9 de agosto de 2012

As pessoas se perdem no verão das facilidades transitórias do cotidiano, aquecendo-se com o sol da vaidade, deixando-se deslumbrar pelo luzir da claridade do orgulho, agindo com imprevidência e desperdiçando as oportunidades sublimes de seu
engrandecimento e não percebem a aproximação do outono em sua vida, convocando-lhes ao despertar. Mas ao sentirem o inverno da expiação visitar-lhes a intimidade de seu ser, obscurecendo-lhes a visão, tornando turvo o caminho e avivando a insegurança, elas afligem-se e exasperam-se totalmente. Neste instante devem direcionar seus passos e perseverar na busca pelo aprimoramento, pois somente assim poderão aproveitar a abrolhar do engrandecimento do espírito na primavera da vida. Não devíeis esperar que o frio da corrigenda possa chegar, mas sim movimentar-se para o trabalho na propagação do bem enquanto ainda podes vislumbrar com seguridade o caminho a trilhar na limpidez do dia. Lembremos então do convite do apóstolo dos Gentios a seu amigo Timóteo: “Venha antes do inverno”.
(Mensagem ditada pelo espírito Antônio Carlos Gonzaga, na noite de 08 de Agosto de 2012)

7 de agosto de 2012

PRECE CUMPRA-SE A VOSSA VONTADE


PRECE CUMPRA-SE A VOSSA VONTADE


Senhor Deus, Vós que oferta o sol de Vosso amor a todos que peregrinam pelo campo da existência, aquecendo-nos o coração e iluminando-nos o entendimento, rogo-Te Pai amado que conceda-me  o crepúsculo da aflição para que possa apreciar com alegria o alvorecer da renovação em minha vida.
Senhor Deus, Vós que oferta a chuva da estação primaveril pelo campo da serventia, banhando-nos com Vosso afeto Paternal e alentando nosso espirito carente e necessitado, rogo-te Pai amado que conceda-me  a aridez da expiação terrena para que possa apreciar com regozijo em meu ser o orvalho da submissão em minha alma.
Senhor Deus, Vós que oferta o vento sublime de Vossa proteção a todos que vagueiam pelo campo da reparação aliviando-nos das dores das provações, rogo-te Pai amado que conceda-me as tempestades das flagelações na carne, para que eu possa apreciar com sabedoria a suave brisa da transformação em meu ser.
Senhor Deus, Vós que oferta a lua brilhante da Divina Proteção e ilumina-nos as noites do refazimento com Vosso amparo perene, rogo-te Pai amado que conceda-me a densa neblina da injustiça para que eu possa  apreciar com sobriedade o luzir singelo da humildade.
Senhor Deus, Vós que sempre nos oferta o melhor e mesmo assim ainda nos sentimos no direito de exigir-te mais, rogo-te então Pai amado que conceda-me a limitação das escolhas e a restrição da conduta, para que possa apreciar Vossos preceitos e seguir com retidão Vossa Soberana vontade.
(Do livro Pensamento em Prece, prece pelo espírito Antônio de Pádua) 

5 de agosto de 2012

Fé Raciocinada


Fé Raciocinada
·         Embora não se possa definir a fé, endendemo-la como a força que nasce com a própria alma, certeza instintiva da existência de Deus.
·         Apoiada nos fatos e na lógica, ensina-nos a Doutrina Espírita que fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão em todas as épocas da Humanidade. Por isso nos recomenda: Amai-vos e instrui-vos.
·         Mostra-se a fé no cristal fraturado que se recompõe, revela-se na arvora podada que se refaz, tanto quanto , o homem alimentando-se, confia na nutrição de seu organismo.
·         Impossível concretizar realização alguma sem atitude positiva de confiança.
·         Confiando primeiramente em Deus e entregando-nos ao estudo, ao trabalho e a prática do Bem, venceremos as próprias dificuldades e superaremos os obstáculos do caminho, sem desfalecimentos.
·         Utilizando-nos conscientemente da fé, torná-se-nos possível suprimir longas curvas em nosso caminho e isentarmo-nos de sofrimentos inúmeros.
·         Seja qual for nossa interpretação íntima da idéia de Deus, acentuemos em nós a confiança no Bem , para refletir-lhe a grandeza.
·         A Providencia Divina, paira soberana sobre todas as criaturas, compete-nos, no entanto, sempre que necessário, buscá-la conscientemente, para usufruirmos de suas dádivas.
·         Quando Jesus nos recomenda a orar em secreto ao Pai que de antemão sabe do que necessitamos , nos alerta para o fato de que Deus sabe de nossas necessidades, mas pela fé e humildade é que podemos haurir os recursos de que carecemos para nosso fortalecimento.
·         Por mais áspera que seja a crise, por maior que o sofrimento, ou a desilusão, não percamos o otimismo e, confiantes em Deus, caminhemos resolutos, na certeza de que o Pai não nos desamparará.
·         A Doutrina Espírita mostrando-nos a imortalidade da alma e a fugacidade dos bens terrenos nos esclarece que todas as circunstancias que nos cercam, mesmo as mais ásperas, são a vontade do Criador a nosso favor. Por isso, Jesus, ciente dos martírios próximos que lhe estavam reservados, disse para seus discípulos: “Tende bom animo, porque eu venci o mundo”....

