27 de agosto de 2011

DEUS


AS VISÕES DE DEUS:
(segundo a História e a Filosofia)

a)  POLITEÍSMO — Crença na pluralidade de deuses, de acordo com a idéia dos homens ainda em atraso mental; costumes e lendas.
b)  PANTEÍSMO — Deus se confundiria com o Universo e seria representado por tudo quanto nele existe; tudo no Universo é Deus. (Oriente).
c)  DUALISMO — O Criador seria separado do Universo, como um Ser distinto, havendo a Criação e o Criador-Deus. (Ocidente).
d)  MONISMO — O Universo estaria em Deus e fora de Deus; embora distinto do Universo, Deus transcende a tudo e é imanente a tudo. (visão espírita).


DOIS PRINCÍPIOS DO ESPIRITISMO, subordinados a um TERCEIRO (conforme Rino Curti, em Espiritismo e Reforma Íntima, páginas 19 e 20).

1.º — PRINCÍPIO INTELIGENTE: O ESPÍRITO
2.º — PRINCÍPIO MATERIAL: A MATÉRIA
(ambos governados por leis naturais e sujeitos às leis de causa e efeito) subordinados ao

3.º — PRINCÍPIO DAS CAUSAS: DEUS

O QUE É DEUS PARA O ESPIRITISMO: inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. (Questão n.º 1 em O Livro dos Espíritos). Há prova de que Deus existe, porque, de acordo com a lógica e com a ciência, não existe efeito sem causa. Quando o homem, com toda sua inteligência, não é capaz de produzir e, muito menos, explicar determinados efeitos (aos quais, pelo desconhecimento, batizam de “fenômenos” ou “mistérios”), cujas causas se acham acima do gênero humano, diz Allan Kardec: “É ESSA CAUSA QUE SE CHAMA DEUS, JEOVÁ, ALÁ, BRAMA, GRANDE ESPÍRITO ETC”. (do livro Obras Póstumas, n.º 1). Estudando-se CAUSA E EFEITO chega-se a DEUS, cientificamente. Pela FÉ, também, pois todos temos o sentimento intuitivo de uma força criadora.

ATRIBUTOS DA DIVINDADE:

a)  DEUS É ETERNO. Se Ele tivesse tido um começo, teria saído do nada, ou, então, teria sido criado por um ser anterior. É assim que, pouco a pouco, remontamos ao infinito e à eternidade.
b)  É IMUTÁVEL. Se Ele estivesse sujeito a mudanças as leis que regem o Universo não teriam nenhuma estabilidade.
c)  É IMATERIAL. Quer dizer, sua natureza difere de tudo o que chamamos matéria, pois de outra forma Ele não seria imutável, estando sujeito às transformações da matéria.
d)  É ÚNICO. Se houvesse muitos Deuses, não haveria unidade de vistas nem de poder na organização do Universo.
e)  É TODO PODEROSO. Porque é único. Se não tivesse o poder soberano, haveria alguma coisa mais poderosa ou tão poderosa quanto Ele, que assim não teria feito todas as coisas. E aquelas que ele não tivesse feito seriam obra de um outro Deus. 
f)   É SOBERANAMENTE JUSTO E BOM. A sabedoria providencial das leis divinas se revela nas menores como nas maiores coisas, e esta sabedoria não nos permite duvidar da sua justiça nem da sua bondade. 
(Apostila do Centro Espírita Ismael)

