6 de dezembro de 2015

Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita - Programa Fundamental Tomo I - Roteiro 1

Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

Programa Fundamental Tomo I

Módulo I – Introdução ao Estudo do Espiritismo

O contexto histórico do século XIX na Europa

O século XIX representou uma dessas épocas em que fomos especialmente abençoados pela bondade superior, a despeito de todas as dificuldades assinaladas nesse período. Além das enormes contribuições culturais recebidas, fomos imensamente distinguidos pelo advento do Espiritismo, materializado no mundo físico pelo trabalho inestimável do professor francês Hippolyte Léon Denizard Rivail que, ao codificar a Doutrina Espírita, adotou o pseudônimo de Allan Kardec.
Entretanto, é o século que dá início aos grandes movimentos revolucionários europeus que derrubaram o absolutismo, implantaram a economia liberal e extinguiram o antigo sistema colonial, movimentos esses apoiados nas ideias renovadoras da Filosofia e da Ciência, divulgadas no século XVIII por Espíritos reformadores, denominados iluministas e enciclopedistas. Tais ideias, de acordo com o Espírito Emmanuel, constituíram a base para que fossem combatidos, no século XIX, os [...] erros da sociedade e da política, fazendo soçobrar os princípios do direito divino, em nome do qual se cometiam todas as barbaridades. Vamos encontrar nessa plêiade de reformadores os vultos veneráveis de Voltaire [1694- 1778], Montesquieu [1689-1755], Rousseau [1712- 1778], D´Alembert [1717-1783], Diderot [1713-1784], Quesnay [1694-1774]. Suas lições generosas repercutem na América do Norte, como em todo o mundo. Entre cintilações do sentimento e do gênio, foram eles os instrumentos ativos do mundo espiritual, para regeneração das coletividades terrestres 14. Enfatiza, ainda, Emmanuel que [...] foi dos sacrifícios desses corações generosos que se fez a fagulha divina do pensamento e da liberdade, substância de todas as conquistas sociais de que se orgulham os povos modernos 14.
Os Estados Unidos foram a primeira nação a absorver efetivamente o pensamento renovador dos iluministas. Assim é que, após alguns incidentes com a metrópole – Grã-Bretanha –, os americanos proclamam a sua independência política, em 4 de julho de 1776, tendo sido organizada, posteriormente, a Constituição de Filadélfia, modelo dos códigos democráticos do futuro 15.
A independência americana repercutiu intensamente na França, acendendo o [...] mais vivo entusiasmo no ânimo dos franceses, humilhados pelas mais prementes dificuldades, depois do extravagante reinado de Luís XV 16. Em consequência, desencadeou-se um poderoso movimento revolucionário em 1789 – a Revolução Francesa –, considerada o marco que separa Idade Moderna da atual, a Contemporânea. Os sucessivos progressos culturais em todos os campos do saber humano, desencadeados pela Revolução Francesa, foram tão marcantes que o século XIX entrou para a história como sendo o Século da Razão, assim como o século XVIII é denominado o Século das Luzes.
No contexto da história da civilização ocidental europeia [...] o século XIX, tal como os historiadores o delimitam, ou seja, o período compreendido entre o fim das guerras napoleônicas e o início do primeiro conflito mundial [...], é um dos séculos mais complexos [...] 7, marcado por um período de profundas transformações político-sociais e econômicas, as quais tiveram o poder de influenciar gerações posteriores.

