21 de março de 2011

O Pai Nosso

O PAI NOSSO
Texto adaptado de SEVERINO CELESTINO DA SILVA
O principal sentido da oração deve ser a de evidenciar a nossa humildade perante a grandeza de Deus.
Temos o costume de realizar nossas orações com a finalidade precípua de pedir sempre alguma coisa a Deus. É comum realizarmos as nossas orações solicitando a Deus alguma benesse pessoal.
O Sidur, livro de orações judaicas, classifica a oração em quatro tipos, sendo a oração de pedidos apenas um desses quatro tipos existentes. As demais são as orações de agradecimento, louvor a Deus e as preces de introspecção e confissão. 
Na verdade, o verbo hebraico rezar – lehitpalel- não significa “rogar” ou “suplicar” a Deus, como muitos imaginam. Ele provém de um radical hebraico palel que significa “julgar”; portanto lehitpalel -- rezar pode ser traduzido também como julgar a si mesmo.
Não devemos esquecer que Jesus, na sua condição de judeu, nos ensina no Sermão do Monte (Evangelho de Mateus em seu capítulo 6, versículos 9 – 13) como deve ser realizada a nossa oração.
Apresentaremos aqui o Pai Nosso traduzido diretamente do texto hebraico em comparação com as traduções dos textos gregos e dos latinos, utilizadas no Cristianismo oficial:  
Pai nosso dos Céus, Santo é Teu nome, 
Venha o Teu reino, Tua vontade se faz na terra, como também nos Céus. 
Dá-nos hoje nossa parte de pão. 
Perdoa as nossas culpas, quando tivermos perdoado a culpa dos nossos devedores. 
Não nos deixes entregues a provação, porque assim nos resgatas do mal. 
Amen 
A pronúncia hebraica é assim: 
Avinu shebashamaim 
itkadash shemechá 
tavô malekutechá 
ie'assé rtsonechá baárets kaasher naassá bashamaim 
ten-lanu haiom léchem chuknu 
uslách-lanu et-ashmatenu 
caasher solchim anachnu laasher ashmu lanu 
veal-tevienu lidei massá 
ki im-hatsilenu min-hará' 
amén
Jesus ensina como, humildemente, devemos nos dirigir a Deus.
Observe que Ele não diz Meu Pai, mas Pai Nosso. Pai Nosso significa Pai de todos.
Estamos no mesmo nível de necessidades. Falamos como se estivéssemos pedindo para todos e não apenas para mim. 
PAI NOSSO DOS CÉUS
E não pai nosso que estás nos céus, como se tem dito até hoje. Deus está em toda parte, Ele é Senhor de tudo, dos Céus e também da Terra - e não de uma região geográfica restrita, circunscrita, limitada e determinada. Pode ser dito também Pai Nosso que és dos Céus, mas nunca, que estás nos Céus.
SANTO É TEU NOME
Ou Santo será Teu nome e não santificado seja o vosso nome. Deus já é santo independente de que desejemos ou não, que ELE seja. Na frase, o verbo hebraico – kidesh – Santificar, Consagrar, colocado no incompleto ou futuro, nos transporta para o sentido de que Deus será Santo, Será consagrado. No entanto, como para Deus não existe passado, presente ou futuro, ficamos com a tradução, Santo é Teu Nome. A Expressão – Itkadash shemechá – Santo é o Teu Grande Nome está no Kadish, que é a oração recitada pelos Judeus enlutados e  consta do Sidur, o livro de orações judaicas.
VENHA O TEU REINO
E não venha a nós o vosso reino. A preposição hebraica refere-se à segunda pessoa do singular (tu)   malecutechá-teu reino. O Verbo Bá=Vir está colocado no texto hebraico, no incompleto ou futuro tavô. No entanto, ele substitui o Bô que é a primeira pessoa do imperativo relativo tsivui, que exprime o desejo da Tua vinda: VENHA! Portanto, Venha o teu reino, indistintamente para todos os seres do planeta. Aqui, ensina-nos Jesus que o Reino Divino vem indistintamente para os animais, plantas, aves, peixes, os seres vivos como um todo e não apenas para NÓS, os humanos. 
TUA VONTADE SE FARÁ NA TERRA COMO TAMBÉM NOS CÉUS
E não seja feita a vossa vontade assim na terra como nos céus. A vontade d`Ele é suprema e irreversível. Independente do nosso consentimento, Ela se fará. O que Deus determinou, desde a criação do mundo, continuará inalterável. Aqueles que, por ventura, se desviarem da harmonia colocada por Ele no universo, colherão este desvio nas proporções que o provocaram.
DÁ-NOS HOJE NOSSA PARTE DE PÃO
E não o pão nosso de cada dia nos dai-nos hoje. Assim parece que estamos pedindo o pão de todos os dias, para hoje. Só Deus sabe do que precisamos e também quando devemos e merecemos  receber. O texto hebraico fala “lechém chuknu”- parte de pão. Portanto, devemos pedir humildemente só uma parte do que merecemos, ou daquela que Deus decidiu nos dar.
PERDOA AS NOSSAS CULPAS QUANDO PERDOARMOS AS CULPAS DOS NOSSOS DEVEDORES
E não, perdoa as nossas dívidas assim como nós perdoamos aos nossos devedores.  Aqui está condicionado que o nosso perdão vem como conseqüência natural do perdão prévio que nós já realizamos. É a Lei de causa e efeito. É a colheita natural da nossa semeadura. Deus não premia e não pune - cada um colhe exatamente o que plantou.
Temos ainda a certeza de que, ao atingirmos a perfeição, no reino da plenitude evolutiva, ninguém deve nada a ninguém. Todos estão em pleno estado de harmonia pela evolução atingida e nenhuma dívida a mais nos será cobrada.  
NÃO NOS DEIXES ENTREGUES À PROVAÇÃO
Diferente de não nos deixeis cair em tentação como se tem traduzido até hoje. A expressão hebraica  lidei massá significa  para as mãos da provação. A palavra hebraica que está aplicada no texto é massá. E massá significa prova, provação e não tentação. É a mesma palavra que se encontra em Gênesis 22:1, onde Iahvéh põe à prova Abraão. Ele não tenta Abraão ao lhe propor o sacrifício do seu filho Isaac. Iahvéh põe à prova o povo de Israel e não o tenta.  Passar por provações não é fácil, porisso Jesus nos ensina a solicitar de Deus toda assistência possível, frente a elas, pedindo que Ele não nos abandone nas horas da provação, ou seja, não nos deixe entregue à nossa própria sorte.
PORQUE ASSIM NOS RESGATAS DO MAL
Se tivermos a assistência de Deus, através da nossa conexão com Ele durante as provações, com certeza resgataremos todo o mal. A expressão “hatsilenu min-hará” significa nos resgatará do mal ou nos libertará do mal. 
AMEN
Palavra hebraica que exprime o desejo de que se cumpra o nosso pedido. Que assim aconteça segundo o nosso pedido. Que assim seja.

