ESDE
Estudo Sistematizado
da Doutrina Espírita
2ª Unidade
A Codificação Espírita
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Citar dados biográficos sobre Allan Kardec.
Descrever a missão de Allan Kardec.
Explicar o método adotado por Allan Kardec na Codificação.
IDÉIAS PRINCIPAIS
Nasceu Allan Kardec, "(...) aos 03 de outubro de 1804,
com a sagrada missão de abrir caminho ao Espiritismo, a grande voz do
ConsoIador Prometido ao mundo pela misericórdia de Jesus Cristo". (5)
Kardec adota o método intuitivo - racional na codificação
do Espiritismo, considerando o valor da análise experimental, através da
observação, e o uso do raciocínio na descoberta da verdade. Sustenta a
necessidade de proceder do simples para o complexo, do particular para o geral.
FONTES DE CONSULTA
01. BIOGRAFIA do Sr. Allan Kardec. Revista Espirita; jornal
de estudos psicológicos, 5:128, 131-132, 1869.
02. KARDEC, Allan. Caráter da Revelação Espírita. In: A
Gênese. Trad. de Guillon Ribeiro. 24. ed. Rio de Janeiro, FEB, 1982. Item, 14,
p. 20.
03. SAUSSE, Henri. Biografia de Allan Kardec. In: KARDEC,
Allan. O que é o Espiritismo. 22. ed. Rio de Janeiro, FEB, 1980. p. l0,
11-13, 18, 14-16, 18-19, 25, 22.
! 04 FLAMARION, Camille. Discurso pronunciado junto ao
túmulo de Allan Kardec. In: KARDEC, Allan. Obras póstumas. Trad. de Guillon
Ribeiro 18. ed. Rio de Janeiro, FEB’ 1981. p. 24.
| 05. WANTUIL, Zêus & THIESEN, Francisco . Esboço do
sistema pestalozziano. In: Allan Kardec; meticulosa pesquisa bio bibliográfica.
Rio de Janeiro, FEB, 1979 vol., p 97
06 _H. L. D Rivail, educador, escuda os fatos. In: Allan
Kardec; pesquisa bio bibliográfica e ensaios de interpretação Rio de Janeiro,
FEB, 1979. v.2, p 63
07. _. Princípios enunciados e seguidos pelo discípulo.
In:. Allan Kardec, meticulosa pesquisa bio bibliográfica. Rio de Janeiro, FEB’
1979. v.1, p. 99.
Na cidade de Lião, na rua Sala 76 nasceu, no dia 3 de
outubro de 1804, aquele que se celebrizaria sob o pseudônimo de Allan Kardec,
de tradicional família francesa de magistrados e professores, filho de Jean
Baptiste Antoine Rivail e de Jeanne Lonise Duhamel. Batizado pelo padre Barthe
a 15 de junho de 1805 na igreja de Saint Denis de la Croix-Rousse, recebeu o
nome de Hippolyte Léon Denizard Rivail. (3)
Em Lião fez os seus primeiros estudos, seguindo depois para
Yverdun, na Suíça, a fim de estudar no Instituto do celebre professor
Pestallozzi. O instituto desse abalizado mestre era um dos mais famosos e
respeitados em toda a Europa, reputado como escola modelo, por onde passaram
sábios escritores do Velho Continente. Desde cedo Hippolyte Léon tornou-se um
dos mais eminentes discípulos de Pestallozzi, um colaborador inteligente e
dedicado, que exerceria, mais tarde, grande influencia sobre o ensino da
França. (3)
Declara a Revista Espirita, de maio de 1869, que dotado de
notável inteligência e atraído por sua vocação, desde os 14 anos ele ensinava,
aos condiscípulos menos adiantados, tudo que aprendia. (1)
Concluídos os seus estudos em Yverdun, regressou a Paris,
onde se tornou conceituado Mestre não só em letras como em ciências,
distinguindo-se como notável pedagogo e divulgador do Método Pestallozziano.
Conhecia algumas línguas como o italiano, alemão etc.. Tornou-se membro de
várias sociedades cientificas.
Encontrando-se no mundo literário de Paris com a professora
Amelie Gabrielle Boudet, culta, inteligente, autora de livros didáticos, o
professor Hippolyte Léon contrai com ela matrimônio, conquistando uma preciosa
colaboradora para a sua futura atuação missionária.
Como pedagogo, no primeiro período da sua vida, Rivail
publica numerosos livros didáticos Apresenta, na mesma época, planos e métodos
referentes ã reforma do ensino [rances. Entre as obras publicadas, destacam-se:
Curso Teórico e Prático de Aritmética, Gramática Francesa Clássica, Catecismo
Gramatical da Língua Francesa, alem de programas de cursos ordinários de
física, química e astronomia e fisiologia. (3)
Ao termino desta longa atividade e experiência pedagógica,
o professor Hippolyte estava preparado para outra tarefa, a codificação do
Espiritismo. (3)
Começa então a missão de Allan Kardec quando em 1854 ouviu
falar pela primeira vez nas mesas girantes, através do amigo senhor Fortier, um
pesquisador emérito do magnetismo. A principio Kardec revelou-se cético, apesar
de seus estudos sobre magnetismo, mas não intransigente, face a sua posição de
livre pensador de homem austero, sincero e observador. Exigindo provas,
mostrou-se inclinado a observação mais profunda dos ruidosos fatos amplamente
divulgados pela imprensa francesa.
