há de retribuir a cada um conforme o seu procedimento”.
(Mateus 26,27)
·         Sob a importância do Perdão: “Se estiveres para apresentar a tua oferta ao pé do altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem qualquer coisa contra ti, larga a tua oferta diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão. Então voltarás, para apresentar a tua oferta”.
(Mateus 5,23-24).
·         “Então, Pedro se aproximou dele e disse: Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão, quanto ele pecar contra min? Até sete vezes? Respondeu Jesus: Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete”.
(Mateus 28,21-22).
·         Apego aos dogmas: “Ninguém põe um remendo de pano novo numa veste velha, porque arrancaria uma parte da veste, e o rasgão ficaria pior. Não se coloca tampouco vinho novo em odres velhos, o contrário os odres se perdem. Coloca-se, porém, o vinho novo em odres novos, e assim tanto um como outro se conservam”.
            (Mateus 9,16-17).
·         Os mandamentos: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? Respondeu Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo teu espírito. Este é o maior e o primeiro mandamento. E o segundo semelhante a este é: Amarás teu próximo como a ti mesmo. Nesses dois mandamentos se resumem toda a Lei e os Profetas”.
(Mateus 22,36-40).
·         Reencarnação: "Na verdade te digo, que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus... Não te maravilhes de te ter dito. Necessário vos é nascer de novo".
"O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai. Assim é todo aquele que é nascido do Espírito" Jesus e Nicodemos
( João, III; 1 a 12).
Nesta passagem, Jesus diz muito mais do que mostram as letras. Nascer da água para os antigos significava o nascimento carnal, pois tinham como crença de que a água era o princípio absoluto, ou seja, de que todos viemos no início da mesma. Baseavam-se no que está escrito no livro bíblico "Gênesis", onde se lê: "O Espírito de Deus era levado sobre as águas... que o firmamento seja feito sobre as águas". Portanto, a água era colocada como o símbolo da natureza material. Enquanto nascer do Espírito significava a parte inteligente do ser. Kardec explica no capítulo 4 de "O Evangelho Segundo o Espiritismo", nascer da água e do Espírito quer dizer: nascer com seu corpo e sua alma.
Ao contrário do que afirmam os descrentes da reencarnação, Jesus, portanto, não poderia apenas estar falando do renascimento moral, ou seja, daquele provindo do arrependimento do homem e sua mudança de conduta na mesma vida. Dizia sim do renascimento material e espiritual, um renascimento em uma nova vida. Tanto é assim, que completa: "...Não sabe donde vem, nem para onde vai...", ou seja, quando o Espírito renasce em uma nova encarnação, não sabemos como foi sua última existência, nem para onde irá após o desencarne, pois dependerá de sua forma de viver. 
Além disso, Jesus deixa claro a Nicodemos que ele não conseguiria compreender a  profundidade da Lei da reencarnação, pois diz: "Se lhe falo das coisas da terra e não compreendes, o que dirá então das coisas do Espírito?!". Se Nicodemos, que era um profundo conhecedor da religião da época, não tinha condições de compreender, muito menos o povo. Por isso, Jesus lhes falava por parábolas, inclusive sobre a reencarnação.
Mais uma vez, a compreensão do que dizia Jesus nos esclarece profundamente sobre a existência do ser.


Existem exemplos diversos dessa compatibilidade entre o espiritismo e o evangelho de Cristo, afinal como dito no inicio de nosso texto, Jesus não pregou a religião Cristã, evangélica, espírita, luterana ou qualquer que fosse, pregou a religião do amor puro.
“Fora da caridade não hã salvação”, em momento algum se menciona que deva seguir alguma doutrina ou religião que não seja a ministrada pelo coração e ensinada por Jesus.
Lembremos ainda que todos que seguem o evangelho de Cristo crêem nas palavras e ensinos do mestre e professam os preceitos desse espírito puro e sublime, enviado ate o nosso mundo para nos mostrar o caminho, a verdade e a vida, podemos dizer que são: Crentes, Evangélicos e Espíritas.
ü  Amar a Deus sobre todas as coisas--- Principio dos Dez mandamentos
ü  Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo----principio do Cristo
ü  “ Espíritas ! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo” Espírito Verdade, Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo VI, item 5.
Devemos extrair de nosso ser o orgulho e a vaidade, deixar de ostentar uma sabedoria e verdade que ainda não possuímos, e buscar auxiliar ao próximo, sem julgar ou condenar.
Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.

Obrigado pela Presença

Amigos em Cristo, agradecemos a presença, fiquem a vontade e sintam-se em casa, afinal esse espaço é de todos e para todos.
Deixe-nos sua opinião, critica e sugestão para assim melhorarmos esse nosso singelo cantinho de encontro fraterno.
envie-nos um e-mail espiritismoafontedoamoruniversal@hotmail.com


Evangelização Infantil

Visão Espírita do Carnaval

Conduza a sua leitura clicando no botão > .

GRUPO RELICARIO DE LUZ

GRUPO RELICARIO DE LUZ
Grupo Evangelização Espírita - Visitem esse blog amigo

Pensemos Nisso

O QUE MAIS SOFREMOS
O que mais sofremos no mundo –
Não é a dificuldade. É o desânimo em superá-la.
Não é a provação. É o desespero diante do sofrimento.
Não é a doença. É o pavor de recebê-la.
Não é o parente infeliz. É a mágoa de tê-lo na equipe familiar.
Não é o fracasso. É a teimosia de não reconhecer os próprios erros.
Não é a ingratidão. É a incapacidade de amar sem egoísmo.
Não é a própria pequenez. É a revolta contra a superioridade dos outros.
Não é a injúria. É o orgulho ferido.
Não é a tentação. É a volúpia de experimentar-lhe os alvitres.
Não é a velhice do corpo. É a paixão pelas aparências.
Como é fácil de perceber, na solução de qualquer problema, o pior problema é a carga de aflições que criamos, desenvolvemos e sustentamos contra nós.
(Espírito: ALBINO TEIXEIRA - Médium: Francisco Cândido Xavier - Livro: "Passos da Vida" - EDIÇÃO IDE)
__________________________________________________________

Vale a pena assistir

Vale a pena assistir

Documentário Peixotinho

________________________________________________________

Mensagem de Reflexão

"A fé ilumina, o trabalho conquista, a regra aconselha, a afeição reconforta e o sofrimento reajusta; no entanto, para entender os Desígnios Divinos a nosso respeito, é imperioso renovar-nos em espírito, largando a hera do conformismo que se nos arraiga no íntimo, alentada pelo adubo do hábito, em repetidas experiências no plano material".

Livro Palavras De Vida Eterna - Francisco Xavier pelo espírito de Emmanuel



O Livro dos Espíritos on line

O Livro dos médiuns on line

O Evangelho Segundo o Espíritismo on line

O Céu e o Inferno on line

A Gênese on line

Obras Póstumas on line

Estudos e Palestras

Agua from PAN1911