12 de dezembro de 2011

Estudo - Lei da Justiça, Amor e Caridade


LEI DE JUSTIÇA, AMOR E CARIDADE

CONCEITO DE JUSTIÇA: (definição de Ulpiano, jurista romano): “É A VONTADE CONSTANTE E PERPÉTUA DE DAR A CADA UM O QUE É SEU”. (Definição dos Espíritos, Q. 875, L.E.): “JUSTIÇA É O RESPEITO AOS DIREITOS DE CADA UM”. A justiça é um sentimento natural; Deus o concedeu ao homem.

JUSTIÇA DIVINA: (regra da Lei Natural): QUERER PARA OS OUTROS AQUILO QUE SE QUER PARA SI MESMO OU NÃO DESEJAR PARA OS OUTROS O QUE NÃO É NATURAL DESEJAR PARA SI.

JUSTIÇA DIVINA NA SUA PLENITUDE: (fundada na acepção espírita): O FATO DA REENCARNAÇÃO, PORQUE A FINALIDADE DESTA, PELA VONTADE DE DEUS, É CONCEDER AO HOMEM, AO SER PENSANTE ENCARNADO, A OPORTUNIDADE DE EXPIAR SEUS ERROS DE VIDA ANTERIOR E DE PROGREDIR PELO SEU PRÓPRIO ESFORÇO. Assim, Deus, por sua magnanimidade, usa da equidade e do amor celestiais, e põe na balança da Suprema Justiça as ações dos homens; com imparcialidade, sopesa os obstáculos que cada um teve na vida anterior, voluntária ou involuntariamente, e lhes concede, um a um, a chance de resgatar seus débitos, de reparar seus erros, através de provações da nova existência.

JUSTIÇA E DIREITO DE PROPRIEDADE: partindo do princípio de que todos têm o direito à vida, sendo este o primeiro dos direitos naturais, juntar o que conseguiu e, sem egoísmo, defender sua propriedade honesta. A PROPRIEDADE FRUTO DO TRABALHO É UM DIREITO NATURAL. O que aberra à Lei de Deus e à própria consciência dos homens de bem é o fato de, egoisticamente, o indivíduo acumular posses sem destino útil ou adquiridas em prejuízo alheio. HOJE, INCLUSIVE PERANTE A LEI DOS HOMENS, A PROPRIEDADE DEVE TER UMA DESTINAÇÃO SOCIAL, PARA MELHOR APROXIMAR-SE DA JUSTIÇA, EVITANDO QUE POUCOS TENHAM MUITO E MUITOS TENHAM POUCO.

A PALAVRA CARIDADE: (O Livro dos Espíritos, questão 886) — TEM O SENTIDO DE “BENEVOLÊNCIA PARA COM TODOS, INDULGÊNCIA PARA COM AS IMPERFEIÇÕES ALHEIAS, PERDÃO DAS OFENSAS”. “A caridade, segundo Jesus, não se restringe à esmola, mas abrange todas as relações com os nossos semelhantes, quer se trate de nossos inferiores, iguais ou superiores. Ela nos manda ser indulgentes porque temos necessidade de indulgência, e nos proíbe humilhar o infortúnio, ao contrário do que comumente se pratica...” (PORQUE FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO —Evangelho).

A CARIDADE SE TRADUZ EM: a) benevolência (procurar ser bondoso e persistir no bem, sempre); b) devotamento (dedicação consciente, sem esperar recompensa); c) indulgência ( tolerância, misericórdia, compreensão, perdão); sacrifício (renúncia, em favor de outrem mais necessitado).

AMOR AO PRÓXIMO: é o fundamento maior para a elevação espiritual. Amar a quem nos ama é muito fácil... Agora, “amar ao próximo como a si mesmo”, quando se trate de um inimigo, é preciso, de fato, muita grandeza de alma. Mas, lembre-se: “O ADVERSÁRIO QUE VOCÊ JULGA PERVERSO TALVEZ SEJA APENAS UM NECESSITADO DE COMPREENSÃO” (André Luiz, através de Chico Xavier, Sinal Verde)

AMAR AO PRÓXIMO COMO PRINCÍPIO DE SUPERIORIDADE: todos achamos os animais abaixo da nossa condição, mas quantos de nós, em muitos instantes, não agem animalescamente? NÃO SÃO A FORÇA, AS ARMAS, O DINHEIRO, A POSIÇÃO, NEM MESMO A CULTURA OU O CABEDAL INTELECTUAL QUE FAZEM O HOMEM SUPERIOR PERANTE DEUS; É PELA MENTE PERSEVERANDO NO BEM, QUE O SER HUMANO CRESCE. Amar ao próximo como a si mesmo não é covardia nem fraqueza; estas vêm do orgulho, apenas. QUANDO VENCEMOS O ORGULHO, O EGOÍSMO E O PRECONCEITO, CHEGAMOS À LEI DO AMOR.

(Curso Básico de Educação Mediúnica – Ano I – Centro Espírita Ismael)

Obrigado pela Presença

Amigos em Cristo, agradecemos a presença, fiquem a vontade e sintam-se em casa, afinal esse espaço é de todos e para todos.
Deixe-nos sua opinião, critica e sugestão para assim melhorarmos esse nosso singelo cantinho de encontro fraterno.
envie-nos um e-mail espiritismoafontedoamoruniversal@hotmail.com


Evangelização Infantil

Visão Espírita do Carnaval

Conduza a sua leitura clicando no botão > .

GRUPO RELICARIO DE LUZ

GRUPO RELICARIO DE LUZ
Grupo Evangelização Espírita - Visitem esse blog amigo

Pensemos Nisso

O QUE MAIS SOFREMOS
O que mais sofremos no mundo –
Não é a dificuldade. É o desânimo em superá-la.
Não é a provação. É o desespero diante do sofrimento.
Não é a doença. É o pavor de recebê-la.
Não é o parente infeliz. É a mágoa de tê-lo na equipe familiar.
Não é o fracasso. É a teimosia de não reconhecer os próprios erros.
Não é a ingratidão. É a incapacidade de amar sem egoísmo.
Não é a própria pequenez. É a revolta contra a superioridade dos outros.
Não é a injúria. É o orgulho ferido.
Não é a tentação. É a volúpia de experimentar-lhe os alvitres.
Não é a velhice do corpo. É a paixão pelas aparências.
Como é fácil de perceber, na solução de qualquer problema, o pior problema é a carga de aflições que criamos, desenvolvemos e sustentamos contra nós.
(Espírito: ALBINO TEIXEIRA - Médium: Francisco Cândido Xavier - Livro: "Passos da Vida" - EDIÇÃO IDE)
__________________________________________________________

Vale a pena assistir

Vale a pena assistir

Documentário Peixotinho

________________________________________________________

Mensagem de Reflexão

"A fé ilumina, o trabalho conquista, a regra aconselha, a afeição reconforta e o sofrimento reajusta; no entanto, para entender os Desígnios Divinos a nosso respeito, é imperioso renovar-nos em espírito, largando a hera do conformismo que se nos arraiga no íntimo, alentada pelo adubo do hábito, em repetidas experiências no plano material".

Livro Palavras De Vida Eterna - Francisco Xavier pelo espírito de Emmanuel



O Livro dos Espíritos on line

O Livro dos médiuns on line

O Evangelho Segundo o Espíritismo on line

O Céu e o Inferno on line

A Gênese on line

Obras Póstumas on line

Estudos e Palestras

Agua from PAN1911