23 de agosto de 2012

Léon Denis - Espíritos e Médiuns


III
Natureza da Mediunidade

Chama-se mediunidade, o conjunto de faculdades que permitem ao ser humano comunicar-se com o Mundo Invisível.
O médium desfruta, por antecipação, dos meios de percepção e de sensação que pertencem mais à vida do espírito que à do homem, por isso tem o privilégio de servir de traço de união entre eles.
Temos que ver nesse estado o resultado da lei de evolução e não um efeito regressivo, uma tara, como crêem certos fisiologistas, que comparam os médiuns a histéricos e enfermos. Esse equívoco provém do fato de a grande sensibilidade e a impressionabilidade de certos médiuns provocar em seu organismo físico perturbações sensoriais e nervosas; mas esses casos são exceções, que seria errado generalizar, porque a maioria dos médiuns possui boa saúde e um perfeito equilíbrio mental.
Toda extensão das percepções da alma é uma preparação para uma vida mais ampla e mais elevada, uma saída aberta a um horizonte mais vasto. Sob este ponto de vista, as mediunidades, em conjunto, representam uma fase transitória entre a vida terrestre e a vida livre do espaço.
O primeiro fenômeno desse gênero, que chamou a atenção dos homens, foi o da visão. Por ela se revelaram, desde a origem dos tempos, a existência do mundo do Além e a intervenção, entre nós, das almas dos mortos. Estas manifestações, ao se repetirem, deram nascimento ao culto dos espíritos, ponto de partida e base de todas as religiões. Depois, as relações entre os habitantes da Terra e do Espaço se estabeleceram das mais diversas e variadas formas, que se foram desenvolvendo através dos tempos, sob diferentes nomes, mas todas partem de um único princípio.
Por meio da mediunidade sempre existiu um laço entre ambos os mundos, uma via traçada pela qual a alma humana recebia revelações, gradualmente mais elevadas, acerca do bem e do dever, luzes cada vez mais vivas sobre seus destinos imortais.
Os grandes espíritos, por motivo de sua evolução, adquirem conhecimentos progressivamente mais amplos e se convertem em instrutores, em guias dos humanos cativos na matéria.
A autoridade e o prestígio de seus ensinamentos ficam realçados ainda mais pelas profecias, pelas previsões que os precedem ou os acompanham.
Em outra parte estudamos, detalhadamente, os diferentes gêneros de mediunidade e os fenômenos que produzem.
Então pode-se ver como se estabeleceu a comunicação dos vivos e dos mortos; como se constitui essa fronteira ideal onde as duas humanidades, uma visível e a outra invisível, entram em contato; como, graças a essa penetração, se estende e se esclarece nosso conhecimento da vida futura, a noção que possuímos das leis morais que a regem, com todas as suas conseqüências e suas sanções.
Por todos os procedimentos medianímicos, os espíritos superiores se esforçam em trazer a alma humana das profundidades da matéria para as altas e sublimes verdades que regem o Universo, para que se revistam dos altos fins da vida e encarem a morte sem terror, para que aprendam a desprender-se dos bens passageiros da Terra e prefiram os bens imperecíveis do espírito.
A alma não pode achar harmonia senão no conhecimento e na prática do bem, e somente dessa harmonia é que flui, para ela, a felicidade.
Aos espíritos superiores se unem as almas amigas dos parentes mortos, cuja solicitude continua estendendo-se sobre nós, assistindo-nos em nossas dolorosas lutas contra a adversidade e contra o mal.
Assim, a mediunidade bem exercida se converte em um manancial de luzes e consolos. Por seu intermédio, as vozes do Alto nos dizem: “Escutai nossas chamadas; vós que buscais e chorais não estais abandonados... Temos sofrido para lograr estabelecer um meio de comunicação entre o vosso mundo esquecido e o nosso mundo de recordações.
A mediunidade já não se verá enxovalhada, menosprezada, maldita, porque os homens já não poderão desconhecê-la. Ela é o único laço possível entre os vivos e nós, a quem nos chamam mortos.