Assistindo os propalados fenômenos, na casa da sonâmbula
senhora Roger, depois na casa de madame Plainemaison e, finalmente na casa da
família Baudin, recebe muitas mensagens através da mediunidade das jovens
Caroline e Julie. Conclui, afinal, que eram efetivamente manifestações
inteligentes produzidas pelos Espíritos dos homens que deixaram a Terra. (3)
Recebendo depois dos senhores Carlotti, Rene Taillandier,
Tiedeman-Manthèse, Sardou, pai e filho, e Didier, editor, (...)cinqüenta
cadernos. de comunicações diversas (...)" (3), Kardec se dedica àquela
ciclópica e desafiadora tarefa da Codificação Espírita, elaborando as obras
básicas em função dos ensinamentos fornecidos pelos Espíritos, sendo a primeira
delas- "O Livro dos Espíritos’’ --, publicada em 18 de abril de 1857, e
tida como marco inicial da codificação do Espiritismo. (3)
Explicando a sua convicção, sustenta que a sua crença
apoia-se em raciocínio e fatos. É do seu feitio examinar antes, de negar ou
afirmar a priori, qualquer tema. "(...) Foi, portanto, como racionalista
estudioso, emancipado do misticismo, que ele se pôs a examinar os fatos relacionados
com as "mesas girantes": "tendo adquirido, no estudo das
ciências exatas, o hábito das coisas positivas, sondei, perscrutei esta nova ciência
(o Espiritismo) nos seus mais íntimos refolhos; busquei explicar-me tudo,
porque não costumo aceitar idéia alguma, sem lhe conhecer o como e o porquê.
(...)" (6)
Fundou Kardec em 1 de abril de 1858 a primeiro sociedade
espirita com o nome de "Societe Parisenne des Etudes Spirites" e no
mesmo ano edita a Revista Espirita, primeiro órgão espirita na Europa. No dia
15 de janeiro de 1861) lança "O Livro dos Médiuns" e depois,
sucessivamente, "O Evangelho Segundo o Espiritismo "O Céu e o
Inferno" e "A Gênese". (3)
Recebe a primeira revelação da sua missão em 30 de abril de
1856, pela médium Japhet, missão essa confirmada em 12 de junho de 1856, pela
médium Aline, e finalmente a 12 de abril de 1860 na casa do senhor Dehau, pelo
médium Crozet. Kardec escreve que empregou nessa laboriosa tarefa toda
solicitude e dedicação que era capaz. (3)
Na Revista Espirita de maio de 1869, lê-se: "(...)
trabalhador infatigável, sempre o primeiro e o ultimo a postos. Allan Kardec
desencarnou a 31 de março de 1869 (...)". "Nele, como em todas as
almas fortemente temperadas, a lamina gastou a bainha. (...)" (1)
Cumprida estava modelarmente a missão do expoente máximo da
Terceira Revelação, abrindo caminho ao Espiritismo (...) a grande voz do
Consolador Prometido ao mundo pela misericórdia de Jesus". (5)
No que tange ao método, Kardec adota o intuitivo -
racionalista Pestallozzlano, como processo didático defendido pelo fundador -do
Instituto de Yverdun, considerando todavia o valor da análise experimental. Sob
tais diretrizes cultiva o espírito natural da observação, apregoando o uso do
raciocínio todavia, a atitude mecânica para que o aprendiz procure sempre a
razão e a finalidade de tudo. Sustenta a necessidade de proceder do simples
para o complexo, do particular para o geral. Recomenda a utilização de uma
memória racional, fazendo o uso da Razão, para reter as idéias de modo a evitar
o processo de repetição mecânica das palavras. Procura despertar no estudo a
curiosidade do observador de molde avivar a atenção e a percepção .(7) O lastro
contido no ensino basilar e sempre intuitivo, que Kardec considera ‘’(...) como
o fundamento geral dos nossos conhecimentos e o meio mais adequado para
desenvolver as forcas do espirito humano, da maneira mais natural.(...)/(7)
Entendia Kardec que "(...)todo bom método devia partir
do conhecimento dos fatos adquiridos pela observação, pela experiência e pela
analogia, para daí se extraírem por indução, os resultados e se chegar a
enunciados gerais que pudessem servir de base de raciocínios, dispondo-se esses
materiais com ordem sem lacuna, harmoniosamente. (...)" (5)
Pelo eficiente e racional método de sua dialética, Kardec
foi saudado por Camille Flamarion como "o bom senso encarnado". (4)
Em conclusão, a resplandecente missão do mestre de Lion,
exercida com tanto estoicismo e devoção, assegura-nos, desde agora, a convicção
de sua retumbante vitória.