AS VISÕES DE DEUS:
(segundo a História e a Filosofia)
a) POLITEÍSMO — Crença na pluralidade de deuses, de acordo com a idéia dos homens ainda em atraso mental; costumes e lendas.
b) PANTEÍSMO — Deus se confundiria com o Universo e seria representado por tudo quanto nele existe; tudo no Universo é Deus. (Oriente).
c) DUALISMO — O Criador seria separado do Universo, como um Ser distinto, havendo a Criação e o Criador-Deus. (Ocidente).
d) MONISMO — O Universo estaria em Deus e fora de Deus; embora distinto do Universo, Deus transcende a tudo e é imanente a tudo. (visão espírita).
DOIS PRINCÍPIOS DO ESPIRITISMO, subordinados a um TERCEIRO (conforme Rino Curti, em Espiritismo e Reforma Íntima, páginas 19 e 20).
1.º — PRINCÍPIO INTELIGENTE: O ESPÍRITO
2.º — PRINCÍPIO MATERIAL: A MATÉRIA
(ambos governados por leis naturais e sujeitos às leis de causa e efeito) subordinados ao
3.º — PRINCÍPIO DAS CAUSAS: DEUS
O QUE É DEUS PARA O ESPIRITISMO: inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. (Questão n.º 1 em O Livro dos Espíritos). Há prova de que Deus existe, porque, de acordo com a lógica e com a ciência, não existe efeito sem causa. Quando o homem, com toda sua inteligência, não é capaz de produzir e, muito menos, explicar determinados efeitos (aos quais, pelo desconhecimento, batizam de “fenômenos” ou “mistérios”), cujas causas se acham acima do gênero humano, diz Allan Kardec: “É ESSA CAUSA QUE SE CHAMA DEUS, JEOVÁ, ALÁ, BRAMA, GRANDE ESPÍRITO ETC”. (do livro Obras Póstumas, n.º 1). Estudando-se CAUSA E EFEITO chega-se a DEUS, cientificamente. Pela FÉ, também, pois todos temos o sentimento intuitivo de uma força criadora.
ATRIBUTOS DA DIVINDADE:
a) DEUS É ETERNO. Se Ele tivesse tido um começo, teria saído do nada, ou, então, teria sido criado por um ser anterior. É assim que, pouco a pouco, remontamos ao infinito e à eternidade.
b) É IMUTÁVEL. Se Ele estivesse sujeito a mudanças as leis que regem o Universo não teriam nenhuma estabilidade.
c) É IMATERIAL. Quer dizer, sua natureza difere de tudo o que chamamos matéria, pois de outra forma Ele não seria imutável, estando sujeito às transformações da matéria.
d) É ÚNICO. Se houvesse muitos Deuses, não haveria unidade de vistas nem de poder na organização do Universo.
e) É TODO PODEROSO. Porque é único. Se não tivesse o poder soberano, haveria alguma coisa mais poderosa ou tão poderosa quanto Ele, que assim não teria feito todas as coisas. E aquelas que ele não tivesse feito seriam obra de um outro Deus.
f) É SOBERANAMENTE JUSTO E BOM. A sabedoria providencial das leis divinas se revela nas menores como nas maiores coisas, e esta sabedoria não nos permite duvidar da sua justiça nem da sua bondade.
(Apostila do Centro Espírita Ismael)