6 de novembro de 2011

LIVRE-ARBÍTRIO. AÇÃO E REAÇÃO. DETERMINISMO


LIVRE-ARBÍTRIO. AÇÃO E REAÇÃO. DETERMINISMO

BEM E MAL: Bem é tudo que é moralmente bom. Deus é justiça. Deus é bondade. Logo, Deus é um supremo bem. Sendo Deus a infinita bondade e a inteligência suprema, por certo, não quer senão o bem para todos. Mas esse BEM deverá ser buscado pelo homem, com a sua melhoria, com o seu progresso interior. (SE DEUS QUISESSE O MAL PARA QUALQUER SER HUMANO, SERIA UM DEUS VINGATIVO E SEM AMOR, IGUALANDO-SE AOS HOMENS). Mal, sinteticamente, é ausência do Bem. o Mal, em regra, vem do próprio homem. O Mal é um “divisor de águas”, para que o homem possa distinguir e escolher. O Mal é um teste para a capacidade física e para a solidez moral do homem, pois, dependendo da forma como se conduza, crescerá espiritualmente. ( A DOR, AS TRISTEZAS, OS REVEZES, AS DECEPÇÕES E INJUSTIÇAS SÃO MALES, PARA QUE O HOMEM PROCURE GUARIDA NO BEM).

AÇÃO E REAÇÃO: Ação é manifestação de uma força, de uma energia ou de um agente. É atuação, é movimento. De logo, o ser humano, pelo seu raciocínio, descobre a existência de ações boas ou más, ações para o bem e ações para o mal. Reação é resposta a uma ação ou manifestação contrária a uma ação precedente. Podemos figurar a REAÇÃO como a ocorrência de fatos sob a ação de Causa e Efeito.
AÇÃO E REAÇÃO EM FUNCIONAMENTO — Se penso em más ações ou as pratico, as probabilidades são de que receba, em contrapartida, reações idênticas. E, se não as receber, ficarei em débito ante a lei do progresso, para resgate futuro. Entretanto, se, ao contrário, a minha ação é boa (para o bem), ou se minha reação a uma ação má for indulgente, com a mola amortecedora do perdão, provável será que tenha “descontos” das minhas dívidas morais, ou possa, até, ficar com algum crédito perante os Espíritos de Luz. 

LIBERDADE: em sentido comum, liberdade é a faculdade de cada um agir ou decidir segundo a sua própria determinação, sem submeter-se à vontade alheia. Há, porém, tanto nas Leis dos Homens (Constituições de Países), como nas Leis Divinas, restrições à LIBERDADE ABSOLUTA, porque os seres encarnados e desencarnados, necessitam uns dos outros e precisam viver e conviver em harmonia, respeitando-se mutuamente.

MORAL: em sentido comum, a moral é regra de conduta aceita pela sociedade. Como elemento mais elevado, a Moral encontra-se sob o domínio espiritual, sobrepondo-se às coisas materiais. Por que, embora nascidos da mesma família física e tendo as mesmas oportunidades de aprendizado, uns membros são mais moralizados ou civilizados do que outros?... PARA O ESPÍRITO, A MORAL É UM ESTADO DE VIGÍLIA PERMANENTE PELO BEM.
LIVRE-ARBÍTRIO: filosoficamente, livre-arbítrio refere-se à teoria em que se firma o princípio da liberdade absoluta da vontade na escolha do que se quer ou não se quer fazer. Para a Doutrina Espírita (questão n.º 843 — O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec), verifica-se o seguinte: “O HOMEM TEM LIVRE-ARBÍTRIO NOS SEUS ATOS?” — pergunta, e vem a resposta: “POIS SE TEM A LIBERDADE DE PENSAR, TEM A DE AGIR. SEM O LIVRE-ARBÍTRIO, O HOMEM SERIA UMA MÁQUINA”. Logo se vê que, pelo seu livre-arbítrio, o ser humano escolhe a forma dos seus pensamentos, palavras e atos. Cada um é fiscal de si mesmo, tendo como barreiras apenas OS FREIOS MORAIS. Deus diz: você é livre. Escolha: BEM ou MAL.

LIVRE-ARBÍTRIO E DETERMINISMO: a doutrina do livre-arbítrio, com que o Espiritismo deixa a critério do homem a faculdade de elevar-se pelo seu próprio esforço moral opõe-se ao Determinismo, porque, neste, a vontade do indivíduo é condicionada por influências estranhas; nega ao sujeito a vontade livre de agir.  
(Apostila do Centro Espírita Ismael)

Obrigado pela Presença

Amigos em Cristo, agradecemos a presença, fiquem a vontade e sintam-se em casa, afinal esse espaço é de todos e para todos.
Deixe-nos sua opinião, critica e sugestão para assim melhorarmos esse nosso singelo cantinho de encontro fraterno.
envie-nos um e-mail espiritismoafontedoamoruniversal@hotmail.com


Evangelização Infantil

Visão Espírita do Carnaval

Conduza a sua leitura clicando no botão > .

GRUPO RELICARIO DE LUZ

GRUPO RELICARIO DE LUZ
Grupo Evangelização Espírita - Visitem esse blog amigo

Pensemos Nisso

O QUE MAIS SOFREMOS
O que mais sofremos no mundo –
Não é a dificuldade. É o desânimo em superá-la.
Não é a provação. É o desespero diante do sofrimento.
Não é a doença. É o pavor de recebê-la.
Não é o parente infeliz. É a mágoa de tê-lo na equipe familiar.
Não é o fracasso. É a teimosia de não reconhecer os próprios erros.
Não é a ingratidão. É a incapacidade de amar sem egoísmo.
Não é a própria pequenez. É a revolta contra a superioridade dos outros.
Não é a injúria. É o orgulho ferido.
Não é a tentação. É a volúpia de experimentar-lhe os alvitres.
Não é a velhice do corpo. É a paixão pelas aparências.
Como é fácil de perceber, na solução de qualquer problema, o pior problema é a carga de aflições que criamos, desenvolvemos e sustentamos contra nós.
(Espírito: ALBINO TEIXEIRA - Médium: Francisco Cândido Xavier - Livro: "Passos da Vida" - EDIÇÃO IDE)
__________________________________________________________

Vale a pena assistir

Vale a pena assistir

Documentário Peixotinho

________________________________________________________

Mensagem de Reflexão

"A fé ilumina, o trabalho conquista, a regra aconselha, a afeição reconforta e o sofrimento reajusta; no entanto, para entender os Desígnios Divinos a nosso respeito, é imperioso renovar-nos em espírito, largando a hera do conformismo que se nos arraiga no íntimo, alentada pelo adubo do hábito, em repetidas experiências no plano material".

Livro Palavras De Vida Eterna - Francisco Xavier pelo espírito de Emmanuel



O Livro dos Espíritos on line

O Livro dos médiuns on line

O Evangelho Segundo o Espíritismo on line

O Céu e o Inferno on line

A Gênese on line

Obras Póstumas on line

Estudos e Palestras

Agua from PAN1911