1. O contexto histórico europeu do século XIX

1.1 A Revolução Francesa e as suas consequências
 No apagar das luzes do século XVIII, a França, uma monarquia governada por Luiz XVI, é ainda um país agrário, com industrialização incipiente. A sociedade francesa está constituída de três grupos sociais básicos: o clero, a nobreza e a burguesia. O clero, cognominado de Primeiro Estado, representava 2% da população total e era isento de impostos. Havia um grande desnível entre o alto clero, de origem nobre e possuidor de grandes rendimentos originários das rendas eclesiásticas, e o baixo clero, de origem plebeia, reduzido à própria subsistência. A nobreza, conhecida como Segundo Estado, fazia parte dos 2,5% de uma população de 23 milhões de habitantes. Não pagava impostos e tinha acesso aos cargos públicos. Subdividia-se em alta nobreza, cujos rendimentos provinham dos tributos senhoriais, das pensões reais e dos cargos na corte; em nobreza rural, que possuía direitos de senhorio e de exploração agrícola, e em nobreza burocrática, de origem burguesa, que ocupava os altos postos administrativos. Cerca de 95% da população – que incluía desde ricos comerciantes até camponeses – formavam o Terceiro Estado, que englobava a burguesia (fabricantes, banqueiros, comerciantes, advogados, médicos), os artesãos, o proletariado industrial e os camponeses. Os burgueses tinham poder econômico, devido, principalmente, às atividades industriais e financeiras.
No entanto, igualada ao povo, a burguesia não tinha direito de participação política nem de ascensão social. Foi essa situação que desencadeou uma série de conflitos, que culminaram com a Revolução Francesa, de 14 de julho de 1789 3.
A despeito dos inegáveis benefícios sociais e políticos produzidos pela Revolução Francesa, entre eles a célebre Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, seguiram-se anos de terror, que favoreceram o golpe de estado executado por Napoleão Bonaparte, no final do século XVIII. Os sublimes ideais da Revolução Francesa foram desvirtuados, em razão do abuso do poder exercido por aqueles que assumiram o governo do país. Segundo Emmanuel, naqueles anos de terror, a [...] França atraía para si as mais dolorosas provações coletivas nessa torrente de desatinos.
Com a influência inglesa, organiza-se a primeira coligação europeia contra o nobre país [França]. [...] Também no mundo espiritual reúnem-se os gênios da latinidade, sob a bênção de Jesus, implorando a sua proteção e misericórdia para a grande nação transviada. Aquela que fora a corajosa e singela filha de Domrémy [Joanna D´Arc] volta ao ambiente da antiga pátria, à frente de grandes exércitos de Espíritos consoladores, confortando as almas aflitas e aclarando novos caminhos. Numerosas caravanas de seres flagelados, fora do cárcere material, são por ela conduzidos às plagas da América, para as reencarnações regeneradoras, de paz e de liberdade 17.
Entre o final do século XVIII e o início do século XIX (1799 a 1815), a política europeia está centrada na figura carismática de Napoleão Bonaparte, um dos grandes chefes militares da História, administrador talentoso, que, entre outras reformas civis, promulga uma nova Constituição; reestrutura o aparelho burocrático; cria o ensino controlado pelo Estado (ensino público); declara leigo o Estado, separando-o, assim, da religião; promulga o Código Napoleônico – que garante a liberdade individual, a igualdade perante a lei, o direito à propriedade privada, o divórcio – e adota o primeiro Código Comercial 3.
No que diz respeito às ações deste imperador francês, lembra-nos Emmanuel que [...] as atividades de Napoleão pouco se aproximaram das ideias generosas que haviam conduzido o povo francês à revolução. Sua história está igualmente cheia de traços brilhantes e escuros, demonstrando que a sua personalidade de general manteve-se oscilante entre as forças do mal e do bem. Com as suas vitórias, garantia a integridade do solo francês, mas espalhava a miséria e a ruína no seio de outros povos. No cumprimento da sua tarefa, organizava-se o Código Civil, estabelecendo as mais belas fórmulas do direito, mas difundiam-se a pilhagem e o insulto à sagrada emancipação de outros, com o movimento dos seus exércitos na absorção e anexação de vários povos. Sua fronte de soldado pode ficar laureada, para o mundo, de tradições gloriosas, e verdade é que ele foi um missionário do Alto, embora traído em suas próprias forças [...] 18.
Após Napoleão, a França passa por um novo período de transformações históricas, uma vez que [...] vários princípios liberais da Revolução foram adotados, tais como a igualdade dos cidadãos perante a lei, a liberdade de cultos, estabelecendo- se, a par de todas as conquistas políticas e sociais, um regime de responsabilidade individual no mecanismo de todos os departamentos do Estado. A própria Igreja, habituada a todas as arbitrariedades na sua feição dogmática, reconheceu a limitação dos seus poderes junto das massas, resignando-se com a nova situação 19.
O movimento democrático na França mistura política e literatura. Assim, numerosos escritores se engajam na luta política e social, através de suas obras e ação. Desse modo, Lamartine e Víctor Hugo são eleitos deputados, tornando-se o próprio Lamartine – que muito contribuiu para o advento da República – chefe do governo provisório. Muitos desses escritores, como Zola, militam na causa republicana ou socialista 8.
Sob o regime da Restauração, as questões mais importantes são as de ordem política: o partido liberal exige a aplicação da Carta (Constituição) e um alargamento da liberdade que ela garante. Os liberais, como Stendhal e Paul-Louis Courier, são anticlericais. Chateaubriand torna-se liberal, e prevê o advento da Democracia 9.
1.2 A Revolução Industrial e as suas repercussões
Outra revolução, iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, a Revolução Industrial, acarretou profundas transformações na sociedade, modificando a feição das relações humanas dentro e fora dos países. Serviu de alavanca para o progresso tecnológico que presenciamos nos dias atuais, pela invenção de máquinas e de equipamentos cada vez mais sofisticados. Propiciou o desenvolvimento das relações internacionais, em especial nas áreas econômicas, comerciais e políticas, transformando o mundo numa aldeia global. Conduziu à urbanização de ajuntamentos humanos e à construção de modernos cercamentos (propriedades rurais). Desenvolveu a rede de comunicações de curta e de longa distância, principalmente pelo emprego inteligente da energia elétrica e da eletrônica.
Ampliou os meios de transportes, em especial o marítimo e o aéreo. Favoreceu as pesquisas médico-sanitárias voltadas para o controle das doenças epidêmicas, resultando no aumento das faixas da sobrevida humana 4.
A Revolução Industrial, no entanto, produziu igualmente várias distorções e malefícios, de certa forma esperados, se se considerar o relativo atraso moral da nossa Humanidade. Os principais desequilíbrios produzidos pela Revolução Industrial são, essencialmente, decorrentes das relações trabalhistas, infelizmente caracterizadas pela exploração do trabalho e pelas deficientes condições de segurança e higiene laborais, ocorridas em gradações diversas 4.
É oportuno considerar que os ideais da Revolução Francesa e os princípios da Revolução Industrial se espalharam, como um rastilho de pólvora, por todo o continente europeu, estimulando revoluções liberais, que incitavam a burguesia e os trabalhadores a ações contra o poder constituído. A Europa do século XIX assemelha-se a um caldeirão em constante ebulição, afetando o cotidiano das pessoas, em decorrência das contínuas mudanças no campo das ideias, na organização das instituições, na definição das formas de governo, e em virtude dos embates político-sociais, das conquistas científicas e tecnológicas, das planificações educativas, dos questionamentos religiosos e filosóficos.
1.3 Manifestações artísticas e culturais do século XIX
As atividades artísticas e culturais do século XIX revelam uma preferência predominantemente romântica. O romantismo influencia as ideias políticas e sociais abraçadas pela burguesia revolucionária da primeira metade do século, associando as manifestações românticas aos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. A inspiração do artista romântico era buscada junto das pessoas simples, numa manifestação antielitista e antiaristocrata. Pesquisava-se a cultura popular e o folclore para a produção de pinturas, esculturas e peças musicais.
As obras românticas de caráter épico destacam o heroísmo. O ideário artístico estava diretamente relacionado à realidade das lutas políticas e sociais da época: os sacrifícios da população, o sangue derramado nas batalhas e até as dificuldades encontradas nas disputas amorosas 5.
No que diz respeito à produção literária, sobressai, na Alemanha, o poeta Göethe (1749-1832), que, em Fausto – uma de suas mais importantes obras –, enaltece a liberdade individual, tema repetido em seus demais trabalhos 5.
Na França, destaca-se a figura de Víctor Hugo, que ocupa lugar excepcional na história das letras francesas. Grande parte de sua obra é popular pelas ideias sociais que difunde, e pelos sentimentos humanos, nobres e simples que ela canta. No livro Napoleão, o Pequeno, Víctor Hugo critica o governo de Napoleão III. Em Os Miseráveis, denuncia, como ninguém até então fizera, o estado de penúria dos pobres 13.
As artes plásticas, inspiradas no classicismo greco-romano, têm como exemplos mais importantes o Arco do Triunfo e as colunas existentes em Paris, construídas por ordem de Napoleão Bonaparte. Jacques-Louis David (1746-1828) legou à posteridade famoso quadro sobre o assassinato de Jean-Paul Marat, um dos líderes da Revolução Francesa.
O pintor francês Eugène Delacroix (1798-1863) – líder do movimento romântico na pintura francesa – retrata no quadro A Liberdade uma mulher que, segurando a bandeira tricolor francesa, guia o povo nas dramáticas jornadas revolucionárias 5.
No campo das composições musicais ocorre uma reviravolta. O virtuosismo do século anterior é substituído por interpretações musicais de forte colorido emocional.
A música para os românticos não era só uma obra de arte, mas um meio de comunicação com o estado de alma. Os grandes compositores românticos captam e executam peças musicais que destacam o momento político. Um dos compositores que demonstra de forma notável essa relação é Richard Wagner (1813-1883).
A composição musical Lohengrin revela a forte influência dos socialistas utópicos e dos revolucionários da época. Beethoven (1770-1827) homenageia Napoleão Bonaparte em sua Nona Sinfonia. A Rapsódia Húngara, de Liszt (1811-1886), e as Polonaises, de Chopin (1810-1849), são verdadeiros panfletos de manifestações nacionalistas. O nacionalismo, na produção das óperas de Rossini (1792-1868), Bellini (1801-1835) e Verdi (1813-1901), transmite um apelo pungente à unificação da Itália. O surgimento dessa forma de ópera determina a passagem da música de câmara para a música dos grandes teatros, onde um grande número de pessoas poderia ter acesso aos espetáculos artísticos 5.
