14 de janeiro de 2013

Ide e Pregai - Mensagem Psicografada


Ide e Pregai

Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura– Mateus26:42
Orientou-nos o mestre supremo que nos dignificássemos a perpetuar por onde estivéssemos a revelação da Boa nova em comunhão com nossa conduta verdadeira.
Instrui-nos a compartilhar as sublimes mensagens de renovação a todos os corações que caminham ao nosso lado através dos atos de nossa vida.
Convocou-nos a semear pelos terrenos da existência, os grãos da concórdia e da regeneração por meio do arado da caridade.
Entretanto, o que muitos se esquecem é que deveríamos compreender suas palavras e seguir seus passos. Ao convidar-nos a servir em teu nome, ansiava que fossemos alem das palavras belas e frases impactantes.
Quando o mestre nos diz: ...Ide e pregai, esta neste instante solicitando que exemplifiquemos suas palavras em nossas ações cotidianas e que sejamos o verbo vivo de suas instruções.
Muitos ainda não conseguem entender essa mensagem do Cristo, e imaginam-se detentores da verdade absoluta, exigindo de seu próximo sua total submissão.
Fariseus da atualidade que de sua boca expressam as mais belas melodias angelicais, mas que suas condutas em nada lembram as mais simples palavras de afeto e consideração.
Mais que disseminar verbos repletos de personalismo e vaidade, devemos multiplicar a luz do entendimento a todos que ainda jazem na sombra da ignorância e da descrença.
Lembrei-vos que esta luz superior só tornar-se-á significativa quando estiver pautada no Evangelho de amor e conseguirmos extirpar de nosso intimo as chagas do orgulho e da vaidade que tanto nos envenenam a alma e retardam o progresso.
Que possamos propagar em todos os seres as orientações consoladoras do Cristo e consigamos assim alentar os corações que carecem de amparo e esperança.
(Mensagem ditada pelo espírito Antônio Carlos Gonzaga, psicografia de Alessandro Micussi - 14/01/2013)

10 de janeiro de 2013

Resumo das Obras Básicas da Doutrina Espírita


Resumo das Obras Básicas da Doutrina Espírita


·   O Livro dos Espíritos: lançado por Allan Kardec em 1857, é o principal livro da Doutrina Espírita. Podemos chamá-lo de espinha dorsal, pois sustenta todas as outras obras doutrinárias. Divide-se em quatro partes: “As causas primárias”; “Mundo espírita ou dos Espíritos”; “As leis morais”; e “Esperanças e consolações”. É composto de 1018 perguntas feitas por Kardec aos Espíritos superiores responsáveis pela vinda do Espiritismo aos homens. O que é Deus? De onde viemos? Para aonde vamos? O que estamos fazendo na Terra? Estas são algumas das questões respondidas pela falange do Espírito de Verdade.
·   O Livro dos Médiuns: teve seu lançamento em 1861. Nele, Allan Kardec mostra os benefícios e os perigos da mediunidade, ou seja, o canal que liga o homem encarnado ao mundo espiritual. Demonstra que embora todos os seres vivos possuam esta abertura de contato, há aqueles que a têm de uma forma mais abrangente. Kardec e os Espíritos superiores alertam sobre a sutileza desta faculdade, para que uma pessoa possa contatar os Espíritos sem ser prejudicada por entidades maléficas, descontrolando sua mediunidade.
·   O Evangelho Segundo o Espiritismo: editada em 1864, esta obra pode ser entendida como a parte moral da Doutrina Espírita. Nela, Kardec e os Espíritos superiores comentam numa linguagem acessível as principais passagens da vida de Jesus. Explicam suas parábolas e demonstram a grandiosidade do Mestre nos seus ensinos, dando-nos, além disso, conselhos importantes sobre nossa conduta diária frente às dificuldades e dúvidas da vida.
·   O Céu e o Inferno: Kardec lançou este livro em 1865. Através da evocação dos Espíritos de pessoas das mais diferentes classes sociais, crenças e condutas, demonstra-nos como foi a chegada e a vivência espiritual destes seres após o seu desencarne. Rainhas, camponeses, religiosos, assassinos, ignorantes e intelectuais são alguns dos que contam o que os aguardava depois de suas atitudes terrenas e como poderão ser suas vidas futuras.
·   A Gênese: nesta obra, de 1868, Kardec explica a Gênesis Bíblica, a formação do Universo, demonstrando a coerência da mesma quando confrontada com os conhecimentos científicos, despida das alegorias próprias da época em que foi escrita. Expõe o que são os milagres, explicados pelas leis da natureza, produtos da modificação dos fluidos que nos cercam. Enfim, faz a religião e a ciência caminharem juntas, fortalecendo a fé dos que crêem em Deus.