Esperai, não deixaremos fechar-se a porta que temos entreaberta para que, em meio às vossas dúvidas e vossas inquietudes, possais entrever as claridades celestes.”
Depois de haver mostrado o grande papel da mediunidade, convém assinalar as dificuldades que existem em sua aplicação. Em primeiro lugar são escassos os bons médiuns, não porque lhes faltam faculdades notáveis, mas por ficarem logo sem utilidade prática por falta de estudos sérios e profundos.
Muitos médiuns se escondem nos círculos íntimos, nas reuniões familiares, ao abrigo das exigências exageradas e dos contatos desagradáveis.
Quantas jovens de organismo delicado, quantas senhoras que conhecemos, retraídas pelo temor à crítica e às más línguas, afogam e perdem bonitas faculdades medianímicas por não empregá-las bem, com uma boa direção!
Os adversários do Espiritismo sempre se dedicaram a denegrir médiuns, acusando-os de fraude, procurando fazê-los passar por neuróticos e tratando, por todos os meios, de desviá-los de sua missão; sabendo que o médium é condição essencial dos fenômenos, esperam, desse modo, destruir o Espiritismo em seu alicerce.
É importante que façamos fracassar essa tática e, para isso, temos de dar ânimo e ajuda aos médiuns, rodeando o exercício de suas faculdades de todas as precauções necessárias.
A guerra ceifou milhões de vidas em plena juventude e virilidade. As epidemias, os açoites de todas as classes, deixaram enormes vazios no seio das famílias. Todos esses espíritos tratam de se manifestar àqueles a quem amaram na Terra, para provar-lhes seu afeto, sua ternura, para secar suas lágrimas, para acalmar suas dores.
Por outra parte, as mães, as viúvas, as noivas, os órfãos, todos estendem suas mãos e seus pensamentos para o céu, na angustiosa espera de notícias de seus mortos, ávidos de recolher provas de sua presença, testemunhos de sua sobrevivência.
Quase todos possuem faculdades latentes e ignoradas que poderiam permitir-lhes estabelecer relações com seus mortos.
Por todas as partes existem possibilidades de se estabelecer um elo entre essas duas multidões de seres que se buscam, se atraem e desejam fundir seus sentimentos e seus corações em uma comum harmonia.
O Espiritismo e a mediunidade são os únicos que podem realizar essa doce e santa comunhão e trazer, a todos, a paz, a serenidade da alma que dá fortaleza e convicção.
É sobretudo entre essas vítimas da guerra cruel, no seio do povo, entre os humildes, os pequenos, os modestos, que se há de buscar os recursos psíquicos que permitam aos nossos amigos do espaço proporcionar-nos provas da persistência de sua vitalidade e da nossa reunião futura.
Quantas faculdades dormem silenciosamente no fundo desses seres, esperando a hora de florescer, de produzir frutos de verdade e de beleza moral!
Neste aspecto, grande é a tarefa que cabe aos espíritos esclarecidos, aos abnegados crentes, aos apóstolos da grande doutrina.
Seu dever é sacudir a indiferença de uns, a apatia de outros, ir ao encontro de todos esses agentes obscuros da obra de renovação, instruí-los, pôr em ação os recursos escondidos, as riquezas insuspeitadas que possuem e conduzi-los ao fim assinalado. Para cumprir essa tarefa, há que se possuir ciência e fé. Graças a esta última, e por análogos procedimentos, os apóstolos dos primeiros tempos do Cristianismo suscitaram ao seu redor “os milagres” e, com eles, o entusiasmo religioso que devia transformar a face do globo.
Em nossos dias, é necessário não somente a fé ardente, mas também o conhecimento das leis precisas que regem os mundos visível e invisível com o fim de facilitar sua harmonia, sua recíproca interpretação, separando da experimentação os elementos de erros, de perturbação e de confusão.
Com um adestramento gradual, veremos ampliar-se o círculo das percepções e das sensações psíquicas, e ficará evidenciada a mais imponente certeza da perenidade do princípio vital que nos anima.
A alma humana aprenderá a conhecer as sombras e os esplendores do Mais-Além e, neste conhecimento, achará uma trégua para suas dores e um manancial de força na desgraça em frente à morte.