Ao idealismo romântico contrapõe-se o Realismo, que professa o respeito pelos fatos materiais, e estuda o homem segundo o seu comportamento e em seu meio, à luz das teorias sociais ou fisiológicas. Escritores realistas como Stendhal, Balzac, Flaubert, e naturalistas como Zola, escreveram romances com pretensões científicas. Zola imita o método científico experimental do biólogo Claude Bernard 10, 12.
Na segunda metade do século XIX, a pintura europeia passa por uma verdadeira transformação, desencadeada pelo movimento chamado Impressionismo.
Os pintores impressionistas procuram captar o cotidiano da vida urbana e do campo, buscando registrar nas telas as impressões dos efeitos da luz sobre a cena desejada. Os pintores mais importantes desse movimento foram Édouard Manet (1832-1883), Claude Monet (1840-1926), Renoir (1841-1920), Cézanne (1839 -1906) e Degas (1834-1917) 5.
1.4 Manifestações filosóficas, políticas, religiosas, sociais e científicas do século XIX
Para Emmanuel, o [...] campo da Filosofia não escapou a essa torrente renovadora.
Aliando-se às ciências físicas, não toleraram as ciências da alma o ascendente dos dogmas absurdos da Igreja. As confissões cristãs, atormentadas e divididas, viviam nos seus templos um combate de morte. Longe de exemplificarem aquela fraternidade do Divino Mestre, entregavam-se a todos os excessos do espírito de seita. A Filosofia recolheu-se, então, no seu negativismo transcendente, aplicando às suas manifestações os mesmos princípios da ciência racional e materialista. Schoupenhauer [1788-1860] é uma demonstração eloqüente do seu pessimismo e as teorias de Spencer [1820-1903] e de Comte [1798-1857] esclarecem as nossas assertivas, não obstante a sinceridade com que foram lançadas no vasto campo das idéias 21. De acordo com o Positivismo de Auguste Comte, a humanidade ultrapassou o estado teológico e o estado metafísico ao penetrar o estado positivo, caracterizado pelo sucesso dos conhecimentos positivos, fundados numa certeza racional e científica. Tais idéias conduzem aos exageros do cientificismo, em que a fé na Ciência se torna a verdadeira fé. Acredita-se que ela vá resolver todos os problemas, elucidar todos os mistérios do mundo; tornar inúteis a religião e a metafísica. Este entusiasmo é revelado na conhecida obra literária de Renan: L´Avenir de la Science (O Futuro da Ciência) 12.
Em relação às ideias anarquistas e às ideologias socialistas da sociedade da época, essas concepções ainda repercutem nos dias atuais. O Anarquismo, como sabemos, representa um conjunto de doutrinas que preconizam a organização da sociedade sem nenhuma forma de autoridade imposta. Considera o Estado uma força coercitiva que impede os indivíduos de usufruir liberdade plena. A concepção moderna de anarquismo nasce com a Revolução Industrial e com a Revolução Francesa. Em fins do século XVIII, William Godwin (1756-1836) desenvolve o pensamento anárquico, na obra Enquiry Concerning Political Justice.
No século XIX surgem duas correntes principais do Anarquismo, de ação marcante na mentalidade dos povos. A primeira encabeçada pelo francês Pierre-Joseph Proudhon (1809-1865), afirma que a sociedade deve estruturar sua produção e seu consumo em pequenas associações baseadas no auxílio mútuo entre as pessoas. Segundo essa teoria, as mudanças sociais são feitas com base na fraternidade e na cooperação. O russo Mikhail Bakunin (1814-1876) é um dos principais pensadores da outra corrente, também chamada de Coletivismo. Defende a utilização de meios mais violentos nos processos de transformação da sociedade, e propõe a revolução universal sustentada pelos camponeses (campesinato). Afirma que as reformas só podem ocorrer depois que o sistema social existente for destruído. Os trabalhadores espanhóis e italianos são bastante influenciados por Bakunin, mas o movimento anarquista nesses países é esmagado pelo surgimento do Fascismo. O russo Peter Kropotkin (1842-1876) é considerado o sucessor de Bakunin. Sua tese é conhecida como anarco-comunista e se fundamenta na abolição de todas as formas de governo, em favor de uma sociedade comunista regulada pela cooperação mútua dos indivíduos, em vez da oriunda das instituições governamentais. Essas ideias resultaram no surgimento do Marxismo, que, de socialismo científico, transforma-se em crítico do regime capitalista, tendo como base o materialismo histórico 8. Assim, em 1848, o Manifesto do Partido Comunista, de autoria dos alemães Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895), afirma que o comunismo seria a etapa final da organização político-econômica humana. A sociedade viveria em um coletivismo, sem divisão de classes e sem a presença de um Estado coercitivo.
Para chegar ao Comunismo, no entanto, os marxistas preveem um estágio intermediário de organização, o Socialismo, que instauraria uma ditadura do proletariado para garantir a transição.
Esses movimentos políticos também confrontam as práticas religiosas conduzidas pela Igreja Católica que, desviada dos princípios morais do estabelecimento de um império espiritual no coração dos homens, aproxima-se em demasia das necessidades políticas da nobreza reinante na Europa. Essa aproximação com o poder real trouxe consequências desastrosas, abrindo espaço a discussões sobre o papel desempenhado pela Igreja em particular, e pela religião, considerada como sinônimo de movimento religioso de igreja – católica ou reformada –, equívoco que ainda norteia o pensamento religioso da maioria dos europeus dos dias atuais. Nesse contexto, surge o Catolicismo Social, movimento criado por Lamennais, que buscava um ideal de caridade e de justiça, conforme os ensinos do Evangelho. Lamennais rompe com a Igreja e se torna abertamente socialista. Lacordaire e Mont´Alembert se submetem sem abandonar a ação generosa (caridade e justiça) 11. A fragilidade demonstrada pela Igreja Católica, frente aos contumazes ataques que recebia, abriu espaço à expansão das doutrinas divulgadas pelas igrejas reformadas. Na verdade, a propagação do Protestantismo na Europa e na América – da mesma forma que a multiplicidade de interpretações doutrinárias surgidas ao longo de sua evolução histórica –, estava ocorrendo desde o século XVI. Os questionamentos levantados sobre o papel da religião, num período em que a sociedade estava submetida a um racionalismo dominante, conduziram teólogos e intelectuais protestantes do século XIX a um reexame dos textos bíblicos, e até a um estudo crítico da razão de ser do Cristianismo.
Nasciam, a partir daquele momento histórico, as teorias sobre a salvação pela fé, dogma considerado imprescindível à experiência religiosa de cada pessoa e à necessidade social que o homem tem de crer em Deus e de senti-lo.
No campo da Ciência, as mudanças foram significativas, fundamentais ao progresso científico e tecnológico dos dias futuros: a descoberta do planeta Netuno por Leverrier; os trabalhos de Louis Pasteur sobre microbiologia; os estudos de Pierre e Marie Curie no campo das energias emitidas pelo rádio, e a teoria da origem e evolução das espécies, de Charles Darwin. O surgimento da máquina a vapor revoluciona os meios de transportes. O desenvolvimento da indústria e sua concentração progressiva levam a um aumento considerável do proletariado urbano e da acuidade das questões sociais. O movimento industrial necessita de operações bancárias e permite a edificação de novas fortunas. A burguesia rica acelera sua ascensão e torna-se a classe dominante, força política e social. O dinheiro é tema literário de primeiro plano, com cuja inspiração os autores pintam a insolência de seus privilegiados ou a miséria de suas vítimas 12.
Em [...] confronto com todas as épocas precedentes, o período que vai de 1830 a 1914 assinala o apogeu do progresso científico. As conquistas desse período não só foram mais numerosas, mas também devassaram mais profundamente os segredos das coisas e revelaram a natureza do mundo e do homem, projetando sobre ela uma luz até então insuspeitada [...]. O fenomenal progresso científico dessa época resultou de vários fatores. Deveu-se, até certo ponto, ao estímulo da Revolução Industrial, à elevação do padrão de vida e ao desejo de conforto e prazer 6.
Todavia, é importante assinalar que uma revolução diferente marcou, também, esse período. Falamos da revolução moral proposta pelo Espiritismo nascente:
O século XIX desenrolava uma torrente de claridades na face do mundo, encaminhando todos os países para as reformas úteis e preciosas. As lições sagradas do Espiritismo iam ser ouvidas pela Humanidade sofredora. Jesus, na sua magnanimidade, repartiria o pão sagrado da esperança e da crença com todos os corações.
Allan Kardec, todavia, na sua missão de esclarecimento e consolação, fazia-se acompanhar de uma plêiade de companheiros e colaboradores, cuja ação regeneradora não se manifestaria tão-somente nos problemas de ordem doutrinária, mas em todos os departamentos da atividade intelectual do século XIX 20.
Referências
1. AMORIM, Deolindo. O espiritismo e os problemas humanos. Rio de Janeiro: Mundo Espírita, 1948. Cap. 34, p. 170.
2. ______. Transição inevitável. O espiritismo e os problemas humanos. São Paulo: USE, 1985, p. 23.
3. AMARAL, Jesus S. F. [et al.]. Enciclopédia mirador internacional. São Paulo: 1995. (Revolução francesa), vol. 18. Item III, p. 9852-9859.
4. ______. (Revolução industrial), p. 9877-9881.
5. BURNS, Edward McNall. História da civilização ocidental. 3. ed. Porto Alegre: Globo, 1975. Progresso intelectual e artístico durante a época da democracia e do nacionalismo, p. 661.
6. ______. p. 792.
7. RÉMOND, René. O século XIX. Tradução de Frederico Pessoa de Barros. 12. ed. São Paulo: Cultrix. Os componentes sucessivos, p. 13.
8. LAGARDE, André et MICHARD, Laurent. XIXe Siècle. Les grands auteurs français du programme. Paris: Bordas, 1964. Introduction (Le mouvement démocratique), vol. 5, p. 7-8.
9. ______. p. 8.
10. ______. (Le réalisme), p. 11.
11. ______. (Le socialisme), p. 8.
12. ______. (Le progrès scientifique et industriel), p. 9.
13. ______. Victor Hugo, p. 153.
14. XAVIER, Francisco Cândido. A caminho da luz. Pelo Espírito Emmanuel. 33. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. Cap. 21 (Época de transição), item: Os enciclopedistas, p. 185.
15. ______. (A independência americana), p. 186.
16. ______. Cap. 22 (A revolução francesa), p. 187.
17. ______. (Contra os excessos da revolução), p. 189.
18. ______. (Napoleão Bonaparte), p. 192-193.
19. ______. Cap. 23 (Depois da revolução), p. 196.
20. ______. (Allan Kardec e os seus colaboradores), p. 197.

