5 de setembro de 2011

ESQUECIMENTO DO PASSADO


ESQUECIMENTO DO PASSADO

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO: (“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. Bem-aventurados os que padecem perseguição por amor da justiça, porque deles é o Reino dos Céus”. (Mateus, V, 5, 6 e 10)).

AS AFLIÇÕES DO SER HUMANO SÃO JUSTAS: se acreditamos na existência de Deus, não é possível concebê-lo imperfeito. Ele deve ser todo poderoso, todo justiça, todo bondade; sem isso, não seria Deus. Sendo Deus soberanamente justo e bom, não pode agir com capricho ou parcialidade. AS DIFICULDADES E OS SOFRIMENTOS DA VIDA TÊM UMA CAUSA; E, COMO DEUS É JUSTO, ESSA CAUSA DEVE SER JUSTA. Todos devem compenetrar-se disso. Deus encaminhou os homens na compreensão dessa causa através dos ensinamentos de Jesus, que, hoje, podem se melhor entendidos pelos esclarecimentos do Espiritismo: AÇÃO E REAÇÃO.

CAUSAS DAS AFLIÇÕES ATUAIS DO HOMEM: os sofrimentos, como ensinam os Espíritos, têm duas origens: causa da vida presente e causa de vidas passadas. Como os seres humanos são dotados do livre-arbítrio, podendo, portanto, escolher entre o bem e o mal, e tendo consciência disso, claro será que muitos dos males que sofrem são conseqüência de suas próprias condutas. Muitos são vítimas de sua imprevidência, de seu orgulho e de sua ambição; muitos se arruinam por não se freiarem; muitas uniões são infelizes porque se basearam apenas no interesse e na vaidade; muitos pais sofrem com os filhos, por não combaterem suas más tendências desde o início. Assim, em grande número de casos, somos autores dos nossos próprios infortúnios, pela invigilância.  

AS CAUSAS PASSADAS DAS AFLIÇÕES PRESENTES: há males que, pelo menos em aparência, são estranhos à vontade do homem, parecendo-lhe injustos: perda de entes queridos ou dos que sustentam a família; acidentes que não puderam ser evitados; perdas inesperadas de bens e fortunas; doenças de nascença; deformidades permanentes; insanidades mentais etc. Como TODO EFEITO TEM UMA CAUSA, e como Deus é justo, NÃO SE ENCONTRANDO A CAUSA NA VIDA ATUAL A CAUSA DE TAIS AFLIÇÕES, É QUE ELA DECORRE DE VIDA PASSADA. Ensinam os Espíritos, com base na Justiça Divina (baseada em Leis Naturais): Deus não podendo punir pelo bem que fez, nem pelo que não fez, somente somos punidos pelo mal que nós mesmos fizemos. SE NÃO O PRATICAMOS NESTA VIDA, É QUE O FIZEMOS EM OUTRA. A luta pela melhoria interior, com trabalho, fé, resignação, disciplina, amor e fraternidade, é o melhor remédio para a evolução.

ESQUECIMENTO DO PASSADO: se muito do nosso sofrimento atual é causa de falhas do passado, por que Deus não permite lembrar de tudo o que fiz em existências anteriores? É o que, em regra, perguntamos a nós mesmos, como que achando uma certa dose de injustiça na Lei de Deus... Entretanto, ensinam os Espíritos: “Se Deus considerou certo lançar um véu sobre o passado, é que isso deve ser útil. A lembrança do passado poderia trazer inconvenientes graves; poderia até humilhar-nos, ou exaltar nosso orgulho, dificultando o exercício do nosso livre-arbítrio, dificultando as relações sociais. Mas o esquecimento só existe na vida corpórea; voltando à vida espiritual, toma conhecimento do que fez e, muitas vezes, sofre. Reformar-se interiormente é progredir moralmente e, assim, crescer em espírito, mesmo vida presente.

CONCLUSÃO: sem procurar saber do passado, sem maldizer as aflições presentes, sem dizer que Deus é injusto, devemos pedir: Senhor, ensina-me a descobrir onde errei, nesta vida e em vidas anteriores. Preciso melhorar.
(Apostila do Centro Espírita Ismael)

SEJA PERFEITO


Obrigado pela Presença

Amigos em Cristo, agradecemos a presença, fiquem a vontade e sintam-se em casa, afinal esse espaço é de todos e para todos.
Deixe-nos sua opinião, critica e sugestão para assim melhorarmos esse nosso singelo cantinho de encontro fraterno.
envie-nos um e-mail espiritismoafontedoamoruniversal@hotmail.com


Evangelização Infantil

Visão Espírita do Carnaval

Conduza a sua leitura clicando no botão > .

GRUPO RELICARIO DE LUZ

GRUPO RELICARIO DE LUZ
Grupo Evangelização Espírita - Visitem esse blog amigo

Pensemos Nisso

O QUE MAIS SOFREMOS
O que mais sofremos no mundo –
Não é a dificuldade. É o desânimo em superá-la.
Não é a provação. É o desespero diante do sofrimento.
Não é a doença. É o pavor de recebê-la.
Não é o parente infeliz. É a mágoa de tê-lo na equipe familiar.
Não é o fracasso. É a teimosia de não reconhecer os próprios erros.
Não é a ingratidão. É a incapacidade de amar sem egoísmo.
Não é a própria pequenez. É a revolta contra a superioridade dos outros.
Não é a injúria. É o orgulho ferido.
Não é a tentação. É a volúpia de experimentar-lhe os alvitres.
Não é a velhice do corpo. É a paixão pelas aparências.
Como é fácil de perceber, na solução de qualquer problema, o pior problema é a carga de aflições que criamos, desenvolvemos e sustentamos contra nós.
(Espírito: ALBINO TEIXEIRA - Médium: Francisco Cândido Xavier - Livro: "Passos da Vida" - EDIÇÃO IDE)
__________________________________________________________

Vale a pena assistir

Vale a pena assistir

Documentário Peixotinho

________________________________________________________

Mensagem de Reflexão

"A fé ilumina, o trabalho conquista, a regra aconselha, a afeição reconforta e o sofrimento reajusta; no entanto, para entender os Desígnios Divinos a nosso respeito, é imperioso renovar-nos em espírito, largando a hera do conformismo que se nos arraiga no íntimo, alentada pelo adubo do hábito, em repetidas experiências no plano material".

Livro Palavras De Vida Eterna - Francisco Xavier pelo espírito de Emmanuel



O Livro dos Espíritos on line

O Livro dos médiuns on line

O Evangelho Segundo o Espíritismo on line

O Céu e o Inferno on line

A Gênese on line

Obras Póstumas on line

Estudos e Palestras

Agua from PAN1911