Algumas Bases evangélicas: Mateus 4:10 - 6:33 - 7:7e 8 - 8:8 a 13 – 8:26 – 9:2 – 9:22 – 9:28 e 29 10:19 – 13:31 e 32 – 14:31 – 15:28 – 17:20 – 20:31 – 21:21. Marcos 5:34 – 11:22 a 24. Lucas 7:7 a 10 – 8:25 – 17:5 e 6 – 18:42 – 22:32. João 11:25 e 26. Romanos 1:16 a 17 – 14:22. I Corintios: 15:58
Bases Doutrinárias: O livro dos Espíritos, perguntas 4 a 6, 165, 192, 536 a 540, 551 a 557, 654 a 657, 669 a 670. O Evangelho Segundo o Espiritismo: Cap 11 item 13, Cap. 19 (todo), Cap. 27 (todo). O Céu e o Inferno: Cap. I item 13.
Algumas obras subsidiárias: Almas em Desfile - cap. 18 1ª parte. Caminho Verdade e Vida - Cap 23, 124, 163. Jesus no Lar - cap 11 e 32. Palavras de Vida Eterna – cap 15, 154, 162. Vinha de Luz – cap. 13, 40, 44, 60, 67, 91, 131, 141, 152.
(Fonte: Evangelização – UEM)

4 de agosto de 2012


MÉDIUM HOMEM E HOMEM MÉDIUM

1 - O que é mediunidade?
Em sua expressão mais simples, trata-se da sensibilidade à influência do mundo espiritual. É o "sexto sentido ", que nos coloca em contato com o mundo dos Espíritos, assim como o tato, o paladar, o olfato, a visão e a audição nos colocam em contato com o mundo dos homens.

2 - Isso significa que todos somos médiuns?
Todos temos sensibilidade que nos habilita a receber influências espirituais. Nem todos, entretanto, somos suficientemente sensíveis para produzir fenômenos mediúnicos.

3 - O que determina essa diferença?
Imaginemos alguém vestindo compacta armadura que o impeça de ver e ouvir o que se passa ao seu redor. É o que ocorre conosco, quando reencarnamos. Vestimos denso traje de carne que inibe nossas percepções espirituais. O médium é alguém com uma abertura nessa "blindagem".

4 - Essa abertura é de ordem física? Está no corpo?
A mediunidade é uma faculdade espiritual, inerente a todos os Espíritos.
Quando reencarnamos, fica sujeita às condições do corpo. Neste aspecto podemos dizer que é orgânica, porqüanto subordinada a uma estrutura física que não iniba o contato mais amplo com o mundo espiritual.

5 - Tem algo a ver com a hereditariedade?
A mediunidade não se subordina à genética. O intermediário entre os dois planos é alguém que foi preparado para isso no Mundo Espiritual, submetendo-se a estudos e operações magnéticas, bem como a uma adequação do corpo físico, de forma a ter a sensibilidade necessária.

6 - E quando os filhos de um médium experimentam fenômenos mediúnicos?
Não há aí um componente genético?
Da mesma forma que temos famílias de músicos e de médicos, podemos ter famílias de médiuns, não por hereditariedade, mas por afinidade.
São Espíritos afins. Ligam-se pelos laços da consangüinidade para realizar determinadas tarefas.

7 - Como denominar esses dois tipos de sensibilidade maior e menor?
Podemos definir médium homem como uma condição inerente ao ser humano.
Todos sofremos a influência dos Espíritos. E há o homem médium, o indivíduo dotado de uma sensibilidade maior, que o habilita ao intercâmbio com o Além.

8 - Não seria mais fácil usar termos diferentes para distinguir um do outro, o geral, do particular?
Não, porque não são faculdades distintas em essência. Apenas particularidades. Há pessoas que têm o chamado "ouvido musical"; reproduzem qualquer música, sem estudo; e há as incapazes de dedilhar a mais singela canção. Em ambos os casos, são características de uma mesma faculdade a audição. Algo semelhante acontece com a mediunidade. Todos temos "ouvidos" para o mundo espiritual; alguns "ouvem" melhor, habilitando-se à comunicação com os Espíritos.

(MEDIUNIDADE – TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER
RICHARD SIMONETTI)

