1 de setembro de 2011

Estudo ESE -Cap. V - GFA

 

CONFIA E SEGUE


CONFIA E SEGUE

Foste convidado a compartilhar as dádivas da existência no campo auspicioso da reencarnação.
Siga perseverante pelas sendas da serventia e mesmo sofrendo as mais dolorosas agressões dos desafetos em desarmonia, mantenha-se persistente na jornada do aprendizado.
Os açoites da intolerância do próximo que fustigam vossa carne ainda frágil e sensível, logo se extirparão e serás acalentado pelo balsamo reconfortante da sublimação espiritual.
As perseguições que lhe imputam os inimigos da renovação, logo se findarão e irão ofertar-lhe os préstimos jubilosos da amizade, através da reconciliação dos laços fraternos.
As injúrias e acusações que sofrestes pelo caminho laborioso do refazimento, logo se cessarão e receberas o lenitivo da harmonia interior através dos frutos colhidos no campo da humildade e da caridade verdadeira.
Frente aos momentos conflitantes que se encontrar, deveis serenar vossos pensamentos e buscar na prece sincera a força revigorante para manter-se cônscio no caminho da perpetuação do bem e do amor ao próximo.
Mesmo que não se considere merecedor das corrigendas que lhe são impostas pelo campo do entendimento, deveis buscar forças em seu interior e seguir os ensinos do mestre Jesus, agradecendo o momento impar da reparação dos erros pregressos e a oportunidade de uma reformulação das paginas escritas no livro da vida.
O amor do Criador, ira dessedentar-lhe através da fonte perene da esperança e poderás galgar revigorado pelo vale da evolução.
Confia e segue, o caminho percorrido pela vereda do aprendizado se consolida em vosso espírito, servindo aos desígnios do Criador para a perpetuação do evangelho de luz por todos os corações.
(Livro Gotas do Bem Viver, pelo espírito Antônio Carlos Gonzaga, psicografia de Alessandro Micussi)

MATÉRIA E SUAS ACEPÇÕES


MATÉRIA E SUAS ACEPÇÕES
ELEMENTOS PRIMITIVOS DA NATUREZA: segundo os ensinamentos da Química, são quatro (4) os elementos primitivos da Natureza, a saber:
TERRA: (matéria sólida);
AR: (matéria gasosa);
ÁGUA: (matéria líquida);
FOGO: (matéria em combustão).
Depois desses elementos primitivos, pesquisando a Natureza, os homens ainda descobriram outros elementos, assim divididos:
a) CORPOS NÃO METÁLICOS (oxigênio, hidrogênio, azoto, cloro, carbono, fósforo, enxofre e iodo);  
b) CORPOS METÁLICOS (ouro, prata, platina, mercúrio, chumbo, estanho, zinco, ferro, cobre, arsênico, sódio, potássio, cálcio e alumínio).

ACEPÇÕES DA MATÉRIA: há inúmeras acepções ou significados, segundo os estudos e as pesquisas, para uma visão geral do que seja Matéria:
a)  PARA A FÍSICA, matéria é tudo que ocupa lugar no espaço, ou, mais especificamente, é qualquer substância sólida, líquida ou gasosa que ocupa lugar no espaço, ou substância capaz de receber determinada forma ou na qual atua determinado agente.
b)  PARA ARISTÓTELES, filósofo, matéria primeira é o princípio fundamental de que procedem todos os seres do mundo físico e que, tomando forma constitui os corpos.
c)  PARA A BIOLOGIA, matéria de que se compõem os seres vivos.
d)  PARA O ESPIRITISMO, a matéria vai além da máxima comum, de que é tudo que pode impressionar os sentidos (visão, audição, paladar, olfato e tato). Para os Espíritos, em seus ensinamentos, a MATÉRIA existe em estados ainda desconhecidos por nós, de forma tão sutil, que não afete qualquer dos nossos sentidos. Mesmo assim, embora imperceptível aos nossos sentidos, é sempre matéria.

