Minissérie Chico Xavier estreia nesse mês
Produzida pela TV Globo, a minissérie Chico Xavier, derivada do filme que levou milhões ao cinema no ano passado, vai ao ar nos dias 25, 26, 27 e 28 de janeiro.Com cerca de uma hora a mais do que o conteúdo editado para o longa-metragem, a minissérie é resultado de um planejamento feito ainda à época das filmagens do longa.
Fonte: Boletim Eletrônico da FEB (Janeiro de 2011 - 2)
Depois de levar 3,4 milhões de espectadores às salas de cinema de todo Brasil, o sucesso ‘Chico Xavier’ chega à TV brasileira em forma de minissérie. Dividido em quatro episódios, o longa de Daniel Filho vai ao ar pela Globo entre os dias 25 e 28 de janeiro, logo após o ‘BBB 11’.
Para não repetir simplesmente o filme, que entrou em circuito em abril do ano passado, será disponibilizada mais de uma hora de cenas inéditas, gravadas enquanto o longa foi produzido. As imagens não foram excluídas no processo de edição original pois tanto a emissora quanto Daniel Filho já pensavam em transformar o longa em minissérie.
“Quando começamos a filmar, já sabíamos que haveria um projeto para a TV depois. Não sabíamos quais cenas seriam usadas em um ou outro, pois para mim todas eram importantes, fortes e boas”, explica o diretor, que faz questão de frisar que as ‘novas’ imagens só não estavam na trama original por causa das diferenças entre a linguagem da TV e a do cinema.
“O mais importante é que não foram cenas que sobraram e foram excluídas. As sequências escolhidas para o filme e para a série são opções diferentes de contar a história”, emenda.
Baseado no livro ‘As Vidas de Chico Xavier’, do jornalista Marcel Souto Maior, a série narra os 92 anos da vida do maior médium brasileiro de todos os tempos. Os episódios contam detalhes da história do garoto de infância pobre, que saiu de Pedro Leopoldo, em Minhas Gerais, e que levou à risca o princípio de amar ao próximo.
O público vai conferir o período da infância de Chico com algumas mudanças em relação ao que foi mostrado no cinema. A série começa com as primeiras manifestações mediúnicas do menino, vendo e ouvindo espíritos já na escola, e surpreendendo os professores com uma linguagem rebuscada. São mostradas ainda as agressões da madrasta (Giulia Gam), além do período em que o menino larga a escola e começa a trabalhar para ajudar a família.
A vida adulta (Ângelo Antônio) também é mostrada com al<CW-10>go a mais. Depois de ser doutrinado no espiritismo e conhecer Emmanuel (André Dias), seu guia espiritual, Chico se muda para Uberaba, em Minas, e abre a Casa da Prece, dedicando todo seu tempo a ajudar os outros. Laura Cardoso faz participação especial e inédita, no papel dela mesma. “A vida dele em Uberaba é mais detalhada. Mostra quando e por que começa a psicografar as cartas”, adianta Daniel Filho, que também dedica um espaço ao Chico mais velho (Nelson Xavier) e já doente.
“Vai mostrar mais o cotidiano dele velho”, conta Nelson. “Vou travar alguns diálogos mais fortes com o Chico após as entrevistas”, emenda Tony Ramos, que vive o diretor de televisão Orlando, personagem que perdeu o filho e está cada vez mais cético em relação ao mundo espiritual.