6 de dezembro de 2011

Texto - Lei de Igualdade

LEI DE IGUALDADE
IGUALDADE: é o ESTADO DO QUE É IGUAL; é a SEMELHANÇA DE CARACTERES OU DE COMPONENTES.
a)  igualdade perante a lei e justiça REFERE-SE A IGUALDADE DE PROTEÇÃO E DE CASTIGO, PARA A GARANTIA DE DIREITOS OU A IMPOSIÇÃO DE NORMAS COERCITIVAS,  QUE OBRIGAM.
b)  igualdade perante a Moral DIZ RESPEITO À RELAÇÃO ENTRE OS INDIVÍDUOS, RELAÇÃO PELA QUAL TODOS SÃO PORTADORES DE DIREITOS FUNDAMENTAIS (NATURAIS), NASCIDOS DA HUMANIDADE, DEFININDO O QUE É DIGNO PARA A PESSOA HUMANA.

IGUALDADE NATURAL: (da Natureza, obra de Deus). PERANTE DEUS, TODOS OS HOMENS SÃO IGUAIS, POIS AS LEIS DIVINAS ABRANGEM A TOTALIDADE DAS COISAS, UMA VEZ QUE “O SOL NASCEU PARA TODOS”. ASSIM, o rico e o pobre; o sábio e o iletrado; o preto e o branco; todos estão sujeitos, por Leis Naturais, às dores e à morte física. NÃO HÁ SUPERIORIDADE NATURAL PARA NINGUÉM.

IGUALDADE TEMPORAL: (do Estado, do homem). “TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI, SEM DISTINÇÃO DE QUALQUER NATUREZA...” (é o que assegura a nossa Constituição no artigo 5.º “caput”; repete mandamento da “Declaração Universal dos Direitos do Homem”, de 1948). SÃO ASSEGURADOS A TODOS (BRASILEIROS E ESTRANGEIROS RESIDENTES NO PAÍS A INVIOLABILIDADE DOS DIREITOS À VIDA, À LIBERDADE, À SEGURANÇA E À PROPRIEDADE.

DESIGUALDADE DAS APTIDÕES: DEUS CRIOU OS ESPÍRITOS IGUAIS, MAS, COMO CADA UM VIVEU MAIS OU VIVEU MENOS, E REALIZOU MAIOR OU MENOR QUANTIDADE DE OBRAS, HÁ OS DESNÍVEIS NECESSÁRIOS, PARA QUE ELES, JUNTOS, SE COMPLETEM: UNS, FAZENDO MAIS, AUXILIANDO, ENSINANDO; OUTROS, NECESSITANDO, RECEBENDO, APRENDENDO. “Assim, a diversidade das aptidões do homem não se relaciona  com a natureza íntima de sua criação, mas com o grau de aperfeiçoamento a que ele tenha chegado como Espírito”. Pela necessidade, os homens se unem.

DESIGUALDADES SOCIAIS: AS DESIGUALDADES SOCIAIS NÃO DECORREM DE LEIS NATURAIS (LEIS DA NATUREZA), MAS DAS LEIS DOS HOMENS, COM SEUS COSTUMES EGOÍSTICOS. Para a Lei Divina, não existe “sangue nobre” ou “sangue azul”, nem “sangue pobre” ou “sangue de plebeu”; não há “senhores” (fidalgos) e vassalos ou escravos. SÓ O ESPÍRITO É MAIS PURO OU MENOS PURO, EM RAZÃO DO SEU PROGRESSO, EM RAZÃO DO SEU ESFORÇO. A divisão pela escola, pela tradição, pela vestimenta, pela posição social, é obra do homem, em decorrência do seu atraso moral.  Nem sempre o analfabeto está em desnível com o portador de títulos das letras, pois o que conta são os títulos morais.

DESIGUALDADE DAS RIQUEZAS: ANTES DE SE FALAR DE RICOS, É PRECISO SABER A ORIGEM DA RIQUEZA E COMO ESTÁ SENDO ELA EMPREGADA, PORQUE “Não é possível a igualdade de riqueza”, pois seria pensar na igualdade material, apenas. E se ela vem de crimes e misérias alheias? “DEUS EXPERIMENTA O POBRE PELA RESIGNAÇÃO E O RICO PELO USO QUE FAZ DE SEUS BENS”.

IGUALDADE DO HOMEM E DA MULHER: PERANTE A LEI DIVINA, O ESPÍRITO SÓ SE DIFERENCIA PELO SEU GRAU DE EVOLUÇÃO, NÃO PELO CORPO, QUE É ABRIGO PASSAGEIRO.

IGUALDADE NO TÚMULO: O MÁRMORE E O BRONZE NÃO ELEVAM O CADÁVER À CONDIÇÃO SUPERIOR DAQUELE QUE ÀS VEZES, SEQUER FOI ENTERRADO, MAS QUE DESENCARNOU POR CAUSA MORALMENTE NOBRE.
(Apostila Curso Básico de Educação Mediúnica - Ano I - Centro Espírita Ismael)

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O que mais sofremos no mundo –
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Não é a doença. É o pavor de recebê-la.
Não é o parente infeliz. É a mágoa de tê-lo na equipe familiar.
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Não é a ingratidão. É a incapacidade de amar sem egoísmo.
Não é a própria pequenez. É a revolta contra a superioridade dos outros.
Não é a injúria. É o orgulho ferido.
Não é a tentação. É a volúpia de experimentar-lhe os alvitres.
Não é a velhice do corpo. É a paixão pelas aparências.
Como é fácil de perceber, na solução de qualquer problema, o pior problema é a carga de aflições que criamos, desenvolvemos e sustentamos contra nós.
(Espírito: ALBINO TEIXEIRA - Médium: Francisco Cândido Xavier - Livro: "Passos da Vida" - EDIÇÃO IDE)
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