SEU SOFRIMENTO
Lembrei-vos sempre que alem da visão turva e limitada do ter, existe a expansão instrutiva e evolutiva do ser.
O sofrimento ilusório e temporário, nada mais é que a explosão conflitante do entendimento, onde os desejos e anseios terrenos mantêm-se em constante embate visando o reconhecimento exterior.
As insatisfações e magoas nada mais são do que frutos amargos e oriundos do orgulho maculado pela descoberta da individualidade.
Ambicionar que todas as pessoas sigam os preceitos incisivos de sua personalidade seria o mesmo que ordenar ao dia que surja no momento predestinado por sua vontade.
Buscar inibir o entendimento particular de cada ser é o mesmo que tentar coibir que a semente abrolhe em campo fértil e no momento harmônico da natureza.
Pode-se limitar o percurso do rio, mas nunca proibir que o mesmo siga seu caminho e cumpra o objetivo de encontrar-se com o mar e unir-se as águas do oceano.
Afligir-se por sentimentos de conformismo, é cultivar as ramarias de espinhos e delas se destinar na confecção da roupagem que lhe cobre o corpo frágil.
As provações que lhe visitam pela existência, são o burilo enviado pelo Criador visando seu engrandecimento intimo e sua sublimação espiritual.
(Livro Manancial da Sobriedade, pelo espírito Antônio Paiva Melo, psicografia de Alessandro Micussi)