1 de agosto de 2012


SUA ESCOLHA

..."Seja feito a vós, conforme vossa fé”... (Mateus 9,29)
A vida atual oferta-lhe as vicissitudes e limitações decorrentes de seus atos pregressos e que necessitam de corrigenda e refazimento para que possas galgar novos passos rumo à sublimação, entretanto, ainda receia o amparo sublime em vossa vida e oscila em romper os grilhões que lhe aprisionam o caminhar pelo campo da renovação.
Se confias na providencia divina, ponde a caminhar com retidão pelo campo do refazimento, entendendo que as ofertas do Criador são sempre dádivas de amor e singela luz de amparo, guiando-te com segurança rumo a superação e renovando-te as esperanças na senda da redenção.
Muitos anseiam o socorro singelo dos emissários celestes, mas mantém-se na obscuridade do intimo e negligenciam as atitudes que servem de sustentáculo para o adiantamento e a compreensão, tornando-se então andarilhos desgarrados pelo caminho da desatenção.
Permeiam-se pelo campo da vicissitude, mas não compreendem sua grandiosidade, relegando o ensejo divino do aprendizado e movendo-se em descompasso para a enfermidade intima e agravando a condição infeliz que se encontra.
Rogam a oportunidade de restituir-lhe a visão, entretanto, negam-se em abrir os olhos para enxergar a luz da renovação.
Suplicam que lhe restabeleça as forças nas pernas, mas persistem em manterem-se inertes para os passos da superação.
Anseiam pelo envio do remédio salutar a reestruturar-lhe a saúde, mas negam-se em perseverar no tratamento e na sua utilização prescrita.
Clamam pelo alimento que ira fortificar-lhe a esperança, mas buscam o jejum espiritual que lhe flagela a fé.
Imploram a indulgencia divina e a clemência pelos erros pregressos, mas persistem em julgar e condenar a todos que se equivocam nas suas escolhas menos assertivas.
Aflitivas caravanas de espíritos em desfile pelo caminho árduo da provação, se encontram e se unem em sofredora comitiva de total desesperação, que esperam inertes pelo socorro amigo do Cristo.
Pedintes constantes que estendem a mão no aguardo de receberem alguma doação, mas insistem em evitar o manuseio da ferramenta que transformará a terra em fonte profícua de subsistência.
Erga-te o corpo frágil e o espírito enfermo para sublimar-se nos degraus da angelitude, propague vossa serventia a todos e perpetue o amor fraterno em todo o orbe.
Lembre-se que receberas as dádivas divinas em decorrência do anseio que consagra-te em teu interior e com a dimensão de vossa fé e esperança, a medida que congrega-se como fiel servidor do bem e trabalha no auxilio do próximo.
(Do livro Relicário Divino, pelo espírito Antonio Carlos Gonzaga)

