21 de dezembro de 2011

Texto de Estudo - A Escala Espírita - Parte II

Segunda parte: A Escala Espírita
Análise baseada em algumas informações obtidas na Codificação e nas informações passadas pelos espíritos. As setas indicam as tendências do espírito analisado, e a figura o lugar aparente deste na escala ou escada evolutiva.

Não existe um espírito essencialmente impuro, pois que seria uma negação da bondade divina. Os espíritos não permanecem sempre na mesma classe, adquirem virtudes e despem-se das imperfeições gradativamente. As setas indicam esse processo, como as tendências e virtudes adquiridas. Mesmo os impuros trazem consigo a semente da bondade, muito bem explicada por Fénelon no evangelho, vejamos:
9. O amor é de essência divina e todos vós, do primeiro ao último, tendes, no fundo do coração, a centelha desse fogo sagrado. É fato, que haveis podido comprovar muitas vezes, este: o homem, por mais abjeto, vil e criminoso que seja, vota a um ente ou a um objeto qualquer viva e ardente afeição, à prova de tudo quanto tendesse a diminuí-la e que alcança, não raro, sublimes proporções.
A um ente ou um objeto qualquer, disse eu, porqueentre vós indivíduos que, com o coração a transbordar de amor, despendem tesouros desse sentimento com animais, plantas e, até, com coisas materiais: espécies de misantropos que, a se queixarem da Humanidade em geral e a resistirem ao pendor natural de suas almas, que buscam em torno de si a afeição e a simpatia, rebaixam a lei de amor à condição de instinto. Entretanto, por mais que façam, não logram sufocar o gérmen vivaz que Deus lhes depositou nos corações ao cria-los. Esse gérmen se desenvolve e cresce com a moralidade e a inteligência e, embora comprimido amiúde pelo egoísmo, torna-se a fonte das santas e doces virtudes que geram as afeições sinceras e duráveis e ajudam a criatura a transpor o caminho escarpado e árido da existência humana. Fénelon. ESSE. Cap.XI item 9.
Daí vem a seta apontada para os benévolos, amor, bondade e bem querer, que são distorcidos por serem espíritos de ultima categoria, mas que têm na essência esse sentimento, negado por eles próprios. A seta que aponta para os levianos é uma conseqüência natural, pois que não têm nada a perder e se agradam com os tropeços dos outros; pseudo-sábios porque todo espírito inferior tem essa característica, falar do que não sabe, ter conceitos preconcebidos, querer sobressair aos outros pela sua opinião.
O ser encarnado na Terra tem por característica mais forte a neutralidade, que não significa superioridade. Buscam a paz do mundo, casas, carros, bens em geral, para satisfazerem seus prazeres mundanos, desejam o mau de quem lhes atrapalha o caminho, de quem faz o mau, criminosos, etc, gostam de ensinar aos outros o que sabem sem se preocuparem com a verificação da verdade, como aqueles que adoram ensinar simpatias aos enfermos, indicando o consumo de ervas sem conhecerem o princípio ativo da planta indicada; são fofoqueiros, maliciosos, sensuais, inconseqüentes, fazem o bem aos seus, muitas vezes, não fazem o mau, mas por não fazerem o bem, sempre acusam sua inferioridade.  O benévolo, sempre faz o bem, nunca faz o mau. Até os mais cruéis criminosos fazem o bem, mas por fazerem também o mau, são de 3a ordem.
        Se amardes os que vos amam que méritos tereis nisso? Jesus
