A escala espírita é, segundo Kardec, a chave
da ciência espírita ,
pois estabelece o parâmetro
entre o grau
aparente dos espíritos
encarnados e desencarnados. No primeiro caso , é mais fácil de definir seu grau aparente pelos seus escritos , opiniões ,
linguagem , estilo ,
conhecimento das coisas
e do mundo espiritual ,
etc; no segundo , podemos avaliar ,
mas será sempre
uma avaliação subjetiva , já que , em muitos casos , espíritos
de grande evolução
desempenham tarefas na Terra
de total obscuridade
e suas capacidades
ob-nubladas por circunstâncias
que dependem de cada
caso . P. 180 L.E.
Essa escala vem sendo desprezada ou
pouco estudada, e dessa falta de estudo ,
nascem as distorções e as infiltrações
do joio na seara
espírita , pois que é aceita qualquer
mensagem do plano
dos espíritos como
sendo de espíritos superiores .
Vejamos a pergunta 97 do L. E.
97. As ordens
ou graus
de perfeição dos Espíritos
são em
número determinado ?
“São ilimitadas em
número , porque
entre elas
não há linhas
de demarcação traçadas como barreiras ,
de sorte que
as divisões podem ser
multiplicadas ou restringidas livremente ”.
“Na primeira ,
colocar-se-ão os que atingiram a perfeição máxima :
os puros Espíritos .
Formam a segunda os que
chegaram ao meio da escala :
o desejo do bem
é o que neles predomina. Pertencerão à terceira os que
ainda se acham na parte
inferior da escala :
os Espíritos imperfeitos .
A ignorância , o desejo
do mal e todas as paixões
más que lhes
retardam o progresso , eis o que os
caracteriza.”
Excetuando os espíritos puros , em que não há divisão entre eles , as classes se interpenetram, já
que não
há uma fórmula mágica
de identificação . O que
se pode fazer é observar suas características ,
para que
essas indiquem para onde
apontam seus caracteres
gerais . Não
existe evolução em
linha reta ,
aliás , nem
trem anda
em linha
reta e, uma reta
é uma curva grande .
Então como
faremos para nomear os espíritos em relação ao seu grau evolutivo ?
É uma boa pergunta . Vamos para
a maior autoridade
em espiritismo ,
a Codificação .
Existem três grandes ordens definidas pelos
espíritos :
Espíritos bons
Espíritos puros
98. Os Espíritos
da segunda ordem ,
para os quais
o bem constitui a preocupação
dominante , têm o poder
de praticá-lo?
“Cada um deles
dispõe desse poder , de acordo
com o grau
de perfeição a que
chegou. Assim , uns possuem a ciência , outros
a sabedoria e a bondade .
Todos , porém ,
ainda têm que
sofrer provas ”.
A resposta dos espíritos
a Kardec é clara , existe uma diferença grande
entre os espíritos
e essa diferença não
é rompida em uma encarnação ,
existe uma ordem natural ,
como tudo
em a natureza .
99. Os da terceira
categoria são
todos essencialmente
maus ?
“Não ;
uns há que não
fazem nem o mal
nem o bem ; outros , ao contrário ,
se comprazem no mal e ficam satisfeitos quando
se lhes depara ocasião
de praticá-lo. Há também os levianos ou estouvados , mais
perturbadores do que malignos , que
se comprazem antes na malícia do que
na malvadez e cujo
prazer consiste em
mistificar e causar pequenas contrariedades ,
de que se riem”.
100. OBSERVAÇÕES
PRELIMINARES . — A classificação dos Espíritos se baseia no grau
de adiantamento deles, nas qualidades que já adquiriram e nas imperfeições
de que ainda
terão de despojar-se. Esta classificação, aliás ,
nada tem de absoluta .
De um
grau a outro
a transição é insensível
e, nos limites
extremos , os matizes
se apagam, como nos
reinos da natureza ,
como nas cores
do arco-íris , ou ,
também , como
nos diferentes
períodos da vida
do homem . Podem, pois ,
formar-se maior ou
menor número
de classes , conforme
o ponto de vista
donde se considere a questão . Dá-se aqui o que se
dá com todos
os sistemas de classificação científica , que
podem ser mais
ou menos
completos , mais
ou menos
racionais , mais
ou menos
cômodos para
a inteligência . Sejam, porém ,
quais forem, em
nada alteram as bases
da ciência . Assim ,
é natural que
inquiridos sobre este
ponto , hajam os Espíritos
divergido quanto ao número
das categorias , sem
que isto
tenha valor algum .
Entretanto , não
faltou quem se agarrasse a esta contradição aparente ,
sem refletir
que os Espíritos
nenhuma importância ligam ao que é puramente
convencional . Para
eles , o pensamento
é tudo . Deixam-nos a nós a forma , a escolha dos termos ,
as classificações, numa palavra , os sistemas .
Façamos ainda
uma consideração que
se não deve jamais
perder de vista ,
a de que entre
os Espíritos , do mesmo
modo que
entre os homens ,
há os muito ignorantes ,
de maneira que
nunca serão
demais as cautelas
que se tomem contra
a tendência a crer
que , por
serem Espíritos , todos
devam saber tudo .
