ESTUDO
SISTEMATIZADO DO LIVRO DOS ESPÍRITOS
Introdução
ao estudo da Doutrina Espírita
Itens
I e II ( Estudo 01 de 193)
LE001
O LIVRO
DOS ESPÍRITOS, Allan Kardec, Introdução, itens I e II, pags 13 a 16,
77edicao-Feb
Introdução
ao Estudo da Doutrina Espírita
QUESTOES
PARA ESTUDO:
TERMOS
NOVOS: Para se designarem coisas novas são precisos termos novos. Assim o exige
a clareza da linguagem, para evitar a confusão inerente à variedade de sentidos
das mesmas palavras.
ESPIRITUALISMO: O
espiritualismo é o oposto do materialismo. Quem quer acredite haver em si
alguma coisa mais do que matéria, é espiritualista. Não se segue daí, porém,
que creia na existência dos espíritos ou em suas comunicações com o
mundo visível. LE pág. 13
PRINCIPIO
E ADEPTOS DO ESPIRITISMO: A Doutrina Espirita ou o
Espiritismo tem por principio as relações do mundo material com
os Espíritos ou seres do mundo invisível. Os adeptos do espiritismo
serão os espiritas, ou se quiserem, espiritistas. LE pág 13.
ALMA: Chamamos
de ALMA ao ser imaterial e individual que em nos reside e sobrevive ao corpo.
LE pág. 15
PRINCIPIO
VITAL E FLUIDO VITAL: Principio vital é o principio da vida
material e orgânica, principio esse comum a todos os seres vivos, desde as
plantas até o homem. Pois que pode haver vida com exclusão da faculdade de
pensar, o principio vital é uma propriedade da matéria, um efeito
que se produz achando-se a matéria em dadas circunstâncias. Ele reside em um
fluído especial, universalmente espalhado e do qual cada ser absorve e assimila
uma parcela durante a vida, tal como os corpos inertes absorvem a luz. Esse
seria então o fluido vital ao qual também se dão os nomes de
fluido magnético fluido nervoso, etc. LE pág 15.Os seres orgânicos
tem em si uma forma intima que determina o fenômeno da vida, enquanto
essa força existe. Que a vida material e comum a todos os
seres orgânicos e independe da inteligencia e do pensamento; que a
inteligencia e o pensamento são faculdades próprias de certas especies
orgânicas; que entre as especies orgânicas dotadas de inteligência e de
pensamento há uma dotada também de um senso moral especial, que lhe
da incontestável superioridade sobre as outras: a especie humana. LE
pág 15. A alma vital seria comum a todos os seres orgânicos: plantas, animais e
homens; e a alma espitrita somente ao homem. LE pág 16.
1) Que
significa a assertiva de Kardec que diz para as coisas novas necessitam-se
palavras novas?
Para
diferenciar o novo do antigo. Como o Espiritismo espalharia novas luzes sobre o
conhecimento do mundo espiritual, os termos antigos poderiam dar interpretações
incoerentes com a nova doutrina.
2) Há
diferencia entre Espiritualismo e Espiritismo?
Qualquer
crença na sobrevivência do ser espiritual apos a morte do corpo físico e
espiritualista. As religiões cristas são espiritualistas, assim como o budismo,
hinduísmo, etc. Já espiritismo segue os postulados da doutrina espírita,
codificada por Kardec.
3) O
que o Espiritismo considera como Alma?
Alma e o
ser que sobrevive a morte do corpo, e a essência.
Devemos
observar que quando nos estudos de O Livro dos Espíritos, o termo alma se
refere ao espírito quando encarnado, e o termo espírito se designa os espíritos
errantes, ou seja, libertos do corpo físico.
4) Qual
o seu entendimento para os conceitos Principio vital e Fluido Vital, acima
citado por Kardec?
Principio
Vital e uma transformação da matéria primitiva e que possibilita a vida
orgânica, através do fluido vital, que e absorvido pelas criaturas vivas.
O fluido vital se origina do principio vital, que e como uma energia mais
sutil. Este assunto será tratado com mais profundidade quando estudarmos o
cap.IV, de O Livro dos Espíritos.
2ª etapa
do estudo:
1) O
que objetivou Kardec ao afirmar que "para se designarem coisas novas são
precisos termos novos"?
Kardec
quis deixar claro por que não se utilizaria de vocábulos como
"espiritualista" e "espiritualismo" no trato da nova
doutrina que surgia para o mundo. Esses termos já eram utilizados à época para
definir outras idéias, que não as trazidas pelos Espíritos. O seu emprego para
se referir à Doutrina dos Espíritos, certamente, iria gerar confusão,
misturando-se acepções diferentes. Assim, para melhor identificar as novas
idéias, criou os termos "espiritismo", "espírita" e
"espiritista", aproveitando o mesmo radical da palavra
"espírito".
2)
Podemos dizer que todo espírita é espiritualista e vice-versa?
Como
dissemos, Kardec se utilizou de novos termos porque estava trazendo coisas
novas. Espiritualista é, desde aquela época, todo aquele que aceita a crença na
existência de alguma coisa no homem além da matéria de que é composto o seu
corpo físico. Espírita é aquele que aceita a doutrina ditada pela falange de
Espíritos Superiores e estudada e codificada por Allan Kardec. O espírita,
seguindo o que ensina a Doutrina dos Espíritos, crê na existência de algo no
homem além da matéria. Logo, é também espiritualista. No entanto, o
espiritualismo não implica, necessariamente, na crença nos princípios
espíritas. Sendo assim, nem todo espiritualista é espírita.
3) Por
que Kardec destacou como um dos princípios doutrinários as relações do mundo
material com o invisível, se essas relações podem ocorrer em quaisquer dos
segmentos religiosos existentes?
Porque o
Espiritismo estuda estas relações, o que não é admitido pela maioria das
correntes religiosas existentes. Muitas delas chegam a proibir qualquer tipo de
relação entre os dois planos de vida. Sendo um de seus pilares, Kardec o
destacou logo em sua introdução.
4) Qual
o conceito de alma, adotado pelo Espiritismo?
O termo
"alma" é utilizado com múltiplas acepções. Para uns, é o princípio da
vida material orgânica.
Confunde-se
com a própria matéria e com ela se aniquila. É a concepção aceita pelo
materialismo. Para outros, é um princípio inteligente universal, do qual cada ser
orgânico absorve uma certa porção dessa única alma existente. Morto o
organismo, esta porção retornaria ao todo de onde se originou. Não tendo a alma
individualidade, trata-se de um conceito bem próximo do materialismo, pois o
resultado final é o mesmo: o aniquilamento do princípio inteligente
individualizado.
Finalmente,
para outra corrente, a alma é um ser moral; distinto e independente da matéria
e que sobrevive à morte do organismo físico, conservando sua individualidade. É
a acepção mais aceita e a adotada pelo Espiritismo.
Todavia,
como a Doutrina estuda as questões da alma tanto enquanto ela permanece no
corpo físico como após a morte deste, Kardec e os Espíritos utilizam este termo
para se referir ao princípio inteligente enquanto encarnado, ou seja, enquanto
está habitando um corpo material. Quando, pela morte deste, ele se desprende, é
tratado pelo termo "espírito".
5) Qual
a principal função do fluido vital e de onde ele é tirado?
A função
principal do fluido vital é a de unir o espírito, através de seu perispírito,
ao corpo de carne, animalizando a matéria. O fluido vital é extraído do fluido
cósmico universal, do qual se constitui modificação.
(Fonte: CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e
Estudo do Espiritismo)