O religioso de nossa época é um espírito que busca o contato com Deus a sua maneira; essa busca não o exime de carregar sua mala de imperfeições e iniqüidades, como também de virtudes; querem que todos pensem como eles, acham-se possuidores da verdade e usam todos os sofismas para alcançar seus intentos, por isso a seta nos pseudo-sábios. Falam mal dos que não professam sua religião e também dos defeitos alheios, logo são também levianos. Nem sempre fazem o bem, e quando o fazem sempre alardeiam aos quatro ventos, mas por algumas vezes perdem a oportunidade de fazer o bem, e permitindo que a mentira campeie no Mundo apresentam característica dos neutros. Fazem o bem, na maioria das vezes, na instituição a que se agregaram, mas esquecem dos parentes, amigos, vizinhos e os próximos do mundo no cotidiano do trabalho, etc; estudam uma maneira de melhorarem e subirem de conceito e conhecimento na religião que professam, mas na maioria das vezes, o fazem para rebaixar as outras religiões, mas pelo menos estudam, o que lhes servirá de instrumento em outras encarnações. Em boa parte dos casos, são pessoas bondosas, querem o bem à sua maneira e não sentem prazer no mal, contribuindo para melhoria espiritual do planeta.
Análise de algumas figuras
Nosso querido Chico Xavier é um espírito benévolo clássico, totalmente voltado para o bem, incapaz de fazer o mal conscientemente. Os benévolos estão no estado atual da Terra, acima da humanidade, que, esta é composta, em sua maioria, de espíritos neutros. Esses benévolos, quando encarnam, fazem a diferença, pois alcançaram uma condição que, na maioria das vezes, não nos esforçamos suficientemente para alcançar. As setas apontadas para os benévolos mostram suas características principais: a bondade, o amor ao próximo, o respeito, a valorização da opinião dos outros, a humildade, a simplicidade, que todos os religiosos ressaltam e comentam, mas não usam em suas vidas. Os benévolos têm suas manias, como nosso Chico que colecionava e distribuía medalhinhas de Santos católicos, se confessava com padres, tinha medo de morrer de avião, por sua ingenuidade e falta de profundidade em alguns casos, como o de querer mudar o nome na escala espírita de espíritos impuros paraespíritos menos bons”, que é até bonitinho, mas não influencia em nada na ordem das coisas. Equívocos como os de apostar em figuras como Fernando Collor de Melo, querer que a capital do Brasil volte para o Rio de Janeiro, etc. É mais bondade que conhecimento, sendo esta uma característica dos benévolos. A tendência à pseudo-sabedoria é natural nos encarnados não tão evoluídos, pois que a matéria limita a visão, logo, as opiniões são carregadas de alguns “achismos”, muitas vezes exalçados por seus seguidores e adoradores, que em vez de exemplificar o bem como seuídolo” preferem transformá-los em semideuses (sobre isso leiam  a questão 668 L.E.). Os benévolos também estudam a ciência, porém não profundamente, conhecem um pouco dos homens, mas são muitas vezes ingênuos, mesmo assim estão acima da humanidade. Um agravante é o fato dos espíritas super exaltar os médiuns, e nosso Chico, por ser possuidor de uma mediunidade inconfundível e santificada, favorece a idolatria por sua missão e pelo número de almas consoladas. O apóstolo da mediunidade merece todo nosso respeito e admiração e o que melhor devemos fazer é não mitificá-lo.


