BUSQUE SENTIR O QUE HÁ DE BOM NAS PESSOAS
Nem sempre somos atraídos pelo que há de bom nas pessoas. Num número razoável de vezes, o que nos chama a atenção são os erros e os defeitos. E nos deleitamos ao reparar nesses detalhes ruins, no que existe de pior nas pessoas. é como se, ao identificar as falhas dos outros, estivéssemos expurgando as nossas próprias.
Um equívoco, claro. Por mais que apontemos os defeitos dos que estão à nossa volta, nunca seremos um poço de virtudes. Devemos fazer um esforço para mudar essa tendência. Que tal passarmos a reparar no que as pessoas têm de bom? Geralmente, todos têm muito mais qualidades do que supomos à primeira vista. Se tivermos um olhar cuidadoso e menos impiedoso, podemos descobrir que quem menos esperávamos apresenta virtudes raras.
Até mesmo aquelas pessoas das quais não gostamos muito, ou que costumam nos irritar demais, são capazes de revelar qualidades apreciáveis. Basta que saibamos identificá-las. Para isso, é necessário romper as barreiras do preconceito e da intolerância
Se conseguirmos passar para o outro lado da fronteira imaginária que nos separa das pessoas, será fácil descobrir que elas são capazes de gestos louváveis e têm qualidades relevantes. E uma vez que possamos ver isso, a vida se torna mais doce, suave. Um fardo enorme sairá das nossas costas, nos fazendo encarar a vida com outros olhos, os olhos de alguém mais crédulo e menos crítico.
(Extraído do texto 15 itens para abrir seu caminho)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela postagem,seu comentário é muito importante para o aprimoramento desse nosso espaço fraterno.