29 de julho de 2012


Mediunidade com Jesus
Em quaisquer setores de atividade humana, é natural cultivemos, nas reentrâncias do coração, o anseio de melhoria e aperfeiçoamento.
O engenheiro que, após intenso labor, obtém o seu diploma, aprimorar-se á, no estudo e no trabalho, a fim de dignificar a profissão escolhida, convertendo-se em construtor do progresso e do bem-estar geral.
O médico, no contacto com o sofrimento e a enfermidade, na cirurgia ou na clínica, ampliará sempre os seus conhecimentos, com vistas à experiência no tempo. E, se honesto e bom, conquistará o respeito do meio onde vive.
O artífice, seja ele mecânico ou carpinteiro, sapateiro ou alfaiate, no humilde labor diuturno, estudando e aprendendo, adquirirá os recursos da técnica especializada, que o tornarão elemento valioso e indispensável no ambiente onde a Divina Bondade o situou.
O advogado, no trato incessante com as leis, identificando-se com a hermenêutica do Direito, compulsando clássicos e modernos, abrirá ao próprio Espírito perspectivas sublimes “para o ingresso à Magistratura respeitável, em cujo Templo, pela aplicação dos corretivos legais, cooperará, eficientemente, com o Senhor da Vida na implantação da Justiça e na sustentação da ordem jurídica. Se esta ânsia evolutiva se compreende nos labores da vida contingente, cujas necessidades, em sua maioria, virtualmente desaparecem com a cessação da vida orgânica, que dizermos das realizações do Espírito Eterno, das lutas e experiências que continuarão além da Morte, para decidirem, afinal, no mundo espiritual, da felicidade ou da desventura do ser humano?
O quadro evolutivo contemporâneo assemelha-se a um cortejo que se dirige, simultaneamente, a uma necrópole e a um berçário. Vamos sepultar uma civilização poluida e assistir, jubilosos, à alvorada de luz de um novo Dia. A Humanidade, procurando destruir os grilhões que ainda a vinculam à Era da Matéria, na qual predominam os sentimentos inferiorizados, apresenta dolorosos sintomas de decomposição, à maneira de um corpo que se esvai, lentamente, a fim de, pelo mistério do renascimento, dar vida a outro ser mais perfeito e formoso.
O médium, como criatura que realiza, também, de modo penoso, a sua marcha redentora, aspirando a melhorar-se e atingir a vanguarda ascensional, ressente-Se, naturalmente, no exercício de sua faculdade, seja ela qual for, deste estado de coisas, revelador da ausência do Evangelho no coração humano.
Os problemas materiais, os instintos ainda falando, bem alto, na intimidade do próprio coração, a inclinação ao personalismo e à vaidade, à prepotência e ao amor próprio, enfim, a condição ainda deficitária de sua individualidade espiritual, concorrem para que o Mais Alto encontre, nesta altura dos tempos, forte obstáculo à livre, plena e espontânea manifestação.
Justo e mesmo necessário será, portanto, que o médium guarde, igualmente, no coração, o desejo de, pelo estudo e pelo trabalho, pelo amor e pela meditação, sobrepor-se ao meio ambiente e escalar, com firmeza e decisão, os degraus da evolução consciente e definitiva, convertendo-se, assim, com redução do tempo, em espiritualizado instrumento das vozes do Senhor.
Esclarecem os instrutores espirituais que é “a mente a base de todos os fenômenos mediúnicos”.
Assimilando, a natureza dos nossos pensamentos, o tipo das nossas aspirações e o nosso sistema de vida, a se expressarem através de atos e palavras, pensamentos e atitudes, determinarão, sem dúvida, a qualidade dos
Espíritos que, pela lei das afinidades, serão compelidos a sintonizarem conosco nas tarefas cotidianas e, especialmente, nas práticas mediúnicas.
Não podemos por enquanto, é verdade, desejar uma comunidade realmente cristã, onde todos se entendam, pensem no bem, pelo bem vivam e pelo bem realizem.
Seria, extemporaneamente, a Era do Espírito, realização que pertencerá aos milênios futuros, quando tivermos a presença do Cristo de Deus no próprio coração, convertido em Templo Divino, em condições, por conseguinte, de repetirmos, leal e sinceramente, com o grande bandeirante do Evangelho: “Já não sou eu quem vive, mas Cristo que vive em mim.” –
Todavia, se é impossível, por agora, a cristianização coletiva da Humanidade do nosso pequenino orbe, Jesus continua falando ao nosso coração, em silêncio, desde o suave episódio da Manjedoura, quando acendeu, nas palhas do estábulo de Belém, a luz da humana redenção.
Cada um de nós terá de construir a própria edificação.
Esta transição inevitável, da Era da Matéria para a Era do Espírito, pode começar a ser efetivada, humildemente, silenciosamente, perseverantemente, no mundo interior de cada criatura.
Comecemos, desde já, o processo de auto-transformação.
Este processo renovativo se verificará, indubitávelmente, na base da troca ou substituição de sentimentos.
Modifiquemos os hábitos, aprimoremos os sentimentos, melhoremos o vocabulário, purifiquemos os olhos, exerçamos a fraternidade, amemos e sirvamos, estudemos e aprendamos incessantemente.
Temos que deixar os milenários hábitos que nos cristalizaram os corações, como abandonamos a roupa velha ou o calçado imprestável, que não mais satisfazem os imperativos da decência e da higiene.
A fim de melhor entendermos a base de tais substituições, exemplifiquemos:
ERA DA MATÉRIA = {Ignorância = {questões materiais, questões espirituais.
{Opressão = {espiritual, material. {Instintos = {animalidade, ambição.
ERA DO ESPÍRITO = {Conhecimento = {sabedoria humana, sabedoria espiritual. {Fraternidade = {material, espiritual. Renovação = {moralidade, altruísmo.
Vamos sair de uma para outra fase da evolução planetária, impondo-se, portanto, a renovação dos sentimentos. Numa figura mais simples: a substituição do que é ruim, pelo que é bom, do que é negativo, pelo que é positivo, do que degrada, pelo que diviniza.
Antigamente, em época mais recuada, homens e grupos se caracterizavam, total e expressamente, pela ignorância de assuntos espirituais e materiais, pela opressão — material e espiritual — uns sobre os outros, o mais forte sobre o mais fraco e, finalmente, pela absoluta predominância dos instintos.
Oprimia-se moral, econômica e espiritualmente. Sacrificava-se, inclusive, o irmão, em nome do Divino Poder.
O primado da Matéria abrangia todas as formas de vida.
Na fase de transição em que vivemos, tendemos, sem dúvida, para a espiritualização.
Substituiremos as velhas fórmulas da ignorância, da opressão política ou religiosa, moral ou econômica, pelas elevadas noções de fraternidade do Cristianismo.
Os instintos inferiorizados cederão lugar, vencidos e humilhados, aos eternos valores do Espírito Imortal!
Como decorrência natural de tais substituições, a mediunidade, igualmente, sublimar-se-à.
Elevar-se-ão as práticas mediúnicas, porque Espíritos Sublimados sintonizarão com os medianeiros, em definitivo e maravilhoso Pentecostes de Amor e Sabedoria, exaltando a Paz e a Luz.
Quando o conhecimento dos problemas humanos, em seu duplo aspecto
— material e espiritual, tornar-se uma realidade em nosso coração, a fenomenologia mediúnica se enriquecerá de novas e incomparáveis expressões de nobreza.
Quando a Fraternidade que ajuda e socorre, que perdoa e consola, substituir a Opressão, que sufoca e constrange, os médiuns serão, na paisagem terrestre, legítimos transformadores de luz espiritual.
O homem será irmão de seu irmão, sua vida será sublime apostolado de ternura e cooperação e o seu verbo a mais encantadora e harmoniosa sinfonia.
Quando nos moralizarmos e nos tornarmos realmente altruístas, superando a animalidade primitivista e a ambição desmedida, nos converteremos em pontes luminosas, através das quais o Céu se ligará à Terra. Se desejamos sublimar as nossas faculdades mediúnicas, temos que nos educar, transformando o coração em Altar de Fraternidade, onde se abriguem todos os necessitados do caminho.
A Era da Matéria exige-nos conquistas exteriores, ganhos fáceis, prazeres e futilidades, considerações e honrarias. É o imediatismo, convocando-nos à preguiça e à estagnação, ao abismo e ao sofrimento.
A Era do Espírito pede-nos a conquista de nós mesmos, luta incessante, trabalho e responsabilidades. É o futuro, acenando-nos com as suas mãos de luz para a realização de nossos alevantados destinos.
O médium que, intrinsecamente, vive os fatores negativos da Era da Matéria, é operário negligente, cuja ferramenta se enferrujará, será destruída pelas traças ou roubada pelos ladrões, consoante a advertência do Evangelho.
Será, apenas, simples produtor de fenômeno. O médium, entretanto, que vigia a própria vida, disciplina as emoções, cultiva as virtudes cristãs e oferece ao Senhor, multiplicados, os talentos que por empréstimo lhe foram confiados, estará, no silêncio de suas dores e de seus sacrifícios, preparando o seu caminho de elevação para o Céu.
Estará, sem dúvida, exercendo a “mediunidade com Jesus”..