Os sábios se preocupam menos com os aspectos morais que científicos, mas não quer dizer que não se preocupem! Os sábios não furam filas, não roubam a idéia de ninguém, os que fazem isso são os pseudo-sábios. Os ateus negam a existência de Deus, criam sofismas para satisfazerem seus egos super excitados, logo, não são sábios e sim homens de gênio que têm a intelectualidade, mas lhes faltam a moralidade para figurarem na segunda ordem. Ao contrário, as almas de escol admitem o Ser supremo e, em muitos casos, após suas atividades na ciência, se dedicam às questões morais e religiosas, caso desses citado acima. Uns evoluíram nas duas vertentes, moral e intelectual, apesar de se dedicarem, em encarnações, a um determinado trabalho, e outros são mais ligados ao estudo.
Uma análise comparativa dessas três figuras nos dá uma boa noção da escala. Primeiro, nosso querido Emmanuel quedois mil anos era um espírito vaidoso, ciumento, idólatra que nem pela presença do Cristo se deixou converter e amou mais o mundo que ao Mestre e, por orgulho, deixou que Jesus morresse na cruz. Emmanuel não poderia, como querem muitos, se transformar em um espírito superior no sentido da escala espírita, mas sim no sentido relativo, isto é, avançou muito, mas não tanto. Se em 2000 anos um espírito transpõe vários graus, é por mérito, mas nãosalto em a natureza, e os espíritos sedimentam suas conquistas lentamente, ratificando-as em suas encarnações. Seus conhecimentos morais são irretocáveis; do ponto de vista intelectual, nem tanto. Um exemplo é acreditar em almas gêmeas, ser contra a evocação de espíritos, ter alguns pensamentos contrários à Codificação, como afirmar que na Terra em transformação surgiu o hidrogênio, visto que esse se forma no interior das estrelas, etc; mas nos livros de cunho moral, sempre revela uma compreensão perfeita dos ensinos do Mestre.
       O segundo, Eurípides Barsanulfo, um espírito que no século I era discípulo de João, o evangelista, foi martirizado e voltou no século II, novamente sendo martirizado, fez parte da falange do Cristo na Codificação, na figura de Jean Gaspar Lavatèr. No início do século XX, criou o colégio espírita “Allan Kardec” e recebia em sua Casa espírita, espíritos como: Jesus, Lutero, Joana D`arc, Allan Kardec, Vicente de Paula, João Evangelista, etc. Pelo seu trabalho, pouco conhecido no meio espírita, é de se imaginar ser um espírito superior, mas não é, pois que era guiado por Vicente de Paula, que para guiar um espírito de sabedoria necessita ser superior, segundo  seus próprios ensinos, visto que O apóstolo da caridade assina o Livro dos Espíritos.
 Vamos à Codificação:
509. Quando em estado de selvageria ou de inferioridade moral, têm os homens, igualmente, seus Espíritos protetores? E, assim sendo, esses Espíritos são de ordem tão elevada quanto a dos Espíritos protetores de homens muito adiantados?
Todo homem tem um Espírito que por ele vela, mas as missões são relativas ao fim que visam. Não dais a uma criança, que está aprendendo a ler, um professor de filosofia. O progresso do Espírito familiar guarda relação com o do Espírito protegido. Tendo um Espírito que vela por vós, podeis tornar-vos, a vosso turno, o protetor de outro que vos seja inferior e os progressos que este realize, com o auxílio que lhe dispensardes, contribuirão para o vosso adiantamento. Deus não exige do Espírito mais do que comportem a sua natureza e o grau de elevação a que chegou.”
520. Os Espíritos protetores das coletividades são de natureza mais elevada do que os que se ligam aos indivíduos?
Tudo é relativo ao grau de adiantamento, quer se trate de coletividades, quer de indivíduos.”
238. São ilimitadas as percepções e os conhecimentos dos Espíritos? Numa palavra: eles sabem tudo?
Quanto mais se aproximam da perfeição, tanto mais sabem. Se são Espíritos superiores, sabem muito. LE.
244. Os Espíritos vêem a Deus?
os Espíritos superiores o vêem e compreendem. Os inferiores o sentem e adivinham.”

