17 de dezembro de 2011

Estudo - Perfeição Moral


PERFEIÇÃO MORAL

VIRTUDE DA CARIDADE: pouco ou nada vale a prática de atos aparentemente meritórios, se tivermos por finalidade um retorno ou um crédito frio e calculado; aí não haverá virtude. ESCLARECEM OS ESPÍRITOS: “As virtudes são indícios de progresso no caminho do bem. A sublimidade da virtude consiste no sacrifício do interesse pessoal para o bem do próximo, sem segunda intenção. A MAIS MERITÓRIA É AQUELA QUE SE BASEIA NA CARIDADE MAIS DESINTERESSADA”. “Fazer o bem sem olhar a quem” — adágio popular.

INDÍCIO DE IMPERFEIÇÃO:  o mais característico indício de que ainda somos imperfeitos revela-se em nosso interesse pessoal. ENSINAM OS ESPÍRITOS: “Um homem pode possuir qualidades reais que o fazem, para o mundo, um homem de bem; mas essas qualidades, embora representem um progresso, não suportam a certas provas e basta ferir a tecla do INTERESSE PESSOAL para se descobrir o fundo. .. O APEGO ÀS COISAS MATERIAIS É UM INDÍCIO NOTÓRIO DE INFERIORIDADE; O HOMEM, ASSIM, POUCO COMPREENDE O SEU DESTINO”.

PRODIGALIDADE IRREFLETIDA OU ESBANJAMENTO: é preciso discernimento, para que os bens tenham destinação correta e bom emprego. EXPLICAM OS ESPÍRITOS: “A fortuna não é dada a alguns para ser lançada ao vento, como não o é a outros para ser encerrada num cofre. É um depositário de que terão de prestar contas... do bem que poderiam ter feito e não o fizeram; POR TODAS AS LÁGRIMAS QUE PODERIAM TER ENXUGADO COM O DINHEIRO DADO AOS QUE NÃO ESTAVAM, NA VERDADE, NECESSITADOS. “A cada um segundo sua necessidade”.

AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS PARA COISAS MATERIAIS: não há desdouro em adquirir conhecimentos científicos destinados a coisas e satisfações materiais, porque isso torna o homem capaz de aliviar o semelhante. SEGUNDO OS ESPÍRITOS, há elevação mais depressa para o Espírito, se este houver progredido intelectualmente. “NO INTERVALO DAS ENCARNAÇÕES APRENDE-SE AQUILO QUE, NA TERRA, DEMANDARIA ANOS: MAS NENHUM CONHECIMENTO É INÚTIL, POIS TODAS AS IDÉIAS ADQUIRIDAS AJUDAM O DESENVOLVIMENTO DO ESPÍRITO”.

CONTROLE DAS PAIXÕES: as paixões humanas, DIZEM OS ESPÍRITOS, são como um cavalo, que é útil quando governado e perigoso quando governa. “AS PAIXÕES SÃO ALAVANCAS QUE DUPLICAM A FORÇA DO HOMEM E O AJUDAM A CUMPRIR OS DESÍGNIOS DA PROVIDÊNCIA. MAS, SE EM VEZ DE AS DIRIGIR, O HOMEM SE DEIXA DIRIGIR POR ELAS, CAI NO EXCESSO E A PRÓPRIA FORÇA, QUE EM SUAS MÃOS PODERIA FAZER O BEM, RECAI SOBRE ELE E O ESMAGA”. “Toda paixão que aproxima o homem da Natureza animal o afasta da Natureza espiritual”. O PREDOMÍNIO DO ESPÍRITO SOBRE A MATÉRIA APROXIMA O HOMEM DA PERFEIÇÃO MORAL. Uma boa ajuda para superar as paixões é orar a Deus, com sinceridade e fervor.