(Texto retirado do Livro Estudando a Mediunidade – Martins Peralva)

Apontar o erro para o equivoco do outro pode ser fácil, mas demonstra que você alem de não aproveitar seu tempo para servir, busca se evidenciar na imperfeição de seu próximo.
Antes de apontar o dedo que desaprova e acusa, busque em seu intimo o que mais lhe consome e transforme-o em motivo de trabalho para sua melhoria verdadeira.
Lembre-se que no campo da existência cada um respondera por seus atos, cabendo-te os serviços de refazimento e as correções necessárias de suas atitudes menos assertivas
(Mensagem de Antônio Carlos Gonzaga) 

25 de julho de 2012

A Influência dos Espíritos em Nossos Pensamentos


A Influência dos Espíritos em Nossos Pensamentos
...”Influem os Espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos”? Esta pergunta foi feita por Allan Kardec, aos Espíritos quando da elaboração de “O Livro dos Espíritos”, ao que eles responderam: questão 459 – parte 2, cap. IX
Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto, que, de ordinário, são eles que vos dirigem.
Analisando a resposta dos Espíritos, vemos que, na maioria das vezes, nós encarnados, agimos sob influência de entidades do plano espiritual que se acham em afinidade conosco. Isto de certa forma já acontece entre os encarnados.
Emmanuel no livro “Pensamento e Vida” afirma que: nossas emoções, pensamentos e atos são elementos dinâmicos de indução e complementa todos exteriorizamos a energia mental, configurando as formas sutis com que influenciamos o próximo, e todos somos afetados por essas mesmas formas nascidas nos cérebros alheios.
Cada atitude de nossa existência polariza forças naqueles que se nos afinam com o modo de ser, impelindo-os à imitação consciente ou inconsciente.
Se isto ocorre entre os encarnados, natural é que ocorra da mesma maneira entre encarnados e desencarnados.
É pelo nível de nossos pensamentos que formamos nossa vibração, e é por esta que atraímos Espíritos que vibram no mesmo nível.
Este é o processo de indução mental a que estamos submetidos, e é por isso que os Espíritos Codificadores afirmam que, de ordinário, são eles que vos dirigem.
Voltando novamente a Emmanuel neste mesmo livro:
Assim também na vida comum, a alma entra em ressonância com as correntes mentais em que respiram as almas que se lhe assemelham.
Assimilamos os pensamentos daqueles que pensam como pensamos.
É que sentindo, mentalizando, falando ou agindo, sintonizamo-nos com as emoções e ideias de todas as pessoas, encarnadas ou desencarnadas, da nossa faixa de simpatia.
Estamos invariavelmente atraindo ou repelindo recursos mentais que se agregam aos nossos, fortificando-nos para o bem ou para o mal, segundo a direção que escolhemos.
O desejo é a alavanca de nosso sentimento, gerando a energia que consumimos segundo a nossa vontade.
Neste texto de Emmanuel, vemos duas informações importantes:
1ª: Que os recursos mentais atraídos podem nos fortalecer para o bem ou para o mal.
É muito comum, ao analisarmos a influência dos Espíritos, falar só do aspecto negativo. Esquecemos que também os Espíritos afinados com o bem podem nos influenciar, portanto a questão é de escolha.
2ª: O desejo é a alavanca de nosso sentimento… Todavia, se quisermos mudar a faixa de influência, antes do nosso pensamento, é preciso mudar o que desejamos, porque o desejo é a base de nosso sentimento, e é esse o gerador de nossos pensamentos.
Como ilustração, citaremos um caso de influência no sentido de desencarnado para encarnado que encontramos em uma narrativa do Espírito André Luiz
(Livro Sexo e Destino).
Em sua residência, o senhor Cláudio Nogueira descansava em um sofá, lendo um jornal vespertino e fazendo uso do cigarro em demasia. A essa altura surgiram dois irmãos desencarnados abordando-o e agindo sem cerimônia:
Um deles tateou-lhe um dos ombros e gritou insolente:
-Beber, meu caro, quero beber!
A voz escarnecedora agredia-nos a sensibilidade auditiva. Cláudio porém, não lhe pescava o mínimo som. Mantinha-se atento à leitura. Inalterável. Contudo, se não possuía tímpanos físicos para qualificar a petição, trazia na cabeça a caixa acústica da mente sintonizada com o paciente.
O assessor inconveniente repetiu a solicitação, algumas vezes, na atitude de hipnotizador que insufla o próprio desejo, reasseverando uma ordem.
O resultado não se fez demorar. Vimos o paciente desviar-se do artigo político em que se entranhava. Ele próprio não explicaria o súbito desinteresse de que se notava acometido pelo editorial que lhe apresara a atenção.
Beber! Beber!…
Cláudio abrigou a sugestão, convicto de que se inclinava para um trago de uísque exclusivamente por si.
O pensamento se transmudou, rápido, como a usina cuja corrente se desloca de uma direção para outra, por efeito da nova tomada de força.
Beber, beber!… e a sede de aguardente se lhe articulou a ideia, ganhando forma. A mucosa pituitária se lhe aguçou, como que mais fortemente impregnada do cheiro acre que vagueava no ar. O assistente malicioso coçou-lhe brandamente os gorgomilos. O pai de Marina sentiu-se apoquentado.