 (Grupo Espírita Apóstolo Paulo)
 

9 de janeiro de 2013

PSICOGRAFIA


PSICOGRAFIA

INTRODUÇÃO: no início os Espíritos comunicavam-se através de pancadas, fenômeno denominado de “mesas falantes”. Depois, passamos às pranchas e às cestas (cestinhas c/ lápis), que faziam movimentos sem significação. Evocado o Espírito, ela começava a escrever, mas nem sempre legível. As palavras seguiam coladas umas as outras e o lápis não retornava ao início da linha, escrevendo assim como em espiral.
Passamos depois às cestas de bico (cestas com haste inclinada). A escrita já era mais legível, as palavras eram separadas e as linhas paralelas. E assim sucederam-se várias outras formas: mesas, funil etc.
Todos esses casos são classificados como psicografia indireta. O Espírito age sobre o médium, e este atua sobre a cesta. A cesta não se torna inteligente, ela é um instrumento manejado por uma inteligência. Ela não passa de uma lapiseira. Suprima-se a mesa, ponha-se o lápis na mão do médium e teremos a escrita manual ou escrita involuntária.


PSICOGRAFIA: é a faculdade de comunicar-se com o plano espiritual através da escrita. O médium escreve com a própria mão, ou conforme o desenvolvimento mediúnico, com ambas as mãos  ao mesmo tempo. Há casos em que o médium não toma nenhum conhecimento do que escreve e, as vezes, enquanto o faz, conversa com os assistentes.
OBSERVAÇÃO: é a faculdade mais suscetível de desenvolver-se pelo exercício. Divide-se em: PSICOGRAFIA MECÂNICA, SEMI-MECÂNICA, INTUITIVA e por INSPIRAÇÃO.


PSICOGRAFIA MECÂNICA: o Espírito atua diretamente sobre a mão do médium (agindo sobre o Umeral) e lhe dá um impulso de todo independente da vontade do médium. A mão se move sem interrupção e só pára quando o Espírito não tem mais nada a escrever.
O que caracteriza o fenômeno nessa circunstância é que o médium não tem a menor consciência do que escreve. A inconsciência absoluta, neste caso, constitui o que chamamos de médiuns passivos ou mecânicos. Essa faculdade é preciosa pois não permite dúvidas sobre a independência do pensamento daquele que escreve.


PSICOGRAFIA SEMI-MECÂNICA: o médium sente uma impulsão que é dada à sua mão mau grado seu,  mas ao mesmo tempo tem consciência do que escreve, à medida que as palavras se formam.



PSICOGRAFIA INTUITIVA:  a transmissão do pensamento se dá por meio do Espírito do médium. O espírito não atua sobre a mão do médium para fazê-lo escrever, não a toma nem a guia. Atua sobre o Espírito do médium e este dirige sua mão.
O Espírito não substitui o Espírito do médium , visto que não o pode deslocar. Atua sobre a sua vontade. O médium tem consciência do que escreve embora não exprima seu próprio pensamento.
O papel do médium mecânico é o de uma máquina, o do intuitivo é de um intérprete.


PSICOGRAFIA POR INTUIÇÃO:  são todas as pessoas que em estado normal ou de êxtase recebem pelo pensamento comunicações estranhas às suas idéias preconcebidas.


IMPORTÂNCIA DA PSICOGRAFIA:  as comunicações feitas através da psicografia são muito mais fáceis para se estudar, analisar, guardar, pois nas comunicações faladas muito se perde.
A participação do médium também é muito importante devido à responsabilidade que ele adquire de aprender e tentar se equilibrar para poder transmitir cada vez melhor.  Por esse motivo que vemos cada vez mais a mediunidade consciente substituindo a inconsciente ou fenômenos de efeitos físicos, que serviram para despertar a humanidade para a mediunidade.


RESUMO :   MÉDIUNS MECÂNICOS - o pensamento vem depois do ato de escrever e independe de sua vontade.

MÉDIUNS  INTUITIVOS  -  o  pensamento  precede  o  ato  de escrever que é voluntário  e facultativo.

MEDIUNS SEMI-MECÂNICOS  -  o pensamento acompanha  o ato de escrever. O médium sente o impulso dado à sua mão, mas ao mesmo tempo tem consciência do que escreve.

.(Apostila Centro Espírita Ismael)

26 de dezembro de 2012

PSICOMETRIA


PSICOMETRIA

HISTÓRICO: em 1849, Buchanan, médico norte americano, coloca em prática o que o general Polk lhe dizia, isto é, sempre que tocava em bronze sentia um estremecimento no sistema nervoso e um gosto estranho lhe afligia. Posteriormente, realiza em anos contínuos uma série de experiências começando pelos metais, passando a artigos de culinária e finalizando com a colocação de objetos na fronte dos chamados “pacientes sonâmbulos”. Estes sonâmbulos descreviam cenas relativas às épocas da experiência dos objetos ou o próprio caráter da pessoa a quem pertencia o objeto psicometrado (1).