O MAIS RADICAL DOS VÍCIOS — O EGOÍSMO: no fundo de todos os vícios humanos encontra-se o egoísmo, dele derivando todo o mal. ENSINAM OS ESPÍRITOS: “Quem nesta vida quiser se aproximar da perfeição moral deve extirpar do seu coração todo sentimento de egoísmo, porque é incompatível com a justiça, o amor e a caridade: ELE NEUTRALIZA TODAS AS OUTRAS QUALIDADES. O EGOÍSMO SE ENFRAQUECERÁ  COM A PREDOMINÂNCIA DA VIDA MORAL SOBRE A VIDA MATERIAL, porque o Espiritismo prega a mudança de hábitos para o bem.

O HOMEM DE BEM É O QUE SE CONHECE A SI MESMO: antes de ver os erros alheios, procura pelos seus; e pratica a Lei de Justiça, Amor e Caridade, na sua maior amplitude.

PROGRESSO DOS MUNDOS: fisicamente, os mundos progridem pela matéria; moralmente, pela elevação dos Espíritos que os habitam. A felicidade existe em razão do predomínio do bem sobre o mal; E A PREDOMINÂNCIA DO BEM É O RESULTADO DO PROGRESSO MORAL DOS ESPÍRITOS. O PROGRESSO MORAL LEVA À PERFEIÇÃO.

(Apostila Curso Básico de Educação Mediúnica – Ano I – Centro Espírita Ismael)

Obrigado pela Presença

Amigos em Cristo, agradecemos a presença, fiquem a vontade e sintam-se em casa, afinal esse espaço é de todos e para todos.
Deixe-nos sua opinião, critica e sugestão para assim melhorarmos esse nosso singelo cantinho de encontro fraterno.
envie-nos um e-mail espiritismoafontedoamoruniversal@hotmail.com


Evangelização Infantil

Visão Espírita do Carnaval

Conduza a sua leitura clicando no botão > .

GRUPO RELICARIO DE LUZ

GRUPO RELICARIO DE LUZ
Grupo Evangelização Espírita - Visitem esse blog amigo

Pensemos Nisso

O QUE MAIS SOFREMOS
O que mais sofremos no mundo –
Não é a dificuldade. É o desânimo em superá-la.
Não é a provação. É o desespero diante do sofrimento.
Não é a doença. É o pavor de recebê-la.
Não é o parente infeliz. É a mágoa de tê-lo na equipe familiar.
Não é o fracasso. É a teimosia de não reconhecer os próprios erros.
Não é a ingratidão. É a incapacidade de amar sem egoísmo.
Não é a própria pequenez. É a revolta contra a superioridade dos outros.
Não é a injúria. É o orgulho ferido.
Não é a tentação. É a volúpia de experimentar-lhe os alvitres.
Não é a velhice do corpo. É a paixão pelas aparências.
Como é fácil de perceber, na solução de qualquer problema, o pior problema é a carga de aflições que criamos, desenvolvemos e sustentamos contra nós.
(Espírito: ALBINO TEIXEIRA - Médium: Francisco Cândido Xavier - Livro: "Passos da Vida" - EDIÇÃO IDE)
__________________________________________________________

Vale a pena assistir

Vale a pena assistir

Documentário Peixotinho

________________________________________________________

Mensagem de Reflexão

"A fé ilumina, o trabalho conquista, a regra aconselha, a afeição reconforta e o sofrimento reajusta; no entanto, para entender os Desígnios Divinos a nosso respeito, é imperioso renovar-nos em espírito, largando a hera do conformismo que se nos arraiga no íntimo, alentada pelo adubo do hábito, em repetidas experiências no plano material".

Livro Palavras De Vida Eterna - Francisco Xavier pelo espírito de Emmanuel



O Livro dos Espíritos on line

O Livro dos médiuns on line

O Evangelho Segundo o Espíritismo on line

O Céu e o Inferno on line

A Gênese on line

Obras Póstumas on line

Estudos e Palestras

Agua from PAN1911