Qualquer classificação exige método , análise
e conhecimento aprofundado do assunto . Ora ,
no mundo dos Espíritos ,
os que possuem limitados conhecimentos são ,
como neste mundo ,
os ignorantes , os inaptos
a apreender uma síntese ,
a formular um
sistema . Só
muito imperfeitamente
percebem ou compreendem uma
classificação qualquer . Consideram da
primeira categoria
todos os Espíritos
que lhes
são superiores ,
por não
poderem apreciar as gradações
de saber , de capacidade
e de moralidade que
os distinguem, como sucede entre nós a um homem rude com relação aos civilizados.
Os Espíritos ,
em geral ,
admitem três categorias
principais , ou
três grandes
divisões . Na última ,
a que fica na parte
inferior da escala ,
estão os Espíritos imperfeitos ,
caracterizados pela predominância da matéria
sobre o Espírito
e pela propensão
para o mal .
Os da segunda se caracterizam pela predominância
do Espírito sobre
a matéria e pelo
desejo do bem :
são os bons
Espíritos . A primeira ,
finalmente , compreende os Espíritos puros ,
os que atingiram o grau
supremo da perfeição .
Esta divisão
nos pareceu perfeitamente
racional e com
caracteres bem
positivados. Só nos
restava pôr em
relevo , mediante
subdivisões em
número suficiente ,
os principais matizes
do conjunto . Foi o que
fizemos, com o concurso
dos Espíritos , cujas benévolas instruções jamais
nos faltaram.
Faremos, todavia ,
notar que estes não ficam
pertencendo, exclusivamente , a tal ou tal classe . Sendo sempre gradual
o progresso deles e muitas vezes mais
acentuado num sentido do que em outro , pode acontecer que muitos
reúnam em si
os caracteres de várias categorias , o que
seus atos
e linguagem tornam possível
apreciar-se. Allan Kardec
Superioridade relativa
e absoluta
256. À medida
que os Espíritos
se purificam e elevam na hierarquia , os caracteres distintivos
de suas personalidades
se apagam, de certo modo ,
na uniformidade da perfeição ; nem
por isso ,
entretanto , conservam eles menos suas individualidades .
É o que se dá com
os Espíritos superiores
e os Espíritos puros .
Nessa culminância, o nome que tiveram na Terra , em uma das mil existências corporais
efêmeras por que
passaram, é coisa absolutamente
insignificante . L M.CAP. XXIV.
Os da primeira
ordem são
os Espíritos superiores ,
que se distinguem dos outros pela sua perfeição , seus conhecimentos ,
sua proximidade
de Deus , pela
pureza de seus
sentimentos e por
seu amor
do bem : são
os anjos ou
puros Espíritos . AK.
L.E. introdução .
Os Espíritos
superiores se comprazem nas reuniões sérias, onde
predominam o amor do bem
e o desejo sincero ,
por parte
dos que as compõem, de se instruírem e
melhorarem. AK. L.E. introdução .
Os Espíritos
superiores não
se preocupam absolutamente com a forma . Para
eles , o fundo
do pensamento é tudo . AK.
L.E. introdução .
192. Pode alguém ,
por um
proceder impecável
na vida atual ,
transpor todos
os graus da escala
do aperfeiçoamento e tornar-se Espírito puro , sem passar por outros graus intermédios ?
“Não ,
pois o que o homem julga perfeito
longe está da perfeição .
Há qualidades que
lhe são
desconhecidas e incompreensíveis . Poderá
ser tão perfeito quanto
o comporte a sua natureza
terrena , mas
isso não
é a perfeição absoluta .
Dá-se com o Espírito
o que se verifica com
a criança que ,
por mais
precoce que
seja, tem de passar pela
juventude , antes
de chegar à idade
da madureza ; e também
com o enfermo
que , para recobrar a saúde , tem
que passar pela convalescença .
Demais , ao Espírito
cumpre progredir em
ciência e em
moral . Se somente
se adiantou num sentido , importa se adiante no outro ,
para atingir o extremo superior
da escala . Contudo ,
quanto mais
o homem se adiantar
na sua vida
atual , tanto
menos longas e penosas lhe serão as provas que se
seguirem.”
243. E o futuro ,
os Espíritos o conhecem?
“Ainda isto depende da elevação
que tenham conquistado. Muitas vezes , apenas o
entrevêem, porém nem
sempre lhes
é permitido revelá-lo. Quando o vêem, parece-lhes presente .
À medida que
se aproxima de Deus , tanto mais claramente o Espírito
descortina o futuro .
Depois da morte ,
a alma vê
e apreende num golpe de vista suas passadas
migrações, mas não
pode ver o que
Deus lhe
reserva . Para
que tal
aconteça, preciso é que ,
ao cabo de múltiplas existências , se haja integrado nele.”
a) — Os Espíritos
que alcançaram a perfeição
absoluta têm conhecimento
completo do futuro ?
“Completo não
se pode dizer , por
isso que
só Deus
é soberano Senhor
e ninguém o pode igualar ”.
( Parte do texto de Jorge Medeiros - Fonte: internet)