VÓS SOIS A LUZ NO CAMINHO


VÓS SOIS A LUZ NO CAMINHO

Serene vosso coração frente às dores transitórias das provações terrenas, busquei distribuir pelo caminho que transcorrer, as sementes da caridade pura.
Segue perseverante, com passos firmes frente às vicissitudes da vida, a expiação que vivencias no plano físico é a intervenção da Divina Providencia, para que possa sair da inércia que teima em manter-se e buscar o aprimoramento jubiloso através dos preceitos do Criador.
Mesmo que a ingratidão e o desprezo insistam em persegui-lo pelo caminho da serventia, deveis alicerçar-se com os fundamentos da humildade e manter-se inabalável no amparo ao irmão necessitado.
Mesmo sofrendo constantes agressões dos desafetos que caluniam e difamam vossas atitudes pelas sendas da renovação, deveis manter-se inalterável e buscar na resignação o lenitivo para fortificar vossa conduta sincera, seguindo os ensinos do Mestre Jesus.
Não se exaspere frente aos implacáveis tormentos da existência corpórea, pois assim como o trigo necessita ser moído e processado para tornar-se o pão que mitiga a fome, vós também necessitais moldar-se para que se torne o alimento consagrado de Deus e possa saciar a fome de fé dos irmãos em desalinho.
Que vossas palavras sinceras e concernentes ao evangelho da redenção, sirvam de balsamo reconfortante de amor e possa reavivar a esperança mortificada dos irmãos que vagueiam desgarrados pelo campo da desilusão.
Fortifica vossa fé e transponha os abismos obscurecidos da alma aflitiva, inundando-a de luz e paz por onde passar.
Conserva a alegria em vosso coração, a harmonia em vossa alma, a paz em vosso espírito e a dedicação em vossas atitudes.
Confia e segue, Deus olha e vela por ti, principalmente quando encontra-se sob angustiante tormenta das tentações.
(Livro Gotas do Bem Viver, pelo espírito Antônio Carlos Gonzaga, psicografia de Alessandro Micussi)

Obrigado pela Presença

Amigos em Cristo, agradecemos a presença, fiquem a vontade e sintam-se em casa, afinal esse espaço é de todos e para todos.
Deixe-nos sua opinião, critica e sugestão para assim melhorarmos esse nosso singelo cantinho de encontro fraterno.
envie-nos um e-mail espiritismoafontedoamoruniversal@hotmail.com


Evangelização Infantil

Visão Espírita do Carnaval

Conduza a sua leitura clicando no botão > .

GRUPO RELICARIO DE LUZ

GRUPO RELICARIO DE LUZ
Grupo Evangelização Espírita - Visitem esse blog amigo

Pensemos Nisso

O QUE MAIS SOFREMOS
O que mais sofremos no mundo –
Não é a dificuldade. É o desânimo em superá-la.
Não é a provação. É o desespero diante do sofrimento.
Não é a doença. É o pavor de recebê-la.
Não é o parente infeliz. É a mágoa de tê-lo na equipe familiar.
Não é o fracasso. É a teimosia de não reconhecer os próprios erros.
Não é a ingratidão. É a incapacidade de amar sem egoísmo.
Não é a própria pequenez. É a revolta contra a superioridade dos outros.
Não é a injúria. É o orgulho ferido.
Não é a tentação. É a volúpia de experimentar-lhe os alvitres.
Não é a velhice do corpo. É a paixão pelas aparências.
Como é fácil de perceber, na solução de qualquer problema, o pior problema é a carga de aflições que criamos, desenvolvemos e sustentamos contra nós.
(Espírito: ALBINO TEIXEIRA - Médium: Francisco Cândido Xavier - Livro: "Passos da Vida" - EDIÇÃO IDE)
__________________________________________________________

Vale a pena assistir

Vale a pena assistir

Documentário Peixotinho

________________________________________________________

Mensagem de Reflexão

"A fé ilumina, o trabalho conquista, a regra aconselha, a afeição reconforta e o sofrimento reajusta; no entanto, para entender os Desígnios Divinos a nosso respeito, é imperioso renovar-nos em espírito, largando a hera do conformismo que se nos arraiga no íntimo, alentada pelo adubo do hábito, em repetidas experiências no plano material".

Livro Palavras De Vida Eterna - Francisco Xavier pelo espírito de Emmanuel



O Livro dos Espíritos on line

O Livro dos médiuns on line

O Evangelho Segundo o Espíritismo on line

O Céu e o Inferno on line

A Gênese on line

Obras Póstumas on line

Estudos e Palestras

Agua from PAN1911