"Conhecereis a Verdade"

CONHECEREIS A VERDADE

Se a dor do hoje e a duvida do amanha lhe afligem o ser, eleve seu pensamento a Deus, ore com Fé e devoção, pois nosso Pai é o Senhor Supremo de Bondade Infinita e da Soberana Justiça.
Ele sabe o que necessitas para desvencilhar das armadilhas do caminho e o que devemos fazer para crescer espiritualmente.
Se o fardo da provação vos parecer pesado, reflita sobre a existência de nosso mestre amado Jesus, que mesmo quando ferido e maculado na carne, continuou sua jornada, demonstrando total resignação e confiança na Providencia Divina,
Seus ensinamentos foram fixados em nossos corações através do evangelho do Amor e da abnegação em prol do próximo.
Que possas vivenciar a cada dia a verdadeira caridade e a humildade sincera, para que assim vossa imperfeição não seja um pretexto para evitar o trabalho de serventia ao Pai e de auxilio ao necessitado.
Que encontre na dedicação plena e na disciplina, as ferramentas necessárias para burilar vosso espírito e transformar vosso ser através da cirurgia moral.
Que o orgulho e a vaidade sejam apenas palavras a serem utilizadas como exemplos de sentimentos comparáveis a ancora no barco da evolução, onde inibem a continuidade do progresso e a movimentação rumo à ascensão espiritual.
Que vossa real conduta e o sentimento puro sejam os norteadores dos irmãos necessitados em busca de amparo. 
Que Deus se torne vivo em vós, assim como vós estais vivo em Sua obra Divina.
(Pelo espírito Antônio Carlos Gonzaga)

"Anseio da Renovação"

PRECE ANSEIO DA RENOVAÇÃO

Pai de amor imaculado e infinda benevolência, que nos revolvamos perfeitos através da conduta sincera com vossos ensinamentos.
Que consigamos acolher aos anseios da alma e purificar nossos sentimentos, que sejamos guiados para a luz do verdadeiro amor e da Fe renovadora.
Que tenhamos a certeza de vossa presença constante em nossa existência e possamos perpetuar o amor e a união.
Que saibamos aproveitar a oportunidade desde novo alvorecer e trabalharmos para que nossa jornada seja mais produtiva.
Que as sementes plantadas hoje no jardim do coração, tornem-se arvores frondosas e abrolhem doces frutos.
Que nossos atos sejam motivados pela verdadeira humildade e pela caridade sincera e assim sirvamos sempre com dedicação e afeto.
Pai, ensina-nos a ouvir e compreender, a não julgar e acima de tudo, auxilia-nos a perdoar.
(Pelo espírito Paulo)

"Lindos Casos de Chico Xavier"