Indefinível secura constrangia-lhe a laringe. Ansiava tranquilizar-se.
O amigo sagaz percebeu-lhe a adesão tácita e colou-se a ele. De começo, a carícia leve; depois da carícia agasalhada, o abraço envolvente; e depois do abraço de profundidade, a associação recíproca. Integraram-se ambos em exótico sucesso de enxertia fluídica.
Ali, no entanto, produzia-se algo semelhante ao encaixe perfeito.
Cláudio - homem absorvia o desencarnado, à guisa de sapato que se ajusta ao pé. Fundiram-se os dois como se morassem eventualmente num só corpo.
Este é um caso simples de influência dos Espíritos em nossos pensamentos, mas que acontece todos os dias. Baseados neste acontecimento, vemos a importância da máxima evangélica : “Vigiai e Orai”.
Os Mentores Espirituais
Ensina a Doutrina Espírita que contamos com a ajuda dos Espíritos desencarnados, voltados ao bem, os quais, pela intuição, buscam nos orientar e auxiliar.
Constituídos por entidades amigas, Espíritos familiares, desta ou de outras existências, os Espíritos protetores incumbem-se de nos induzir ao esforço do bem e do progresso.
Dentre os Espíritos protetores, destacamos os chamados guias espirituais, que se vinculam, particularmente, a um indivíduo para protegê-lo. Estes Espíritos têm como missão guiar o seu tutelado pela senda do bem, além de auxiliá-lo com suas orientações, animá-lo e consolá-lo diante das dificuldades. Desde o nascimento até o momento do desenlace, e muitas vezes até depois deste, o guia está ligado ao seu protegido, buscando reerguê-lo espiritualmente.
Nos momentos difíceis compete a nós buscarmos o auxílio de nossos guias que, em nome da Providência Divina, vêm nos socorrer.
Mas não podemos ficar dependendo só de nossos anjos tutelares, é a nós que cabe a vitória ou a derrota diante de nossas imperfeições.
Sobre o auxílio de forma absoluta dos nossos guias, Emmanuel, em “O Consolador”, alerta:
Um guia espiritual poderá cooperar sempre em vossos trabalhos, seja auxiliando-vos nas dificuldades, de maneira indireta, ou confortando-vos, na dor, estimulando-vos para a edificação moral, imprescindível à iluminação de cada um; entretanto, não deveis tomar as suas expressões fraternas por promessa formal, no terreno das realizações do mundo, porquanto essas realizações dependem do vosso esforço próprio e se acham entrosadas no mecanismo das provações indispensáveis ao vosso aperfeiçoamento.
Na questão 226 da obra citada, o mesmo Emmanuel, completa:
Essa colaboração apenas se verifica como no caso dos irmãos mais velhos, ou de amigos mais idosos nas experiências do mundo.
Os mentores do Além poderão apontar-vos os resultados dos seus próprios esforços na Terra, ou, então, aclarar os ensinos que o homem já recebeu através da misericórdia do Cristo e da benevolência dos seus enviados, mas em hipótese alguma poderão afastar a alma encarnada do trabalho que lhe compete, na curta permanência das lições do mundo (…) (grifo nosso)
A palavra do guia é agradável e amiga, mas o trabalho de iluminação pertence a cada um.
Segundo orientação dos próprios Espíritos, se a criatura não escuta os conselhos de seu guia, este se afasta, mas não o abandona definitivamente, ficando atento para auxiliá-lo sempre que seu tutelado voltar ao caminho correto.
Sobre a evolução dos guias espirituais, “O Livro dos Espíritos” esclarece, que são eles de natureza sempre superior, com relação ao seu protegido, mas o bom senso diz que não poderão ser de natureza muito superior, porque senão não haverá possibilidade de sintonia.
A Doutrina Espírita alerta ainda que como os indivíduos, também os lares, as famílias e as coletividades têm seus Espíritos protetores, cuja elevação está sempre de acordo com a importância da tarefa a realizar.
Como exemplo, temos:
Jesus, o guia de nosso Orbe; Ismael, o guia de nosso país, e muitos outros que desconhecemos o nome, no entanto, temos a certeza de sua existência.
Sempre que iniciamos um trabalho em bases de amor, em nome do Cristo, a Espiritualidade vinculada à divulgação da Boa Nova entre os homens, destaca um Espírito afim ao trabalho, para que oriente os trabalhadores envolvidos no mesmo, com a finalidade de guiá-los para um melhor desenvolvimento deste.
Assim temos os guias das nossas reuniões, das nossas campanhas de assistências, dos nossos centros espíritas, entre outros.
Concluindo, onde estiver a criatura, desde que esteja em sintonia com as forças do bem, jamais estará desamparada do auxílio desses enviados do Senhor, e nos momentos difíceis, como Jesus nos disse, também poderemos dizer:
Ou pensas tu que eu não poderia rogar a meu Pai, e que ele não me mandaria agora mesmo mais de doze legiões de anjos? (Mateus, 26: 53)
A Obsessão
Do latim, obsessione, a palavra obsessão significa: impertinência, perseguição, vexação; Preocupação com determinada ideia, que domina doentiamente o espírito, e resultante ou não de sentimentos recalcados; idéia fixa; mania. (Dicionário Aurélio)