DEFINIÇÃO DA PSICOLOGIA: Psicometria é a ciência que tem por objeto, estabelecer e aplicar processos de estudo quantitativo dos fenômenos psíquicos. Em sentido mais restrito, a própria medida de tais fenômenos.

DEFINIÇÃO DE ANDRÉ LUIZ: Psicometria é a faculdade de perceber o lado oculto do ambiente e ler impressões e lembranças, ao contato de objetos e documentos, nos domínios da sensação à distância (2).

MECANISMO DA PSICOMETRIA: em concentração, os dotados, emitem ondas mentais. Estas ondas percepcionam, trazem sensações, percepções de realidades. São ondas eletromagnéticas, que “iluminando um objeto” nô-lo trazem à visão após isto (2).
FUNÇÃO DO PSICÔMETRA: exercer o mecanismo de forma automática, capacidade de se desdobrar com facilidade... clareando o assunto quanto possível, vamos encontrar no médium de psicometria a individualidade que consegue desarticular, de maneira automática, a força nervosa de certos núcleos, como por exemplo: os da visão e da audição, transferindo-lhes a potencialidade para as próprias oscilações mentais (2).

CASOS RELATADOS POR BOZZANO: 1) um psicômetra ao analisar um punhado de terra, sente o odor do pão, porque no trajeto a terra passara em frente de uma padaria; 2) análise de uma pedra; 3) análise do carvão (3).

CASOS RELATADOS POR ANDRÉ LUIZ: 1) RELÓGIO - aureolado de luminosa faixa branquicenta, ao tocá-lo assomou-lhe quase instantaneamente aos olhos mentais linda reunião familiar; 2) TELA DO SÉCULO XVIII - destituída de qualquer sinal de moldura fluídica. Impossibilidade da leitura telepática; ESPELHO - junto ao qual se mantinha uma jovem desencarnada com expressão de grande tristeza; 4) referia-se aos MÓVEIS DO GABINETE do diretor da entidade. Se eles entrassem em contato com as peças, sentiriam os reflexos daqueles que as usaram (4).

PERGUNTAS
1) Defina a psicometria.
2) Qual o mecanismo da psicometria?
3) Qual a função do médium psicômetra?
4) Cite e interprete um dos casos citados acima.
5) No que a psicometria difere da clarividência mântica?

 BIBLIOGRAFIA
(1) PAULA, J. T. Dicionário Enciclopédico de Espiritismo, Metapsíquica e Parapsicologia.
(2) LUIZ, A. Mecanismos da Mediunidade, cap. XX.
(3) BOZZANO, A. Enigmas da Psicometria.
(4) LUIZ, A. Nos Domínios da Mediunidade, cap. XXVI

(3º ANO – CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIUNICA – CENTRO ESPIRITA ISMAEL)

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Pensemos Nisso

O QUE MAIS SOFREMOS
O que mais sofremos no mundo –
Não é a dificuldade. É o desânimo em superá-la.
Não é a provação. É o desespero diante do sofrimento.
Não é a doença. É o pavor de recebê-la.
Não é o parente infeliz. É a mágoa de tê-lo na equipe familiar.
Não é o fracasso. É a teimosia de não reconhecer os próprios erros.
Não é a ingratidão. É a incapacidade de amar sem egoísmo.
Não é a própria pequenez. É a revolta contra a superioridade dos outros.
Não é a injúria. É o orgulho ferido.
Não é a tentação. É a volúpia de experimentar-lhe os alvitres.
Não é a velhice do corpo. É a paixão pelas aparências.
Como é fácil de perceber, na solução de qualquer problema, o pior problema é a carga de aflições que criamos, desenvolvemos e sustentamos contra nós.
(Espírito: ALBINO TEIXEIRA - Médium: Francisco Cândido Xavier - Livro: "Passos da Vida" - EDIÇÃO IDE)
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Mensagem de Reflexão

"A fé ilumina, o trabalho conquista, a regra aconselha, a afeição reconforta e o sofrimento reajusta; no entanto, para entender os Desígnios Divinos a nosso respeito, é imperioso renovar-nos em espírito, largando a hera do conformismo que se nos arraiga no íntimo, alentada pelo adubo do hábito, em repetidas experiências no plano material".

Livro Palavras De Vida Eterna - Francisco Xavier pelo espírito de Emmanuel



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