21. ______. (As ciências sociais), p. 198-199.

6 de outubro de 2015

Alerta Sublime

Alerta Sublime

"... Vá e não peques mais..."(João 8:11)
Eis a máxima do Cristo sempre que alguém recorria a seus prestimosos atos assistenciais, em momento algum o Governador Supremo de nosso orbe, ousou questionar o passado do pedinte, mesmo o mais delituoso que fosse, mesmo que se outrora houvesse sido algoz das mais temidas barbáries, ainda assim o Mestre atendia-lhe a rogativa, questionava apenas o tamanho de seu anseio em curar-se e orientava a mudar de conduta para assim ver-se livre da moléstia do espírito, uma vez que houvera sido liberto da moléstia da carne.
Quantos ainda recorrem ao socorro amigo do Cristo, mas ao perceberem-se alforriados das dores físicas, retomam as mesmas atitudes que causaram-lhe o padecimento e colocaram-lhe em condições enfermiças.
Muitos soerguem-se do lamaçal da desesperação, mobilizando forças que o levem ao encontro do Mestre, mas após breve contado com sublimes orientações, viram-se- lhe as costas e percorrem o mesmo caminho do equívoco e da desatenção.
Enfermos padecentes dos mais graves martírios percorrem longos caminhos e distantes jornadas em busca do lenitivo da cura, mas depois de serem prontamente socorridos pelo Medico Angelical, debandam dos campos de auxilio e recorrem às desregradas comitivas da discórdia para fazerem-se notar.
Nada nos adianta peregrinar pelo calvário da aflição, se após instantes de tranqüilidade, voltemos a praticar atos ainda mais constrangedores para nosso ser. Caminhemos com retidão, na certeza que o Supremo Senhor nos acompanha a cada passo, mas convoca-nos ao exercício da melhoria constante.
Lembremos das indeléveis palavras do Mestre: - “Vá e não peques mais”.

(Antônio Carlos Gonzaga)

2 de agosto de 2015

Amigos em Cristo,
Navegamos pelo oceano da reencarnação, buscando a rota correta para evoluir, onde possamos aportar com segurança e alegria, entretanto, as ondas da corrigenda insistem em testar nossa nau e parecem direcionar-nos aos rochedos pontiagudos da desesperação.
A frágil embarcação corpórea que nos auxilia a navegar pelo oceano da existência, convida-nos a conhecer novos portos, desbravar oceanos e mares e a descobrir caminhos diferentes para percorrer.
Muitas vezes, movidos pela curiosidade e insegurança, nos aventuramos a navegar por instâncias longínquas e ameaçadoras, nos esquecemos de utilizar a bussola do bom senso e nos deixamos levar pela torrente da invigilância, nos afastando da direção segura do trabalho.
Lembremos que nos locais mais distantes, nas regiões mais perigosas e remotas, onde as tempestades fazem vítimas constantes, existe sempre um farol, a guiar as embarcações com sua emissão de luz e o som de sua sirene.
Eis o Farol do Cristo, que indica-nos a melhor rota a seguir, devemos mobilizar recursos e forças para continuar navegando rumo ao porto seguro da redenção.
Em mais este humilde conjunto de mensagens, buscamos ofertar as instruções do Cristo e refletir sobre suas amoráveis palavras de consolo e esperança.

Façamos como o timoneiro prudente e nos preparemos para a sublime navegação espiritual, direcionemos nossas velas para aproveitarmos o auxílio dos ventos da misericórdia Divina e rumemos ao encontro da Luz Divina do Cristo, que nos guia com segurança pelo mar da vida.

Ditado pelo espírito Antônio Carlos Gonzaga, psicografia de Alessandro Micussi

26 de novembro de 2013

Mensagem psicografada: Medicina Celeste

Medicina Celeste

...” Não necessitam de médicos os sãos, mas, sim, os doentes..." – Mateus 9:12

No mundo em que espíritos aportam com as mais variadas vicissitudes e necessidades, foi enviado dos píncaros celestes o Governador do mundo, para guiar e orientar a todos.
O médico que não operava apenas prodígios físicos, mas também transformações espirituais.
Pessoas das mais distantes localidades peregrinavam ao seu encontro, em busca do lenitivo do esclarecimento e da cura de suas mazelas.
Famílias se reuniam para ouvir as mais belas palavras de orientação do Mestre e muitos realmente curavam-se de suas enfermidades.
Muitos cegos passaram a enxergar com os olhos físicos, porém, alguns passaram a ver com o coração.
Muitos aleijados puderam novamente levantar-se e andar, porém, alguns fortificaram o espírito e caminharam para o progresso verdadeiro.
Muitos leprosos tiveram seu corpo recomposto, porém, alguns modificaram as atitudes e perseveraram na transformação intima.
Muitos enfermos tiveram sua saúde restabelecida, porém alguns reanimaram a fé e seguiram o caminho da serventia.
Muitas foram as curas operadas pelo Cristo, e até hoje o médico de todos, atende dia e noite sem cessar.
Lembre-se que a maior dor de todas, é a dor da inércia, quando se perde a oportunidade de auxiliar o próximo, apenas por orgulho ou vaidade.
O Ministro da paz veio até nós para mostrar que mesmo o maior entre os maiores, deve estar disposto a servir.