MATÉRIA COMO ELEMENTO VARIÁVEL: a matéria é um elemento variável e diversificado, embora uno em sua essência. Observe que o chumbo e a lanugem, a água e a pedra, o gás e o ouro, são matéria em suas várias formas. Assim, a matéria pode apresentar-se de forma ponderável, como energia condensada (visível e mensurável), ou em forma imponderável, como fluido universal, ainda não possível de medir e pesar pelo homem.

MATÉRIA CÓSMICA: a Natureza, não sendo estática, evolui constantemente. Assim, como lembra Kardec, os materiais constitutivos do mundo são matéria cósmica primitiva, simples e una, que se diversifica desde sua origem, continuando durante sua vida e se desmembrando pela decomposição. “NÃO SE ADMITINDO A UNIDADE DA MATÉRIA, É IMPOSSÍVEL EXPLICAR SEQUER A GERMINAÇÃO DE UM GRÃO SOB A TERRA, OU A PRODUÇÃO DE UM INSETO”. (Kardec).
“Se observarmos a diversidade da matéria, ver-se-á que as forças que realizam suas transformações, e as condições em que são produzidas, são ilimitadas, porque ilimitadas são as combinações da matéria. Assim, conclui Kardec: “Em todo o Universo, há uma só substância primitiva: A MATÉRIA CÓSMICA OU FLUIDO ETÉREO, que enche o espaço e penetra os corpos. “É ESSA MATÉRIA CÓSMICA PRIMITIVA geradora do mundo e dos seres, por forças e leis imutáveis que regem o Universo.
(Apostila do Centro Espírita Ismael)

Obrigado pela Presença

Amigos em Cristo, agradecemos a presença, fiquem a vontade e sintam-se em casa, afinal esse espaço é de todos e para todos.
Deixe-nos sua opinião, critica e sugestão para assim melhorarmos esse nosso singelo cantinho de encontro fraterno.
envie-nos um e-mail espiritismoafontedoamoruniversal@hotmail.com


Evangelização Infantil

Visão Espírita do Carnaval

Conduza a sua leitura clicando no botão > .

GRUPO RELICARIO DE LUZ

GRUPO RELICARIO DE LUZ
Grupo Evangelização Espírita - Visitem esse blog amigo

Pensemos Nisso

O QUE MAIS SOFREMOS
O que mais sofremos no mundo –
Não é a dificuldade. É o desânimo em superá-la.
Não é a provação. É o desespero diante do sofrimento.
Não é a doença. É o pavor de recebê-la.
Não é o parente infeliz. É a mágoa de tê-lo na equipe familiar.
Não é o fracasso. É a teimosia de não reconhecer os próprios erros.
Não é a ingratidão. É a incapacidade de amar sem egoísmo.
Não é a própria pequenez. É a revolta contra a superioridade dos outros.
Não é a injúria. É o orgulho ferido.
Não é a tentação. É a volúpia de experimentar-lhe os alvitres.
Não é a velhice do corpo. É a paixão pelas aparências.
Como é fácil de perceber, na solução de qualquer problema, o pior problema é a carga de aflições que criamos, desenvolvemos e sustentamos contra nós.
(Espírito: ALBINO TEIXEIRA - Médium: Francisco Cândido Xavier - Livro: "Passos da Vida" - EDIÇÃO IDE)
__________________________________________________________

Vale a pena assistir

Vale a pena assistir

Documentário Peixotinho

________________________________________________________

Mensagem de Reflexão

"A fé ilumina, o trabalho conquista, a regra aconselha, a afeição reconforta e o sofrimento reajusta; no entanto, para entender os Desígnios Divinos a nosso respeito, é imperioso renovar-nos em espírito, largando a hera do conformismo que se nos arraiga no íntimo, alentada pelo adubo do hábito, em repetidas experiências no plano material".

Livro Palavras De Vida Eterna - Francisco Xavier pelo espírito de Emmanuel



O Livro dos Espíritos on line

O Livro dos médiuns on line

O Evangelho Segundo o Espíritismo on line

O Céu e o Inferno on line

A Gênese on line

Obras Póstumas on line

Estudos e Palestras

Agua from PAN1911