BEM-AVENTURADOS
OS AFLITOS. JUSTIÇA DAS AFLIÇÕES
Bem-aventurados os que choram, pois que
serão consolados. — Bem-aventurados os famintos e os sequiosos de justiça, pois
que serão saciados. — Bem-aventurados os que sofrem perseguição pela justiça,
pois que é deles o reino dos céus. (S. MATEUS, cap. V, vv. 5, 6 e 10.)
Bem-aventurados vós que sois pobres, porque
vosso é o reino dos céus. — Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque
sereis saciados. — Ditosos sois, vós que agora chorais, porque rireis. (S.
LUCAS, cap. VI, vv. 20 e 21.)
Mas, ai de vós, ricos que tendes no mundo a
vossa consolação. — Ai de vós que estais saciados, porque tereis fome. Ai de
vós que agora rides, porque sereis constrangidos a gemer e a chorar. (S. LUCAS,
cap. VI, vv. 24 e 25.)
Somente na vida
futura podem efetivar-se as compensações que Jesus promete aos aflitos da
Terra. Sem a certeza do futuro, estas máximas seriam um contra-senso; mais
ainda: seriam um engodo. Mesmo com essa certeza, dificilmente se compreende a
conveniência de sofrer para ser feliz. É, dizem, para se ter maior mérito. Mas,
então, pergunta-se: por que sofrem uns mais do que outros? Por que nascem uns
na miséria e outros na opulência, sem coisa alguma haverem feito que justifique
essas posições? Por que uns nada conseguem, ao passo que a outros tudo parece
sorrir? Todavia, o que ainda menos se compreende é que os bens e os males sejam
tão desigualmente repartidos entre o vício e a virtude; e que os homens virtuosos
sofram, ao lado dos maus que prosperam. A fé no futuro pode consolar e infundir
paciência, mas não explica essas anomalias, que parecem desmentir a justiça de
Deus. Entretanto, desde que admita a existência de Deus, ninguém o pode
conceber sem o infinito das perfeições. Ele necessariamente tem todo o poder,
toda a justiça, toda a bondade, sem o que não seria Deus. Se é soberanamente
bom e justo, não pode agir caprichosamente, nem com parcialidade. Logo, as
vicissitudes da vida derivam de uma causa e, pois que Deus é justo, justa há de
ser essa causa. Isso o de que cada um deve bem compenetrar-se. Por meio dos
ensinos de Jesus, Deus pôs os homens na direção dessa causa, e hoje,
julgando-os suficientemente maduros para compreendê-la, lhes revela completamente
a aludida causa, por meio do Espiritismo, isto é, pela palavra dos Espíritos.
(Fonte: O
Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, itens 1 a 3.)