O Evangelho de Luz é a caderneta de vacinas utilizada para erradicar todas as doenças do mundo, bastando apenas praticá-la em doses homeopáticas e diárias.
(Mensagem ditada pelo espírito Antônio Carlos Gonzaga, psicografada por Alessandro Micussi na tarde de 26/11/2013)

22 de novembro de 2013

Mensagem psicografada - Procedência da dor

Procedência da dor

...” Porque o amor pelo dinheiro é a raiz de toda a espécie de males..." – 1 Timóteo 6:10

Percebamos como o amigo da consciência nos convida a reflexão, pois grandes embates são frutos da cobiça e da inveja.
Quantos homens deixam que projetos sublimes se desfaçam, quando sentem seu orgulho clamar pelo reconhecimento e sua ânsia pelo prestígio infla com a possibilidade da recompensa monetária.
Homens que se candidatam as linhas de trabalho do Cristo, saem em debandada para o pasto da perdição, quando o som de alforjes repletos de moedas tilintam nas proximidades. Comitivas desesperadas se afiliam para compactuarem formas ilícitas de ampliarem recursos amoedados e posições de destaque perante os homens.
Espíritos imbuídos de tarefas de aprimoramento e comunhão atritam-se e deslizam morro abaixo para o abismo da expiação, quando envoltos pela ambição, buscam ludibriar o próximo para proveito próprio.
Caminheiros percorrem as mais dolorosas estradas, no intento de reparar equívocos pregressos, cometidos pela insensatez da ganância.
Dentre tantos males que o homem alimenta em seu íntimo, o amor pelo dinheiro é chama que consome dia e noite a tranquilidade dos corações enfraquecidos pelo desejo do enriquecimento ilícito.

Nada trouxemos para este mundo e nada levaremos, a não ser o que realmente somos, muitos se esquecem das palavras do apóstolo dos gentios, e acabam por comprometer uma jornada de progresso verdadeiro.
(Mensagem do espírito Antônio Carlos Gonzaga, psicografia de Alessandro Micussi em 21 de novembro de 2013)

Mensagem Psicografada - Recepção

Recepção

...”Eis que estou a tua porta e bato..." – Apocalipse 3:20

Eis o mais ilustre de todos os convidados que se aproxima de nosso coração e solicita-nos permissão para adentrar em nosso íntimo e conosco festejar, entretanto, envoltos pelo orgulho que nos imobiliza, fingimos não ouvi-lo e deixamos que se vá.
Quantos na esfera terrena rogam pelo amparo amigo do Mestre, mas quando Ele atende nossas suplicas e solicita permissão para visitar os cômodos de nosso interior, recorremos às escusas de escassez de tempo e impedimos sua incursão em nossa intimidade.
Deixamos as portas da invigilância abertas, onde adentram sentimentos de magoas, rancor, intolerância e orgulho, mas quando o Divino Pastor se aproxima, cerramos a porta e bloqueamos seu acesso.
 Somos ótimos anfitriões para recepcionar a inveja e a ira, mas nos negamos a aceitar a presença sincera do Evangelho de Amor.
Eis que o Cristo bate às portas de nosso coração, ansiando renovar nosso intimo e auxiliar em nosso progresso, mas para tanto, imperioso se faz que destranquemos os ferrolhos do receio e deixemos que o Mensageiro da Harmonia possa conosco compartilhar o pão do entendimento.
Tenhamos a certeza que o Mestre não busca o luxo dos palacetes da vaidade e nem tão pouco a ostentação das mansões do orgulho , mas sim o conforto do casebre da humildade e o aconchego do amor.

Lembremo-nos que para que o Cristo entre, é necessário limpar os cômodos de nosso ser e recebê-lo com a certeza que nova vida se inicia com sua presença.
(Mensagem do espírito Antônio Carlos Gonzaga, psicografia de Alessandro Micussi em 20 de novembro de 2013)

15 de novembro de 2013

Mensagem Psicografada - Ouçam

Ouçam

...” Quem tiver ouvidos de ouvir, ouça" – Mateus 11:15

Eis que o Mestre nos alerta para a busca do esclarecimento, pois mesmo possuidores da perfeita condição auditiva, ainda assim, tornamo-nos surdos para as palavras do Evangelho de Amor.
Muitos participam dos mais variados cultos e cerimônias, representando a mais fiel condição de aprendizes do Cristo, mas a grande maioria tapa os ouvidos para o convite a renovação.
Homens dos mais elevados níveis sociais se evidenciam como mensageiros da boa Nova carregam vasto repertorio de palavras extraídas dos ensinos do Cristo, mas em grande parte, são incapazes de ouvir com o coração tudo que dizem.
Oradores utilizam do púlpito para demonstrar o rico vocabulário que possuem, mas seu espírito ainda é insensível à transformação íntima e nega-se a escutar o clamor pela redenção.
Muitos discursos são proferidos aparentemente de forma brilhante pelos homens, mas na maioria deles, apenas as palavras ecoam pelo ar, pois o emissor insiste em ouvida-las assim que termina sua apresentação.
A surdez do coração é chaga que compromete o progresso verdadeiro, pois todo aquele que se ensurdece para o socorro do próximo, torna-se mudo para rogar auxílio para si mesmo.

Disse o Mestre: - Aquele que tiver ouvidos, que ouça! Sendo assim, devemos compreender sua orientação e confirmar o entendimento através de nossas obras cotidianas.
(Mensagem do espírito Antônio Carlos Gonzaga, psicografia de Alessandro Micussi em 14 de novembro de 2013)

7 de outubro de 2013

Mensagem psicografada na manha de 26/09


A Mão Amiga

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.(Mateus 11:28)

Eis que o Cristo convida-nos a caminhada rumo ao engrandecimento do espírito, oferta-nos a consolação através do exemplo e guia-nos pelo campo do aprimoramento.
Percebe-se que o Mestre estende-nos as mãos fraternas e roga apenas que iniciemos nossa jornada ao Teu encontro.
O soberano amigo demonstra Seu amor e afirma aliviar-nos os sentimentos de aflição, mas para tanto, imperioso se faz seguir suas orientações.
Não nos promete extirpar todas as provações, mas ensina-nos a suportá-las através da serventia e fidelidade ao Criador.
Quantos rogam o auxílio do alto e quando a respostas chegam as suas inquirições, se negam a segui-las por terem que modificar a conduta ou pensamentos orgulhosos.
Quantos sentem-se oprimidos, aflitos e desgastados pelos embates constantes da vida que anseiam pela consolação, mas quantos estão dispostos a seguir as instruções do Mestre e acompanha-Lo pelo caminho da serventia.
O mundo oferta atalhos variados para a estagnação do espírito, através das tentações cotidianas, mas o caminho da submissão ao Criador é o único que nos conduz a evolução verdadeira.
Aceitemos o convite do Cristo e deixemos que Ele nos abrande o coração com seu exemplo de amor maior.
A mão amiga se estende até nós, cabe-nos simplesmente, libertarmo-nos do peso desnecessário das bagagens do orgulho e vaidade e corrermos ao encontro do Mestre, para juntos peregrinarmos pela estrada do serviço ao próximo.
Que em nossos corações abrolhe a flor da concórdia e assim cada dia, possamos nos dedicar a servir o próximo com a certeza que a mão amiga do Cristo, nos oferta o apoio necessário para prosseguir.