Solidão Aparente
Livro: Lindos Casos de Chico Xavier
Ramiro Gama
Em meados de 1932, o "Centro Espírita Luiz Gonzaga" estava reduzido a um quadro de cinco pessoas, José Hermínio Perácio, D. Cármen Pena Perácio, José Xavier, D. Geni Pena Xavier e o Chico. Os doentes e obsidiados surgiram sempre, mas, logo depois das primeiras melhoras, desapareciam como por encanto. Perácio e senhora, contudo, precisavam transferir-se para Belo Horizonte por impositivos da vida familiar. O grupo ficou limitado a três companheiros.
D. Geni, porém, a esposa de José Xavier, adoeceu e a casa passou a contar apenas com os dois irmãos.
José, no entanto, era seleiro e, naquela ocasião, foi procurado por um credor que lhe vendia couros, credor esse que insistia em receber-lhe os serviços noturnos, numa oficina de arreios, em forma de pagamento.
Por isso, apesar de sua boa vontade, necessitava interromper a freqüência ao grupo, pelo menos, por alguns meses.
Vendo-se sozinho, o Médium também quis ausentar-se.
Mas, na primeira noite, em que se achou a sós no centro, sem saber como agir, Emmanuel apareceu-lhe e disse:
─ Você não pode afastar-se. Prossigamos em serviço.
─ Continuar como? Não temos frequentadores...
─ E nós? - disse o espírito amigo. Nós também precisamos ouvir o Evangelho para reduzir nossos erros. E, além de nós, temos aqui numerosos desencarnados que precisam de esclarecimento e consolo. Abra a reunião na hora regulamentar, estudemos juntos à lição do Senhor, e não encerre a sessão antes de duas horas de trabalho.
Foi assim que, por muitos meses, de 1932 a 1934, o Chico abria o pequeno salão do Centro e fazia a prece de abertura, às oito da noite em ponto.
Em seguida, abria o Evangelho Segundo o Espiritismo, ao acaso, e lia essa ou aquela instrução, comentando-a em voz alta.
Por essa ocasião, a vidência nele alcançou maior lucidez. Via e ouvia dezenas de almas desencarnadas e sofredoras que iam até o grupo, à procura de paz e refazimento. Escutava-lhes as perguntas e dava-lhes respostas sob a inspiração direta de Emmanuel. Para os outros, no entanto, orava, conversava e gesticulava sozinho... E essas reuniões de um Médium a sós com os desencarnados, no Centro, de portas iluminadas e abertas, se repetiam todas as noites de segundas e sextas-feiras. 

Obrigado pela Presença

Amigos em Cristo, agradecemos a presença, fiquem a vontade e sintam-se em casa, afinal esse espaço é de todos e para todos.
Deixe-nos sua opinião, critica e sugestão para assim melhorarmos esse nosso singelo cantinho de encontro fraterno.
envie-nos um e-mail espiritismoafontedoamoruniversal@hotmail.com


Evangelização Infantil

Visão Espírita do Carnaval

Conduza a sua leitura clicando no botão > .

GRUPO RELICARIO DE LUZ

GRUPO RELICARIO DE LUZ
Grupo Evangelização Espírita - Visitem esse blog amigo

Pensemos Nisso

O QUE MAIS SOFREMOS
O que mais sofremos no mundo –
Não é a dificuldade. É o desânimo em superá-la.
Não é a provação. É o desespero diante do sofrimento.
Não é a doença. É o pavor de recebê-la.
Não é o parente infeliz. É a mágoa de tê-lo na equipe familiar.
Não é o fracasso. É a teimosia de não reconhecer os próprios erros.
Não é a ingratidão. É a incapacidade de amar sem egoísmo.
Não é a própria pequenez. É a revolta contra a superioridade dos outros.
Não é a injúria. É o orgulho ferido.
Não é a tentação. É a volúpia de experimentar-lhe os alvitres.
Não é a velhice do corpo. É a paixão pelas aparências.
Como é fácil de perceber, na solução de qualquer problema, o pior problema é a carga de aflições que criamos, desenvolvemos e sustentamos contra nós.
(Espírito: ALBINO TEIXEIRA - Médium: Francisco Cândido Xavier - Livro: "Passos da Vida" - EDIÇÃO IDE)
__________________________________________________________

Vale a pena assistir

Vale a pena assistir

Documentário Peixotinho

________________________________________________________

Mensagem de Reflexão

"A fé ilumina, o trabalho conquista, a regra aconselha, a afeição reconforta e o sofrimento reajusta; no entanto, para entender os Desígnios Divinos a nosso respeito, é imperioso renovar-nos em espírito, largando a hera do conformismo que se nos arraiga no íntimo, alentada pelo adubo do hábito, em repetidas experiências no plano material".

Livro Palavras De Vida Eterna - Francisco Xavier pelo espírito de Emmanuel



O Livro dos Espíritos on line

O Livro dos médiuns on line

O Evangelho Segundo o Espíritismo on line

O Céu e o Inferno on line

A Gênese on line

Obras Póstumas on line

Estudos e Palestras

Agua from PAN1911