(Léon Denis - Espíritos e Médiuns - Traduzido do Francês - Esprits et Médiums – 1921)

22 de agosto de 2012

apresentação do livro


Livreto de historias e contos

 Pelo espírito Antônio Carlos Vieira



SINGELO PEREGRINO


Ensinos de Um Doce Rabi Peregrino


  


Conta-se uma lenda que em uma cidade distante, existe um pobre mendigo, todo sujo e maltrapilho, que em todas as tardes aparece no centro da praça desta cidade e logo que surge todos saem de seus lares e locais de trabalho para escutarem suas historias.
Muitos se perguntam o que este homem tão insignificante teria para ofertar de tão importante que fizesse com que os homens tão ocupados pudessem deixar seus interesses materiais e pararem para escutá-lo por algumas horas.
Qual seria o seu segredo e o que esperar de algo vindo dessa pobre criatura que pudesse despertar tanto interesse e tamanha dedicação em ouvi-lo.
Este homem ira a cada momento destas historias buscar com singela e humilde vontade, transmitir o que aprendeu pelas veredas da existência e teve a satisfação de vivenciar no seu dia.
Este amável amigo, ira nos levar a refletir sobre a simplicidade da vida e sua verdadeira riqueza e sua essência singela.



  

Historias de um monge que decidiu peregrinar por toda a terra em busca de equilíbrio e sempre se deparava com instrutivos casos que o faziam compreender sobre a essência da vida e podia assim exemplificar o amor verdadeiro e puro na sua essência
Antônio Carlos Gonzaga

A Carroça


A CARROÇA


Depois de alguns dias peregrinando pelo deserto escaldante, o singelo monge, adentra em uma pequena aldeia, avistando mais a frente a população da simples vila amontoada e admirada, homens, mulheres, jovens, crianças e velhos deixaram seus afazeres e encontravam-se concentradas nas exposições de um senhor bem aparentado, com vestimentas limpas de linho e algodão brancos, coberto por seda e ouro,cordões brilhantes enfeitavam seu pescoço, enormes anéis com pedras preciosas adornavam seus dedos, possuía uma postura nobre e imponente, e que aos brados demonstrava grande eloqüência no falar causando alvoroço e estase na platéia que ali o assistia silenciosa e que devido à fala rápida e carregada de termos desconhecidos para a grande maioria das pessoas, não se fazia entender plenamente.
O homem encontrava-se sobre um improvisado palanque, composto de tabuas e caixotes, que empilhados colocavam-no em situação de evidencia, acima da plateia curiosa e empolgada, que em determinadas pausas do orador, aplaudiam de forma veemente, mas sem compreenderem o que realmente de passava. Apenas ansiando serem reconhecidas como entendedoras dos assuntos abordados pelo esbaforido palestrante.
Aproximando-se cautelosamente, o bondoso monge prestava atenção em cada palavra proferida pelo entusiasmado expositor e ponderando sobre certas afirmativas, mesmo não concordando em determinados momentos com suas avaliações desordenadas, respeitosamente em momento algum manifestou qualquer demonstração de repreensão sobre o mesmo, entretanto, sentindo-se deslocado pela conduta soberba e pretensiosa deste homem, resolveu afastar-se deste espetáculo improdutivo, pois a palestra apesar de inflamada pelo tom do expositor apresentava-se pobre em se tratando do direcionamento moral e em nada contribuía para o engrandecimento das pessoas.
Silenciosamente nosso meigo amigo afasta-se da assembleia, não sendo notado pelas pessoas que ali se encontravam e apenas o expositor percebe sua retirada.
O homem notando o afastamento silencioso do pobre monge, sentindo o orgulho ferir-se por tal conduta, percebe-se agraciado em poder demonstrar um conhecimento ainda maior sobre os demais e buscando sobrepujar o simplório viajor, volta-se contra ele e lhe dirige uma interrogativa em tom tão alto que poderia ser ouvido a quilômetros de distancia, imaginando ser o único conhecedor das verdades da vida e da essência da existência, bem como colocar-se em evidencia, mas ostentando uma humildade inexistente:
- Pobre criatura que perambula pelo caminho da miséria e do anonimato, apesar de ser um mensageiro de Deus, um seguidor do Crucificado, acredito inclusive que tenha feito algum voto de pobreza, pois apresenta-se em estado lastimável com as vestes em péssimo estado de conservação. Será que você em sua situação de humilde e maltrapilho ser, saberia dizer-nos por que as pessoas sábias são sempre rodeadas e por onde passam, todos se aproximam para lhes ouvirem falar tornando-os sempre o centro das atenções e colocando-os em evidencia ao ponto que os insignificantes nada fazem a não ser perambular silêncios pelos caminhos, passando pelos locais despercebidos e sem ninguém lhes direcionar um único olhar? Que alguns estão sempre em evidencia e são sempre admirados e outros perdem-se no anonimato e na insignificância, sendo notado apenas pelos que dele se compadecem.
As pessoas então percebem a presença de inusitado viajante e voltam sua atenção ao pobre homem, que agora teria que manifestar seu entendimento sobre tema tão complexo e que eles acreditavam não ser capaz de explaná-lo.
O monge, virando-se para seu interlocutor, fitando-o nos olhos de forma sublime e caridosa, sorridente aproxima-se do homem, pois não ansiava gritar para se fazer ouvir e apenas pronunciou pequeno pensamento em tom brando e sereno, demonstrando segurança e conhecimento em tudo que falava, sem perder a jovialidade cativante e a alegria nas palavras:
- Peço que perdoe pelas palavras simples e sem tanta veemência por mim colocadas aqui, pois o que sei da vida me foi transmitido no caminho da serventia e na escola da fraternidade, com a fé em Deus encontro as respostas da essência de sua criação e de minha existência. Acredito que as pessoas pelo percurso da vivencia humana assemelham-se a carroças, e podemos entender o que cada uma transporta ou possui pelo barulho que fazem no caminho que percorrem.
Podemos observar carroças feias, velhas, com pinos frouxos, parafusos bambos, madeiras trincadas e quebradas, eixos empenados e rodas em desalinho, mas que se dedicam a servir, buscam então adequar-se à carga que irão transportar, não carregam mais que suportam, pois assim, o volume nela colocado ira se adequar, fazendo com que parafusos e porcas de comprimam, eixos se alinhem e possa assim seguir com segurança pelo caminho, não vindo a comprometer a integridade do produto e nem sua condição de serva útil e fiel.
As carroças cheias e produtivas, sempre se movimentam silenciosas e lentas, pois o peso de seu trabalho e a carga que carregam, demonstram o esforço em atender a solicitação do serviço e cumprir a tarefa ao qual foi designada, sendo assim seus movimentos sutis e cadenciados não chamam a atenção das pessoas que não se interessem ou necessitem de seus prestimosos serviços.
Caminham em silencio, pois entendem que o trabalho deve sempre ser moderado e sem ofender aos outros, sabem da importância da sobriedade nas ações e que o percurso pode apresentar perigos maiores se desvirtuar-se do caminho pela desatenção ou pelo descuido.
Ao fato que observamos carroças novas, com belas pinturas, que evitando estragar a beleza de sua construção, evadem de atender as rogativas de serviço e se preocupam em desfilar pelos caminhos sem real serventia.
Essas carroças vazias e improdutivas em nada tem a ofertar, fazem bastante barulho e muitas vezes com sons altos e ensurdecedores, que mesmo em grandes distancias se fazem notar e chegam a incomodar e despertam a indiscrição. Isso demonstra que apesar de percorrer por vários caminhos, não aproveitam a oportunidade de servir e atender aos desígnios ao qual foi constituída. O barulho que fazem na grande maioria das vezes desperta a curiosidade das pessoas, que se esquecem dos seus afazeres e apenas se direcionam para onde ela se encontra para saberem do que se trata, sem aproveitar realmente de sua condição de transporte ou auxilio.
Portando quanto mais vazia a carroça, maior o alvoroço que causa e menor a serventia. Pode-se notar assim que nem sempre a que esta em evidencia é a mais produtiva, muitas das vezes a curiosidade pelo barulho que faz é que atrai a atenção.
Se analisarmos essa situação no decorrer dos nossos dias, poderemos concluir o tipo de instrumento que estamos nos tornando, pois quem trabalha no Bem, transmite seus conhecimentos e propaga a harmonia através de seus atos, sem necessitar se promover ou alarmar aos demais em sua volta, entretanto o necessitado de atenção, busca sempre alertar a todos de sua presença com sons inoportunos e infrutíferos.
A carroça cheia será sempre notada pelos que dela necessitem e busquem seu trabalho, pelos que anseiam ser atendidos em suas necessidades e a carroça vazia apenas caminha sendo notada pelo alvoroço e não pela serventia.
Neste instante um a um dos participantes da assembléia se entreolharam e mesmo sem conhecer da essência humana, a ciência, a arte e a filosofia, puderam receber grande ensinamento de alguém tão simples aos olhos de uns e tão sábio aos olhos de todos, fazendo com que os expectadores fossem se retirando e buscando retornarem seus afazeres.
O monge percebendo que ali não se fazia mais necessário, continuou sua caminhada, sem olhar para trás. Com os mesmos passos cadenciados e singelos que adentrou a pequena aldeia, ele dela se afasta.
O expositor que sentiu seu sangue gelar e o coração deparar com sublime orientação, ao descer do palanque corre para alcançar o monge e longe da platéia curiosa , roga novas orientações pelo caminho, pois anseia seguir pelas veredas do entendimento e tendo o singelo peregrino como seu orientador, buscando assim tornar-se uma carroça cheia e produtiva.
 (trecho do Livro Singelo Peregrino - Ensinos de um doce Rabi peregrino, pelo espírito Antônio Carlos Vieira, psicografia de Alessandro Micussi)

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O QUE MAIS SOFREMOS
O que mais sofremos no mundo –
Não é a dificuldade. É o desânimo em superá-la.
Não é a provação. É o desespero diante do sofrimento.
Não é a doença. É o pavor de recebê-la.
Não é o parente infeliz. É a mágoa de tê-lo na equipe familiar.
Não é o fracasso. É a teimosia de não reconhecer os próprios erros.
Não é a ingratidão. É a incapacidade de amar sem egoísmo.
Não é a própria pequenez. É a revolta contra a superioridade dos outros.
Não é a injúria. É o orgulho ferido.
Não é a tentação. É a volúpia de experimentar-lhe os alvitres.
Não é a velhice do corpo. É a paixão pelas aparências.
Como é fácil de perceber, na solução de qualquer problema, o pior problema é a carga de aflições que criamos, desenvolvemos e sustentamos contra nós.
(Espírito: ALBINO TEIXEIRA - Médium: Francisco Cândido Xavier - Livro: "Passos da Vida" - EDIÇÃO IDE)
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