(Pelo espírito Antonio Carlos Gonzaga, psicografia de Alessandro Micussi)

13 de agosto de 2013

Mensagem dia dos Pais

Mensagem aos pais.
Em singelo encontro no plano maior, vós aceitastes o convite do Criador de representá-lo na contribuição do projeto de sublimação, servindo de orientador no mundo físico aos espíritos que vierem aportar na busca pela redenção.
Abraçastes a paternidade com indivisível confiança na Divina Providencia, onde sabíeis que mesmo na mais limitada situação e imperfeita condição, o amparo dos Céus iria nutrir-te o espírito, ofertando as múltiplas possibilidades de transpor os obstáculos e concretizar a tarefa em nome do amor.
Tu és a representação da justiça em sintonia com a sobriedade, do amor em sinergia com a disciplina e do afeto em harmonia com a serenidade. Nas mais aflitivas circunstâncias consegues manter-se equilibrado, servindo de amparo e norteador aos espíritos que anseiam a seguridade e buscam a conduta no caminho retilíneo.
Tu és o mentor, mestre e aluno no mundo, e mereces nosso apreço e eterna gratidão. Sois o sol que aquece o coração nas manhas mais frias da vida e seu abraço forte e acolhedor nos eleva a alma.
Deus confiou a ti a guarda e o zelo de espíritos na terra, e cabe a ti servir do modelo humano para o engrandecimento e aprimoramento deles. O Pai não exigiu-te a perfeição, mas solicitou que faças a cada dia o seu melhor, pois confia plenamente em seu potencial.
(Mensagem ditada pelo espírito Antonio Carlos Gonzaga, psicografia de Alessandro Micussi no dia 12 de Agosto de 2012 – em homenagem aos pais)

25 de julho de 2013

Evangelho do dia - Bem Aventurado os Aflitos

BEM-AVENTURADOS OS AFLITOS. JUSTIÇA DAS AFLIÇÕES

Bem-aventurados os que choram, pois que serão consolados. — Bem-aventurados os famintos e os sequiosos de justiça, pois que serão saciados. — Bem-aventurados os que sofrem perseguição pela justiça, pois que é deles o reino dos céus. (S. MATEUS, cap. V, vv. 5, 6 e 10.)
Bem-aventurados vós que sois pobres, porque vosso é o reino dos céus. — Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis saciados. — Ditosos sois, vós que agora chorais, porque rireis. (S. LUCAS, cap. VI, vv. 20 e 21.)
Mas, ai de vós, ricos que tendes no mundo a vossa consolação. — Ai de vós que estais saciados, porque tereis fome. Ai de vós que agora rides, porque sereis constrangidos a gemer e a chorar. (S. LUCAS, cap. VI, vv. 24 e 25.)
Somente na vida futura podem efetivar-se as compensações que Jesus promete aos aflitos da Terra. Sem a certeza do futuro, estas máximas seriam um contra-senso; mais ainda: seriam um engodo. Mesmo com essa certeza, dificilmente se compreende a conveniência de sofrer para ser feliz. É, dizem, para se ter maior mérito. Mas, então, pergunta-se: por que sofrem uns mais do que outros? Por que nascem uns na miséria e outros na opulência, sem coisa alguma haverem feito que justifique essas posições? Por que uns nada conseguem, ao passo que a outros tudo parece sorrir? Todavia, o que ainda menos se compreende é que os bens e os males sejam tão desigualmente repartidos entre o vício e a virtude; e que os homens virtuosos sofram, ao lado dos maus que prosperam. A fé no futuro pode consolar e infundir paciência, mas não explica essas anomalias, que parecem desmentir a justiça de Deus. Entretanto, desde que admita a existência de Deus, ninguém o pode conceber sem o infinito das perfeições. Ele necessariamente tem todo o poder, toda a justiça, toda a bondade, sem o que não seria Deus. Se é soberanamente bom e justo, não pode agir caprichosamente, nem com parcialidade. Logo, as vicissitudes da vida derivam de uma causa e, pois que Deus é justo, justa há de ser essa causa. Isso o de que cada um deve bem compenetrar-se. Por meio dos ensinos de Jesus, Deus pôs os homens na direção dessa causa, e hoje, julgando-os suficientemente maduros para compreendê-la, lhes revela completamente a aludida causa, por meio do Espiritismo, isto é, pela palavra dos Espíritos.


(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, itens 1 a 3.)

17 de julho de 2013

Um minuto para meditar e refletir

Vamos parar tudo o que estivermos fazendo por um breve instante e deixar que um Ilustre visitante nos faça companhia.
Deixe-se levar pela suave melodia e permita o Cristo acompanhe-te agora.
A natureza é obra Divina e vem representar o amor verdadeiro do Pai para com todos nós.
Ouça com os ouvidos do coração e sinta com a simplicidade da alma, permita-se acreditar e confiar na providencia divina.
Que a partir deste instante, possa perseverar em sua caminhada e tenha a certeza que o Bom pastor acompanha-te os passos ao teu lado.
Tenham uma linda e abençoada tarde.



Nos bastidores de uma Reunião Espírita

11 de julho de 2013

Poema Psicografado - "Médiuns"


Médiuns
Enfim se faz a luz
Para todos que anseiam compreender
Através de piedade Divina
Podendo os vícios vencer
Os erros que cometeu no passado
Hoje pode com eles aprender
O intercambio do mundo invisível
Podes a ele  reconhecer
A sensibilidade que arrepia o corpo
Gelando todo o seu ser
É a presença do mundo real
Convidando-te a servir e crescer
Não se assuste com o sussurro ao teu lado
São amigos que vieram te ver
Deixe o coração sempre limpo
Para com eles ensinar e aprender
Ser médium não é espíritos sentir
Nem somente ver, ouvir ou escrever
Ser médium é agir com amor

E os ensinos do Cristo viver
(Poema ditado por um espírito amigo, psicografado por Alessandro Micussi, 11/07/2013)

Palestra - 22/07/2013


Ajudem a ajudar


ADOTE O SANATÓRIO
Sanatório Espírita de Uberaba
Atualmente o Sanatório passa por graves dificuldades financeiras lutando diariamente para cumprir a missão idealizada por Maria Modesto Cravo e Dr. Inácio Ferreira.
​O deficit financeiro atual é R$ 45.000,00 / mês. Além da questão financeira o Sanatório necessita urgentemente de equipamentos e obras de manutenção.
O Sanatório Espírita de Uberaba passa por grave crise financeira e necessita de   doações de produtos e materiais, além de auxílio financeiro para pagamento de dívidas, equipamentos e para a execução de reformas e obras de manutenção.
​99% das internações ocorrem através do SUS – Sistema Único de Saúde.
​​São 83 cidades da região do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, com população de aproximadamente dois milhões de habitantes, que tem o SEU como hospital-referência para tratamentos psiquiátricos.
O Sanatório Espírita de Uberaba – SEU, foi fundado em 31/12/1933, pela estimada Maria Modesta Cravo. Atualmente o Sanatório possui 120 leitos e com uma média de 130 internações por mês.
Para garantir todo esse tratamento, o Sanatório conta com uma equipe de 92 funcionários, além das 12 equipes de médiuns passistas que fazem o tratamento espiritual de segunda-feira a sábado nos períodos matutino e noturno.
O Sanatório está passando por dificuldades financeiras, por isso, lançou a campanha “O Sanatório Espírita Pede Socorro”.
Se você desejar ajudar o Sanatório Espírita de Uberaba, faça sua doação na Conta Poupança do Sanatório Espírita de Uberaba – Caixa Econômica Federal – Agência: 1538 – Conta: 013.7394-6