Normalmente o termo obsessão é usado como significado de idéia fixa em alguma coisa, como a definir um estado mental doentio.
Após a Codificação Espírita, esta palavra ganhou um significado mais profundo:
A obsessão é a ação persistente que um Espírito mau exerce sobre um indivíduo.
Apresenta-se caracteres muito diversos, desde a simples influência moral, sem perceptíveis sinais exteriores, até a perturbação completa do organismo e das faculdades mentais.( O Evangelho Segundo o Espiritismo”, cap. XXVIII, Item 81).
Com este conceito, Kardec, aproveitando o significado vulgar, aprofundou-o mostrando as suas causas. Temos então que a obsessão é um distúrbio mental gerado por influência negativa dos Espíritos, tendo suas causas no passado culposo da criatura através de comportamentos distantes da moral.
O Espírito Manoel Philomeno de Miranda chega a afirmar que somente há obsidiados porque há endividados espirituais.( “Grilhões Partidos”, Prefácio item 3).
Segundo Emmanuel, a obsessão é o equilíbrio de forças inferiores, retratandose entre si. E continua: Fenômeno de reflexão pura e simples, não ocorre tão somente dos chamados mortos para os chamados vivos, porque, na essência, muita vez aparece entre os próprios Espíritos encarnados a se subjugarem reciprocamente pelos fios invisíveis da sugestão.( “Pensamento e Vida”, cap.27).
Com isto, nosso querido mentor nos alerta que a obsessão é um processo de sintonia, e sempre de forma bilateral, porque é sustentada por um intercâmbio que funciona tanto de lá para cá, como de cá para lá.
Nesta mesma iluminada página Emmanuel diz que:
Toda obsessão começa pelo debuxo vago do pensamento alheio que nos visita, oculto.
Hoje é um pingo de sombra, amanhã linha firme, para depois, fazer-se um painel vigoroso, do qual assimilamos apelos infelizes.
Desta forma, vemos o caráter gradativo do processo obsessivo, e novamente a importância do “Vigiai e Orai”.
Mecanismo da obsessão
Manoel Philomeno de Miranda, pela mediunidade de Divaldo P. Franco, informa como se dá o processo obsessivo. Vejamos a narrativa:
Quando o Espírito é encaminhado à reencarnação, traz, em forma de “matrizes” vigorosas no perispírito, o de que necessita para a evolução. Imprimem-se, então, tais fulcros nos tecidos em formação da estrutura material de que se utilizará para as provações e expiações necessárias. Se se volta para o bem e adquire títulos de valor moral, desarticula os condicionamentos que lhe são impostos para o sofrimento e restabelece a harmonia nos centros psicossomáticos, que passam, então, a gerar novas vibrações aglutinantes de equilíbrio, a se fixarem no corpo físico em forma de saúde, de paz, de júbilo… Se todavia, por indiferença ou por prazer, jornadeia na frivolidade ou se encontra adormecido na indolência, no momento próprio desperta automaticamente o mecanismo de advertência, desorganizando-lhe a saúde e surgindo, por sintonia psíquica, em consequência do desajustamento molecular no corpo físico, as condições favoráveis a que os germens-vacina que se encontram no organismo proliferem, dando lugar às enfermidades desta ou daquela natureza. Outras vezes, como os recursos trazidos para a reencarnação, em forma de energia vitalizadora, não foram renovados, ou, pelo contrário, foram gastos em exageros, explodem as reservas e, pela queda vibratória, que atira o invigilante noutra faixa de evolução, a sintonia com entidades viciadas, perseguidoras e perversas, se faz mais fácil, dando início aos demorados processos obsessivos (“Grilhões Partidos”, Prefácio item 3).
Através deste valoroso ensinamento, vemos que o processo obsessivo só se completa com a permissão do elemento encarnado, quando este, invigilantemente, foge aos compromissos da renovação Cristã. Porque mesmo que as “matrizes” já estejam gravadas, cabe a ele restabelecer a harmonia pela vivenciação do bem, ou se entregar às tendências desequilibradoras, através do jornadear nas frivolidades.
Variações do Processo Obsessivo
Obsessão Simples – Segundo informação dos Espíritos, a obsessão simples é parasitose comum a quase todas as pessoas. Trata-se da simples influência negativa dos Espíritos em nossa vida. Para que isto aconteça, basta que nos sintonizemos com as forças contrárias ao bem, e, seja nos momentos de sono ou de vigília, os Espíritos sutilmente nos ditam as regras.
Quase sempre todo processo de obsessão mais complicado, inicia-se em uma obsessão simples.
Fascinação – É a ilusão produzida pela ação direta do Espírito obsidente, paralisando na criatura obsidiada o raciocínio. Nesse estado, a pessoa obsidiada perde a noção do ridículo e do discernimento. O Espírito obsessor lhe inspira a agir de determinada maneira em disparate, e para ela, a forma é bem lógica. Ou seja, o obsedado nunca acha que está errado, e tenta provar com todos os argumentos que está certo. É sem dúvida uma das mais graves formas de obsessão.