b) — Deus transmite diretamente a ordem ao Espírito, ou por intermédio de outros Espíritos?
 Ela não lhe vem direta de Deus. Para se comunicar com Deus, é-lhe necessário ser digno disso. Deus lhe transmite suas ordens por intermédio dos Espíritos imediatamente superiores em perfeição e instrução”.
578. Poderá o Espírito, por própria culpa, falir na sua missão?
 Sim, se não for um Espírito superior”.
a) — Que conseqüências lhe advirão da sua falência? “Terá que retomar a tarefa; essa a sua punição”.
579. Pois se é de Deus que o Espírito recebe a sua missão, como se há de compreender que Deus confie missão importante e de interesse geral a um Espírito capaz de falir?
Não sabe Deus se o seu general obterá a vitória ou se será vencido? Sabe-o, crede, e seus planos,  quando importantes, não se apóiam nos que hajam de abandonar em meio a obra. Toda a questão, para vós, está no conhecimento que Deus tem do futuro, mas que não vos é concedido.”
622. Confiou Deus a certos homens a missão de revelarem a sua lei? “Indubitavelmente. Em todos os tempos houve homens que tiveram essa missão. São Espíritos superiores, que encarnam com o fim de fazer progredir a Humanidade.”
Os superiores estão perto da perfeição, reúnem a bondade dos benévolos, a ciência dos sábios e a moralidade e saber dos espíritos de sabedoria; recebem ordens dos espíritos puros para o desenrolar da história da humanidade e distribuem essas ordens aos que estão abaixo na escala. São sempre assistidos pelos espíritos perfeitos, não erram mais moralmente, apenas se depuram até a perfeição absoluta em relação às criaturas, encarnam por exceção na Terra, pois que vivem nos mundos celestes e de controlam os mundos inferiores. São os guias da humanidade e possuem o conhecimento completo do Mundo espiritual e material. Kardec é um dos generais de Jesus, por sinal seu Anjo ou mensageiro; encarregado de uma missão DIVINA! Estabeleceu a terceira revelação de Deus na Terra, sua superioridade é patente para os que estudam o Espiritismo na base, isto é, na Codificação; fez a caridade material sem que ninguém soubesse, ou quase ninguém, e a mais importante, a caridade moral. Estabeleceu a base da nova era assessorado pelos seus amigos superiores e alguns até mais inferiores, codificou o caminho do futuro para o ser humano, a felicidade! Sua superioridade era tão patente que o próprio S. Luis o chama de Mestre! No livro que trata da moral do cristo, a maioria das mensagens pertence a ele, que não perde em nada as instruções dos espíritos, exceto de seu guia espiritual, o Espírito de Verdade.
 Vejamos os títulos dados a Kardec: Apostolo do CRISTO, Reformador, Mestre.
Estou convosco e meu apóstolo vos instrui O Espírito de Verdade cap. VI, item 6.
Que causas poderiam determinar o meu malogro? Seria a insuficiência das minhas capacidades?
 R. — Não; mas, a missão dos reformadores é prenhe de escolhos e perigos. Previno-te de que é rude a tua, porquanto se trata de abalar e transformar o mundo inteiro. Não suponhas que te baste publicar um livro, dois livros, dez livros, para em seguida ficares tranqüilamente em casa. Tens que expor a tua pessoa. Suscitarás contra ti ódios terríveis; inimigos encarniçados se conjurarão para tua perda; ver-te-ás a braços com a malevolência, com a calúnia, com a traição mesma dos que te parecerão os mais dedicados; as tuas melhores instruções serão desprezadas e falseadas; por mais de uma vez sucumbirás sob o peso da fadiga; numa palavra: terás de sustentar uma luta quase contínua, com sacrifício de teu repouso, da tua tranqüilidade, da tua saúde e até da tua vida, pois, sem isso, viverias muito mais tempo. Ora bem! não poucos recuam quando, em vez de uma estrada florida, vêem sob os passos urzes, pedras agudas e serpentes. Para tais missões, não basta a inteligência. Faz-se mister, primeiramente, para agradar a Deus, humildade, modéstia e desinteresse, visto que Ele abate os orgulhosos, os presunçosos e os ambiciosos. Para lutar contra os homens, são indispensáveis coragem, perseverança e inabalável firmeza.
Também são de necessidade prudência e tato, a fim de conduzir as coisas de modo conveniente e não lhes comprometer o êxito com palavras ou medidas intempestivas.
Exigem-se, por fim, devotamento, abnegação e disposição a todos os sacrifícios.
Vês, assim, que a tua missão está subordinada a condições que dependem de ti.
Espírito da Verdade - Obras Póstumas
Aproxima-se a hora em que te será necessário apresentar o Espiritismo qual ele é, mostrando a todos onde se encontra a verdadeira doutrina ensinada pelo Cristo. Aproxima-se a hora em que, à face do céu e da Terra, terás de proclamar que o Espiritismo é a única tradição verdadeiramente cristã e a única instituição verdadeiramente divina e humana. Ao te escolherem, os Espíritos conheciam a solidez das tuas convicções e sabiam que a tua , qual muro de aço, resistiria a todos os ataques.
Entretanto, amigo, se a tua coragem ainda não desfaleceu sob a tarefa tão pesada que aceitaste, fica sabendo que foste feliz até ao presente, mas que é chegada a hora das dificuldades. Sim, caro Mestre, prepara-se a grande batalha; o fanatismo e a intolerância, exacerbados pelo bom êxito da tua propaganda, vão atacar-te e aos teus com armas envenenadas. Prepara-te para a luta.
Tenho, porém, em ti, como tu tens em nós, e sei que a tua é das que transportam montanhas e fazem caminhar por sobre as águas. Coragem, pois, e que a tua obra se complete. Conta conosco e conta sobretudo com a grande alma do Mestre de todos nós, que te protege de modo muito particular.   Obras póstumas
Sim! Ele era guiado pelo Cristo, seu guia espiritual, pois era SUPERIOR, escolhido por Deus para essa missão!

Os puros superaram a matéria, não sofrem mais a influência da matéria ao contrário que querem os que não estudaram a Codificação, não sofrem para reencarnar. Os inferiores projetam suas inferioridades nos puros, por acharem: “se eles sofrem, imaginem Jesus!” Isso acontece por falta de estudo da Codificação tanto encarnados como desencarnados. Os espíritos puros são os anjos de Deus, têm a felicidade que é suscetível à criatura. Esses formam classe única, isto é, sem divisão, sem hierarquia entre eles, chegaram ao grau máximo e é , quem especular será assistido por um sabichão do mundo espiritual, um pseudo-sábio, que criará sistemas e teorias absurdas para rir e zombar dos tolos que aceitam o ridículo.
( Parte do texto de Jorge Medeiros - Fonte: internet)


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