8 de maio de 2013

Mensagem Psicografada - Prece da Regeneração


PRECE DA REGENERAÇÃO
Amado mestre Jesus, neste momento sublime, onde busco melhorar-me e servir-Te, convido-O a adentrar na intimidade de meu ser renovar-me por completo.
Rogo-te perdão por tantas vezes que neguei-me a atende-Lo quando batia às portas do meu coração por receio de que Vosso amor incondicional pudesse iluminar-me e clarear-me os cômodos mais escuros de minha alma e que tanto insistia em oculta-los de mim mesmo.
Hoje vergo-me frente a Ti, reverenciando-Te com amor e submissão e reconhecendo-Te como amigo incondicional que sempre me ampara.
Não prometo tornar-me modelo de virtude, nem tão pouco ser reconhecido como verdadeiro apostolo Teu, mas comprometo-me a vivenciar cada instante de minha existência a certeza que não estou sozinho e que confio em Ti plenamente.
Amorável pastor que direciona as ovelhas aos pastos verdejantes da redenção, imploro-te que guie meus passos, pois ainda percebo-me fraco para caminhar por minha própria vontade, e reconheço-me ser frágil e tendencioso aos equívocos.
Senhor Jesus, que Vosso amor imperecível possa servir-me de fonte de energia, nutrindo-me a alma e fortificando me a esperança.
Que Vossos ensinos de bondade, possam servir-me de fonte de agua cristalina a dessedentar-me para o entendimento e fazendo com que consiga propagar vossas orientações através de meus atos.
Esteja sempre comigo Senhor, pois assim oportuniza-me a condição de melhorar-me a cada dia.
(Mensagem ditada pelo espírito Antônio Carlos Gonzaga, na manha de 08/05/2013, psicografia de Alessandro Micussi)

25 de abril de 2013

Mensagem Psicografada - Eleve-se em Cristo


Eleve-se em Cristo

Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, 
Filipenses 2:3
Não se prendeis aos questionamentos do que oferta-te o mundo em proveito próprio, mas dedica-te em servir a favor de teu próximo.
A alegria de servir aos desígnios do Criador pode ser percebida no céu, através do brilho das estrelas, que em comunhão com as demais tornam a noite um belo espetáculo de harmonia e singeleza.
Se buscas a felicidade nos planos superiores, deveis iniciar a tarefa de redenção neste instante, prontificando-te a semear por onde passes, as sementes da fraternidade, contribuindo para o abrolhar das árvores da caridade e esperança.
O progresso verdadeiro consiste no aprimoramento intimo, onde os anseios materialistas são substituídos pela assistência abnegada ao necessitado.
 Não desperdices o tempo que oferta-te o Supremo Criador, dedica-te a seguir as orientações do Mestre Jesus e torna-te verdadeiro mensageiro da paz e união.
Que possas caminhar com regozijo intimo de seu coração e seus olhos tornem-se as janelas da esperança, disseminando pela estrada da existência a luz que guia e consola os irmãos em desalinho e aflição.
Não busque os clarões da evidencia e os holofotes do orgulho egoísta, mas aqueça-se com o calor dos raios da concórdia e siga os passos do Cristo pelo campo do amparo.
O alerta do apostolo da sobriedade é claro e verdadeiro, pois todo aquele que dedica-se a tornar-se apostolo do amor, deve faze-lo em nome do Governador Celeste e não por vaidade egoísta e equivocada.

29 de março de 2013

Mensagem Psicografada - Prontifica-te a servir

Prontifica-te a servir
“Senhor, que queres que eu faça? Atos 9:6
Muitos buscam encontrar o Cristo e rogar-Lhe os mais variados favores e os mais inusitados benefícios, mas esquivam-se de seguir Suas orientações ou servir em Teu nome.
Vários são os caminheiros que são apresentados ao Cristo e reconhecem-Lhe a soberania moral, entretanto, poucos os que se prontificam a obedecer as Suas instruções e atender aos Seus convites de redenção.
Nos percursos de nossa existência, acabamos por nos deparar com a singela luz do Cristo, iluminando-nos o interior e clareando nosso entendimento, cegando-nos para as perversidades do mundo e fazendo-nos enxergar com os olhos da alma.
No ímpeto de segui-Lo sem demora, apressamos nossa caminhada, mas ao nos depararmos com os obstáculos que teremos que transpor para tornarmo-nos seus aprendizes preferimos manter a cegueira intima e insistimos em nos refugiar nas sombras da ignorância.
Cada um em determinado instante de sua vida devera aproximar-se de Damasco e compreender o momento da transformação e da redenção individual.
Façamos como o amorável apóstolo de Tarso e nos prontifiquemos a ser útil em nome do Mensageiro Celeste, dedicando nossa vida na assistência aos irmãos que jazem enfermos pela cegueira do egoísmo e a miopia da vaidade.
Que hoje possamos elevar nossos olhos para os píncaros celestes e alistarmo-nos na congregação de Jesus, para servir como melhor Lhe aprouver.
(Mensagem psicografada na noite de quinta feira 23/03/2013, por Alessandro Micussi, pelo espírito Antônio Carlos Gonzaga)

27 de março de 2013

Prece Pelo Trabalho


PRECE PELO TRABALHO



Deus nosso Pai e Senhor,
Guia nossos passos pela redenção do ser e para a sublimação do espírito.
Nesse momento aflitivo, rogo a Vós pelo lenitivo necessário do entendimento e da força perseverante em caminhar pela senda da provação sem quedar-me pela dor.
Pai, ponde em meu ser a energia necessária para transpor os obstáculos da existência com sobriedade e sabedoria.
Senhor, concedei a oportunidade do crescimento moral através da conquista do sustento e da satisfação em ofertar ao próximo o fruto de meu trabalho honesto.
Suplico Vossa intervenção, para que possa conquistar através do suor glorificante do emprego, o alimento substancial que ira nutrir a todos que comigo caminham pela jornada do amadurecimento e da evolução.
Intercedei em minha caminhada, para que possa através da serventia fiel, tornar-me útil em Vossa senda e transmitir a todos a fé e alegria do servir com dedicação.
Senhor, torne-me ferramenta proveitosa em Vossa sublime obra e oferta-me a condição de obter o necessário para a conservação através das minhas mãos necessitadas da ocupação.
Que encontre na produtividade do serviço, a renovação da esperança e a fortificação da plenitude consciente.
Daí Senhor, a condição de trabalhar e não tornar-me semente infértil no pasto da serventia e fardo pesado na jornada padecente da caridade do próximo.

Livro: Balsamo da Redenção - psicografia: Alessandro Micussi, pelo Espirito Antonio Carlos Gonzaga

15 de março de 2013

Mensagem Psicografada - Renuncia e Persevera



Renuncia e persevera
“...renuncie-se a si mesmo...” - Mateus 16:24
Se aspiras caminhar junto ao Cristo, deves despir-se da roupagem pesada do orgulho que insistes em cobrir-te o coração e limitar seus movimentos, retardando seus passos para o progresso.
O convite do mestre demonstra a verdadeira transformação íntima, a necessidade de rejeitar a bagagem descartável da vaidade para a viagem da sublimação do espírito.
Lembre-se que a jornada para a angelitude é longa e exigi-te perseverança e sempre que teimas em preservar os sentimentos arraigados na matéria, contribui voluntariamente para o aprisionamento nocivo da inércia corrosiva.
Muitos comprometem o planejamento da retenção por insistirem em defender seus pontos de vista cristalizados no egoísmo e amotinam-se contra os convites singelos da caridade.
Insistir no orgulho e nos sentimentos de ódio e rancor, assemelha-se a coletar pedras pelo caminho e guardá-las no bolso, esquecendo que a senda do progresso possui relevo acidentado, exigindo-te prudência na descida e equilíbrio na subida, além de possuir rios e lagos de profundidade desconhecida e todo peso desnecessário pode levar-te a submersão aflitiva.
Renuncia-te a ti mesmo e eleva-te homem novo no colégio apostólico do Cristo, torne-se trabalhador dedicado na perpetuação do Evangelho do Amor, lembrando-te sempre que o Maior dentre os Maiores tornou-se pequeno aos olhos do mundo para demonstrar o amor verdadeiro de Deus
(Mensagem ditada pelo espírito Antônio Carlos Gonzaga, na noite de 15/03 (Sexta feira), psicografia de Alessandro Micussi)