Subjugação - À medida que se agrava o processo obsessivo, a vontade do obsessor vai aumentando o governo das ações do obsedado. A subjugação pode ser moral ou corporal:
- Moral: Ocorre quando o invasor domina moralmente o hospedeiro, levando-o a tomar atitudes comprometedoras. Já não é a vontade deste que comanda, mas do elemento perturbador. Seria como que uma fascinação mais agravada.
- Corporal: Dá-se quando o Espírito imanta-se a determinada pessoa, assenhorando-se dos centros do comando motor desta, e a domina fisicamente. Neste estado gravíssimo, a vítima fica inerte, cometendo atrocidades diversas.
Tipos de Obsessão
Se classificamos acima a obsessão quanto à forma de atuação dos Espíritos, podemos classificá-la também quanto ao elemento obsessor, ou seja, quanto a quem é o obsessor. Desta forma temos, a obsessão:
De encarnado para encarnado: É a obsessão realizada entre seres encarnados, através do domínio mental e até mesmo físico. Esse domínio muitas vezes é mascarado pelos termos ciúme, proteção, paixão, e até mesmo, o que é pior, amor. Mas amor nestas bases nós particularmente entendemos como “amor próprio”.
Acontece também sob o império do ódio ou outros sentimentos inferiores, como vingança, orgulho ferido etc..
De desencarnado para desencarnado: Há Espíritos que obsediam Espíritos. É a prova de que os sentimentos não mudam só pelo ato do desencarne. Quando um homem é de nível inferior, evolutivamente falando, será também, até que mude de postura, Espírito inferior. Há nas relações entre Espíritos verdadeiras relações de domínio de um em relação a outros que se acham em desvantagem. O livro Libertação, do Espírito André Luiz, sob a mediunidade de Francisco Cândido Xavier, é um dos que tratam este tema com muita propriedade.
De encarnado para desencarnado: A princípio, poderíamos achar esta hipótese um absurdo, mas podemos afirmar com segurança, que o fato é muito mais comum do que podemos pensar.
Acontece quando criaturas desavisadas ligam-se obstinadamente aos entes queridos que desencarnaram antes, fincando a elas jungidas seja pela revolta ante o fato, ou por sentimento de perda.
É fruto do amor egoísta e possessivo que domina nosso ambiente planetário, agravado ainda pela falta de informação e consciência de culpa, ou ainda pelo sentimento de ódio, inveja ou vingança.
De desencarnado para encarnado: Esse é o mais conhecido, e o que tratamos mais comumente.
O fator vigilância, para o obsedado, é de suma importância, porquanto o obsessor desencarnado leva vantagem de nem sempre ser visto ou percebido, agindo assim com mais tranquilidade, pois, ao contrário, tudo vê e percebe.
Obsessão recíproca: Como já dissemos anteriormente, nenhuma obsessão é unilateral, mas podemos qualificar como obsessão recíproca, a que ambos os elementos sentem-se dependentes um do outro, sendo muitas vezes até perigoso desligá-los rapidamente.
André Luiz narra um destes casos em sua obra, “Nos Domínios da Mediunidade”.
É o caso de Libório, que obsediava a esposa por quem sentia verdadeira paixão, vampirizando-lhe o corpo físico. Esclarece desta forma o autor Espiritual:
O pensamento da irmã encarnada que o nosso amigo vampiriza está presente nele, atormentando-o. Acham-se ambos sintonizados na mesma onda. É um caso de perseguição recíproca (…) enquanto não lhes modificamos as disposições espirituais (…) jazem no regime de escravidão mútua, em que
obsessores e obsidiados se nutrem das emanações uns dos outros.
Conclusão.
O processo obsessivo é uma característica de mundos ainda atrasadosmoralmente, pois é fruto do egoísmo, da maldade e da falta de perdão.
Tanto o tratamento como a profilaxia podem ser facilitados com o uso da prece, da água fluidificada, de passes, etc.. Mas o mais importante mesmo, o único remédio realmente eficaz, é a reforma íntima em bases de amor. Daquele amor ensinado pelo Meigo Rabi da Galiléia, Querido Mestre: Jesus.
(Texto retirado da apostila do curso de Espiritismo e Evangelho – FEGC- MG)

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O QUE MAIS SOFREMOS
O que mais sofremos no mundo –
Não é a dificuldade. É o desânimo em superá-la.
Não é a provação. É o desespero diante do sofrimento.
Não é a doença. É o pavor de recebê-la.
Não é o parente infeliz. É a mágoa de tê-lo na equipe familiar.
Não é o fracasso. É a teimosia de não reconhecer os próprios erros.
Não é a ingratidão. É a incapacidade de amar sem egoísmo.
Não é a própria pequenez. É a revolta contra a superioridade dos outros.
Não é a injúria. É o orgulho ferido.
Não é a tentação. É a volúpia de experimentar-lhe os alvitres.
Não é a velhice do corpo. É a paixão pelas aparências.
Como é fácil de perceber, na solução de qualquer problema, o pior problema é a carga de aflições que criamos, desenvolvemos e sustentamos contra nós.
(Espírito: ALBINO TEIXEIRA - Médium: Francisco Cândido Xavier - Livro: "Passos da Vida" - EDIÇÃO IDE)
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