13 de março de 2013

TEMPO DE TRABALHAR


TEMPO DE TRABALHAR



Que a luz da sabedoria de nosso Pai e Criador possa transcender os horizontes e guiar-te pelas sendas do refazimento.
Conserva-te perseverante no trilhar compassado pela jornada da redenção e transponha os obstáculos do caminho com o anseio perene da elevação espiritual.
Não desanime frente os golpes impiedosos e implacáveis das provações terrenas, segue confiante ainda que sofra na carne todas as investidas da expiação.
Encontraras no findar de cada ciclo de sua existência o balsamo reconfortante do amor de Deus.
Frente às vicissitudes da vida, eleve o pensamento ao Pai e Criador, busque na essência de seu ser a centelha latente da esperança e recomponha-se com passos firmes a galgar a sublimação de vosso espírito.
Busque acalentar os pensamentos em devaneio e pondere vossas ações ainda desenfreadas, lembre-se que ao aceitar as provações da vida como castigo ou revoltar-se frente a elas, estará apenas cultivando a erva daninha do desânimo no fecundo pasto da imprudência.
Se acometido pelo sofrimento, trabalhe na propagação do amor, pois assim estará auxiliando a todos com o singelo sentimento da serventia do progresso.
Se enfraquecido pelo embate constante da angustia, trabalhe na fortificação da fé pela busca incessante do conhecimento.
Nunca olvides os ensinos de Jesus e trabalhe sempre que algo lhe ofertar sentimentos aflitivos e preocupantes.
Se sofres sem compreender os motivos, trabalhe sempre e alegre o coração. Quem trabalha com amor, não tem tempo de ferir-se pelo orgulho.
Esteja na carne, sem ser da carne. 

Livro: Gotas do Bem Viver - psicografia: Alessandro Micussi, pelo Espirito Antonio Carlos Gonzaga

11 de março de 2013

PALESTRA FELLUZ


Prece intercessoria do amigo e mentor espiritual Antônio Carlos Gonzaga, psicografia de Alessandro Micussi



Senhor sei que oferta-me o melhor para que eu possa crescer e evoluir.
Creio em Vosso amor incondicional e rogo-te Pai Amado que seja feita a Vossa vontade.
Mesmo que minha limitação não me deixe compreender Vossas Leis Divinas, ainda assim, prontifico-me a cumprir Vossos desígnios.
A ti Senhor, reconheço minha inferioridade e suplico que guie-me os passos,  qual ovelha junto ao Seu rebanho.
Senhor, perdoa-me a imprudência, pois sei que apenas comprometo  minha jornada e sendo assim imploro-te segura minha mão e guia-me o caminhar, qual criança perdida e necessitada que sou.
Oh Pai Celeste, entrego a Ti minha vida, para que possa aproveitar-me em que for-Lhe útil e qual o barro nas mãos hábeis do oleiro, deixo-me moldar por Vossa Vontade!
(Prece intercessoria do amigo e mentor espiritual  Antônio Carlos Gonzaga, psicografia de Alessandro Micussi, recebida na noite de 11/03/2013, em favor de todos que encontra-se aflitos ) 

1 de março de 2013

Mensagem psicografada - Ensinamento Perene


Ensinamento Perene

Mas a palavra do Senhor permanece para sempre. (1 Pedro 1:25)
O mundo sempre conheceu reinos impressionantes, que ostentavam toda a sua supremacia frente ao poder transitório das eras, entretanto, perderam-se nas poeiras do tempo.
Impérios gloriosos tiveram sua hegemonia apresentada a vários povos em todas as localidades do mundo, entretanto, restaram apenas algumas poucas ruínas edificadas.
Exércitos compostos por homens fortes e poderosos, desfilaram por toda a terra, exaltando sua superioridade frente a outros povos, entretanto, findaram as batalhas colossais e permaneceram apenas as lembranças em paginas amarelas do livro do tempo.
Teorias e suposições inusitadas inundaram as mentes de sábios e desbravadores, entretanto, suas idéias limitadas não resistiram às novas descobertas do progresso.
Doutrinas e seitas das mais variadas incitaram dogmas e proibições descabidas, entretanto, foram incapazes de manterem-se ativas frente aos questionamentos em busca da verdade.
A fé sem esclarecimento, torna-se espada de corte afiado, que busca sempre ferir aos a ela não compreendem.
As palavras carregadas de egoísmo e orgulho, apenas agridem aos ouvintes e contribuem para que a intemperança reine por determinado período de trevas intima.
Dentre tantos conceitos e opiniões pessoais apresentadas pelos homens nos mais distintos períodos da existência, fica a certeza que as orientações do Cristo, são eternas e imperecíveis.
Na certeza que o caminho pela libertação, encontra-se ao seguir os passos do Mensageiro Divinal, que possamos a cada dia que inicia buscar a direção sincera no Evangelho do amor.
(Mensagem ditada na noite de sexta feira 01/03/2013, pelo espírito Antônio Carlos Gonzaga, psicografia Alessandro Micussi)

Obrigado pela Presença

Amigos em Cristo, agradecemos a presença, fiquem a vontade e sintam-se em casa, afinal esse espaço é de todos e para todos.
Deixe-nos sua opinião, critica e sugestão para assim melhorarmos esse nosso singelo cantinho de encontro fraterno.
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Pensemos Nisso

O QUE MAIS SOFREMOS
O que mais sofremos no mundo –
Não é a dificuldade. É o desânimo em superá-la.
Não é a provação. É o desespero diante do sofrimento.
Não é a doença. É o pavor de recebê-la.
Não é o parente infeliz. É a mágoa de tê-lo na equipe familiar.
Não é o fracasso. É a teimosia de não reconhecer os próprios erros.
Não é a ingratidão. É a incapacidade de amar sem egoísmo.
Não é a própria pequenez. É a revolta contra a superioridade dos outros.
Não é a injúria. É o orgulho ferido.
Não é a tentação. É a volúpia de experimentar-lhe os alvitres.
Não é a velhice do corpo. É a paixão pelas aparências.
Como é fácil de perceber, na solução de qualquer problema, o pior problema é a carga de aflições que criamos, desenvolvemos e sustentamos contra nós.
(Espírito: ALBINO TEIXEIRA - Médium: Francisco Cândido Xavier - Livro: "Passos da Vida" - EDIÇÃO IDE)
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Mensagem de Reflexão

"A fé ilumina, o trabalho conquista, a regra aconselha, a afeição reconforta e o sofrimento reajusta; no entanto, para entender os Desígnios Divinos a nosso respeito, é imperioso renovar-nos em espírito, largando a hera do conformismo que se nos arraiga no íntimo, alentada pelo adubo do hábito, em repetidas experiências no plano material".

Livro Palavras De Vida Eterna - Francisco Xavier pelo espírito de Emmanuel



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